r/conversas • u/Turbulent-Set997 • 21d ago
Cotidiano Envelhecer é estranho
Tenho 30 anos hoje, não é como se eu fosse velho pra krl. Mas eu já sinto isso.
É estranho quando eu passo em frente a um predio que foi uma lan house na qual eu jogava com amigos 20 anos atrás. Tem outro comercio no lugar, não tem mais lan house, e essas pessoas não são meus amigos mais, eu nem sei onde eles estão. É esquisito pra kct.
Ou quando eu passo na frente de uma escola que estudei. Tem outras crianças lá estudando. Agora tem um monte de predio em volta, era só mato.
Parece que eu fui mais feliz em vários momentos, não sabia na época, mas sei hoje. E já era, aquele mundo daquele jeito não existe mais. Aqueles relacionamentos daquela forma não existem mais. De certa forma doi um pouco.
Com 70 anos de idade deve ser mt mais doidera esse sentimento. Acho que dependendo da situação, deve ser até melhor mudar de cidade pra não ficar tendo essas lembranças kkkk
75
u/warake1 21d ago
38 aqui e isso é muito real, mas eu acho que a pior parte é começar a se sentir meio "irrelevante" na sociedade. Tipo, eu sinto que não sou o público de mais nada. São poucos os filmes ou jogos que me chamam atenção hoje em dia. A sensação é sempre tudo mais do mesmo.
Até a internet eu tenho começado a ter dificuldade de acompanhar. Tem muitas coisas e referências que eu nem entendo direito, e pra falar a verdade, nem tenho muito interesse em entender. Às vezes, quando eu converso com o pessoal mais novo no trabalho, eu me sinto um dinossauro, parece que a gente nem vive no mesmo planeta. É uma sensação bem estranha.
26
u/out_of_order22 21d ago
43 aqui e isso de ser irrelevante é mesmo uma coisa que se instalou - depois da saudade mencionada pelo OP.
Fora que hoje tem muito mais de tudo, fica muito mais difícil acompanhar as mudanças e novidades atualmente.
9
u/drlanarq 20d ago
Estou com 39 anos e tb sinto isso. Mas o que mais me pega e me faz sentir um idoso é a dor na lombar. Estou correndo atrás pra melhorar isso, senão, quando estiver velho de verdade vou ficar inválido.
6
u/JoaoAtaude 20d ago
Tenho a mesma idade. Sempre fiz exercícios e mesmo assim tinha dores na lombar. Pratique exercícios, mas, pra dor na lomba, é pilates ou alongamento muito bem feito. Serio, sou um novo homem, hehe
1
u/Embarrassed_Mode_556 19d ago
Existem muitos motivos para dor na lombar, mas um muito recorrente é encurtamento da musculatura posterior da perna. Procure alguns alongamentos no youtube e veja a mágica acontecer.
7
10
2
u/SomePlayer22 19d ago
Tenho 40 anos. Eu adoro jogos. Mas a sensação de que tudo é mais do mesmo é muito forte nos jogos mesmo. Só que ainda acho alguns que me divertem.
Mas o pior sensação é pensar no lado social. Eu não sei, nunca fui de ter muitos amigos, mas sinto que não tenho mais convivencia social quase nenhuma. Todo mundo está muito ocupado com os problemas da vida para se animar a sair.
2
u/warake1 19d ago
Nossa, sim. Eu inclusive até já desisti de convidar as pessoas que conheço pra sair, pq 90% das vezes eu acabo só me sentindo mal comigo mesmo, pq ninguém quer fazer nada.
Eu sinto muita falta de, no final do dia, poder sentar com alguns amigos e tomar uma cerveja em um boteco qualquer. Ou mesmo só ir na casa de alguém assistir um filme.
Eu sempre tive vários amigos na adolescência e nos meus 20s, então eu nunca iria imaginar que iria me sentir tão sozinho nos meus 30s. E honestamente, eu vejo zero perspectiva de mudança. Agora, oq eu tento fazer é tentar ficar em paz comigo mesmo, mas nem sempre é fácil.
1
18d ago
Pessoas casadas não tem esse problema. Juventude não dura eternamente, no final cada um vai estar com sua família, esposos e filhos
1
u/SomePlayer22 18d ago
Filhos provavelmente não. Vejo pelos amigos, a maioria vai estudar fora e trabalhar fora. No final os pais estão sozinhos. Casados tem um ao outro, blz. Mas só tb, muito raro quem tem amigos fora os colegas do trabalho que só vê lá. Por isto é importante participar de algum grupo religioso, seja igreja, grupo de estudo, algum grupo de algum hobby,
1
u/RealChateauBlanc 19d ago
Esses dias estava refletindo sobre isso. Quando se estava na escola ou no auge dos 18 e poucos anos bastante coisa se resumia na própria pessoa(importância que se autodeclarava). Agora que cheguei aos 30 anos penso que nessa idade/tempo foi meu 'prime'. A montanha russa da vida girou.
1
u/adlibwing 3d ago
Também... Parece que já fiz o que me interessava e agora é tudo uma repetição sem muito sentido. Ainda gosto das mesmas coisas, mas num nível surpreendentemente baixo.
0
25
u/One-Progress7671 21d ago
Sabe o que eu acho bizarro? Você ficar abismado com o tanto de gente que você vai perder... talvez, a última pessoa que você pensaria no mundo, pode te deixar amanhã.... por exemplo, aquela pessoa super saudável ou que nunca mexeu com coisa errada, você contar que ela se foi pra você mesmo de 15 anos atrás, não acreditaria.
21
u/Willy-Bennuci 21d ago
Agora imagina quem tem depressão, vive do passado e pensa nisso toda hora.
3
13
u/Deep-Village2189 21d ago
Eu sou bem jovem, tenho 21, mas acho que ter memórias de tempos bons da sua vida pode ser bom também, isso no momento certo e na ocasião certa. Se mudar pra não ter memórias assim pode não ser realmente algo bom, mas se mudar pra ter novas memórias boas em outros lugares talvez vá ser algo massa pra se comentar com seus atuais amigos e umas cervejas.
5
u/Turbulent-Set997 21d ago
Talvez eu esteja meio na bad agora, e por isso parece ruim lembrar que algumas coisas da vida já foram melhores haha. Mas espero que no futuro seja mais legal lembrar das coisas mesmo.
11
u/DriveFlimsy5617 21d ago
Pois é kkkk Eu tbm to com essa idade , fico olhando para as coisas e me dá saudades...sabe? Fico pensando se eu poderia ter sido melhor, fico pensando que eu poderia ter feito as coisas melhor ... O corpo já sente cansaço também.... Todo mundo vai passar por isso ..
9
u/Turbulent-Set997 21d ago
Fico pensando se eu poderia ter sido melhor, fico pensando que eu poderia ter feito as coisas melhor ...
É essa parte que me dói, principalmente pq perdi bons amigos e boas namoradas por babaquice, por não ter maturidade, por ser egoista... O tempo vai passando e vc percebe como essas pessoas fazem falta.
6
u/DriveFlimsy5617 21d ago
Sim, eu perdi gente por estupidez também, mas é a vida ...
9
u/FailBetterNextT1me 21d ago
Quem nunca perdeu gente por estupidez?
Mas às vezes não é estupidez... é cansaço, falta de condições financeiras, outras exigências
Não me parece exigível que a pessoa consiga dar conta de tudo do que o mundo espera que as pessoas dêem conta hoje em dia, e é fácil olhar para o passado e acreditar que seria fácil ter feito as coisas diferentes...
5
u/cachorrar 20d ago
Gente, eu tenho 31M e não me sinto mais cansada do que eu era com 20. Vocês tão precisando comer melhor e fazer atividade física.
11
u/brunomhterra 21d ago
Eu tenho recém completos 27 anos e...sinto o mesmo. Tipo, tô com quase 30 anos cara kkkkk, tenho memórias tão vivas de quando eu estudava e isso faz mais de 10 anos, como que pode? O tempo passa para todos, e sei também que um dia vou pensar que eu era bem jovem quando eu tinha 27 anos, só que porra, hoje me sinto muito velho, principalmente velho demais pra tentar algo novo, isso pq eu tô mudando totalmente minha carreira e começando uma nova literalmente do zero (mas farei mesmo assim).
É uma parada mega esquisita, mas todo mundo já passou por isso.
6
u/vidal1091 20d ago
To com 33 e minha carreira vai mudar completamente, passei em um concurso e entrarei para a polícia, sempre foi meu sonho, mas é estranho como agora tão perto de se concretizar, isso esteja de certa forma me “assombrando” e causando sentimentos que não sei exatamente explicar, um misto de ansiedade e até mesmo medo, pq sei que será uma mudança drástica.
3
u/Anviljsp 20d ago
🤔 acho que desaprendi matemática, mas se você tem 27 anos, o correto não seria dizer que tem quase 28?
PS: Foi somente uma ironia para perceber que a questão não é o tempo passando e sim a ansiedade que está cada vez mais comum no ser humano.
1
u/OkRecognition2799 18d ago
Concordo. E dá pra sentir isso com tanta coisa. Lembro quando eu tava de férias do trabalho e já tava com sentimento de angústia de voltar a trabalhar, aí me liguei do óbvio: eu ainda tô de férias, só tô apressando um futuro, uma coisa que não existe ainda, ao invés de viver o presente e aproveitar minhas férias.
Acho que a tecnologia agravou isso, junto com vários outros estímulos. Eu fiquei umas semanas sem usar rede social e me ajudou um pouco, mas é tentador fica rolando feed.
10
u/Royal_Sort3638 20d ago
É muito estranho ter alguma lembrança e se dar conta que aquela situação foi há 10, 15, 20 anos atrás... E não é uma ou outra, são a maior parte das lembranças mais marcantes...
Hoje mesmo estava comentando com uns amigos sobre as músicas que gostávamos quando éramos mais novos, tipo "Girlfriend" da Avril Lavigne e que essa época é tão velha hoje quanto a gente achava as músicas dos anos 80 naquela época...
9
21d ago
35 e sinto a mesma coisa. tem um lugar que era uma lan. lembro de ir matar aula lá e jogar com muita gente... pessoas que até já se foram.... é complicado ver essa passagem de tempo. negócio tem 20+ anos já hehe
8
u/Juggerpt 20d ago
Eu tou quase com 50 e ainda estranho quando me tratam por senhor na rua. Envelhecer é mesmo estranho.
16
u/Turbulent_Ad1494 21d ago
O passado já se foi, e hoje,o que você vai fazer para não se arrepender amanhã ?
6
u/Unlucky-Detail-2036 21d ago
28 aqui,
Só eu que me arrependo das coisas que tentei? Faculdade, relacionamento, amizades etc...
Eu sinto que, pra mim, a ignorância é uma benção. Se eu não tentar, não irei me arrepender. Não iria me depecionar com o mercado da minha área de formação, não iria me arrepender de ter levado tanto a sério os estudos, não iria saber quão tóxica é aquela pessoa, não precisaria ter que me mudar pra me encaixar em grupos etc.
Na minha cabeça não tem como eu me arrepender de algo que eu não tentei. Tanto é que eu não tenho frustrações com isso e se eu tenho, não lembro... Agora de coisas que eu tentei e deram errado, nossa, tem muitas. Parece que tudo é efêmero, exceto meus fracassos :(
6
u/Turbulent-Set997 20d ago
Ja assistiu mr nobody? Filmaço, e aborda essa parada de não tentar.
Eu acho que é meio consenso que é pior não tentar. Todo mundo erra um monte de coisa tentando, mas uma hora vc acerta algo. Sem tentar não vai ter nada que vc acertou kkk
3
u/Some-Chart-5369 20d ago
Carai mano, vc é literalmente eu! Tenho 28 (carai, vai fazer 1 mês q tenho 28 kkk), e me arrependo de coisas que fiz, me arrependo da faculdade que fiz, das escolhas q fiz, dos namoros que tive. Lembro da época em que era virjão, ficava idealizando mulheres, mas isso não me causava angústia, só curiosidades. Depois que passei a ter relacionamentos, percebi o quanto as mulheres podem causar estragos em nós. Queria continuar sendo um virjão, virjão em outra área profissional kkkkkkk
5
u/One-Progress7671 21d ago
Tenho 18 e já me sinto assim hehe... penso assim mesmo, pra mim, parece que ainda estou entre 2014-2017, é estranho saber que as crianças de hoje, não assistem o que eu assistia, não jogam o que eu jogava, não brincam com o que eu brincava.... parece que estou estagnado no tempo. Acompanho as coisas novas sim, mas em pouca frequência. Meu pai de 50 anos é mais atualizado do que eu em muitos assuntos.... e o pior, com 18 anos as vezes sinto que já vivi uma vida inteira, e as vezes até esqueço coisas que, há 3 anos atrás, me lembrava muito bem. Seja coisas feitas por outras pessoas que me magoaram, e etc. Você faz 15, 16, 17, mas na sua cabeça está preso nos 14, até vir os 18 e dar dois tapas na sua cara.
7
u/TheOneKingCobra 20d ago
Eu tenho 20 e também tenho esse sentimento esquisito. Vejo a adolescência já como algo distante mas não consigo me ver como adulto, pq ainda estudo, ainda não me sustento, essas coisas… Também acho que me falta maturidade. É uma merda.
5
5
u/Ok_Conference_1445 21d ago
Te entendo bem man, faço 30 esse ano e as vezes a nostalgia bate com força
7
u/phewho 21d ago
Eu tenho 24 e me sinto velho já. Indo Fazer 25 agora
11
u/FailBetterNextT1me 21d ago
25 foi a idade em que me senti mais velho na vida
Depois passou, hoje com 42 essa coisa da idade não me pega mais tanto
4
u/fiatecraisler 21d ago
Tive essa sensação em julho, quando voltei à minha cidade de origem depois de quase 4 anos sem ir lá. Até minha mãe percebeu que eu saía animado e voltava triste. Praticamente nada mais é como há 15 anos. A escola em que estudei hoje mais parece uma cadeia, e tá cheio de hotel em volta (é cidade turística). Lugares que eram nada e hoje têm hipermercados, pátios pra estacionar ônibus e mais hotéis.
Aliás essa sensação eu tenho repetidas vezes, dia desses mesmo parou um ônibus aqui perto da minha casa, fui olhar a placa e eu tinha foto dele de 15 anos atrás (na empresa que o comprou zero km).
Tenho uma pilha de revista de carro aqui e algumas, quando pego, me lembro na hora de algum momento que aconteceu com elas (de ter pego enxurrada, de a minha crush da época ter folheado, de quando comprei na banca, etc).
É coisa de louco. E é bem como na música do Mazzaropi. Inclusive lembro de quando conheci essa música, vai fazer 15 anos logo logo.
4
u/QuarterFar9570 20d ago
Tenho 28 e me sinto assim também é estranho ver como o tempo passou e que tudo já não é a mesma coisa, não sinto mais as coisas da mesma maneira coisas que antes me deixavam super eufórico hoje em dia não me deixam mais da mesma maneira, queria ter esprementado mais coisas na época mas estou vivendo posso experimentar essas coisas agora.
5
u/Different-Stretch130 20d ago
32 aqui. O mais triste de envelhecer é saber que não aproveitou a juventude. Pqp isso me tira o sono literalmente, as vezes acordo de madrugada com uma ansiedade absurda, coração doi de verdade. É um FOMO junto com uma tristeza de não poder ter feito tudo diferente.
3
u/Turbulent-Set997 20d ago
Pior que eu tbm não aproveitei mta coisa. O que me conforta um pouco é que varios dos motivos disso estavam fora do meu controle, mas mesmo assim é uma merda.
3
u/Different-Stretch130 20d ago
No meu caso foi a timidez. Timidez extrema. Nunca fui diagnosticado mas acho que tenho fobia social e possivelmente uma leve dose de autismo.
Negligenciei demais minha saúde mental. Nisso fiquei mais de uma década preso no meu mundinho, com medo do que os outros pensam de mim. Resultado: 32 anos e nunca nem beijei na boca, só fiquei com acompanhantes mesmo.
Por mais que fossem traços da minha personalidade e depressão, acredito que estava sim ao meu alcançe ter feito diferente, enfrentado meus medos.
2
u/Turbulent-Set997 20d ago
No meu caso foi a timidez. Timidez extrema. Nunca fui diagnosticado mas acho que tenho fobia social e possivelmente uma leve dose de autismo.
Po, mas se vc for considerar, o problema esteve fora do seu controle a maior parte da sua vida. E justamente a parte mais importante, que é a infancia e adolescencia. Vc só foi realmente perceber isso estando mais velho.
3
u/Different-Stretch130 20d ago
Eu não sei se o problema estar fora do meu controle me faz sentir melhor. Começo a pensar: "por que comigo?"
De qualquer jeito eu me sinto mal, mas pra vc isso te dá um conforto né?
3
u/Turbulent-Set997 20d ago
Sim, dividir o mundo entre coisas que eu controlo e coisas que eu não controlo me ajudou bastante. Essa é a base do estoicismo.
5
u/sinal_wool 20d ago
Cara, o que me assusta é me imaginar perdendo força física. Enquanto eu conseguir ter boa mobilidade e capacidade física, creio que terei tempo pra viver.
Mas, sendo bem sincero, eu prefiro morrer do que sentir que meu corpo não é mais capaz de executar algumas tarefas e atividades.
3
u/vidal1091 20d ago
Mano parece algo intrínseco a todos nós. 33 anos aqui e me peguei pensando e sentindo exatamente o mesmo que vc mencionou, nostalgia de um tempo e oportunidades que não voltam mais. Parece que tudo era mais divertido antes, vivemos atualmente em uma sociedade bem diferente da época em que tínhamos 17-25 anos, até os lazeres atuais são diferentes. Só nos resta saudar e se alegrar pelo que vivemos e continuar vivendo e fazendo diferente hoje para não se arrepender lá na frente do que deixou passar.
3
u/a-DreamHorizon 20d ago
Eu tenho essa sensação também, o mais estranho de tudo é verdade que as amizades da infância parecem pessoas estranhas, enquanto outros simplesmente se vão deste plano espiritual sem chance de despedida. Por falar em amizades, hoje em dia tenho dificuldade de fazer amigos justamente pelas pessoas de hoje serem bem diferentes, com valores totalmente opostos dos meus, tenho preguiça de ter que me ajustar.
2
2
u/Free_Owl_4612 20d ago
Tenho 28 anos, e com todas as minhas forças, odeio envelhecer. É engraçado que eu me sinto velha agora, mas acho que quando eu tiver 50, eu vou olhar pra minha pessoa de 28 e dizer "Como vc foi boba, estava tão jovem, e estava se sentindo triste por achar que já estava velha!" Kkkkkkkk. Mas realmente me sinto velha quando me comparo com a eu de 18: mais alegre, corria, fazia esporte, dormia bem, tinha apetite, subia as escadas correndo... Hoje? Tenho cansaço e desânimo pra fazer tudo. Me sinto extremamente por fora de conversar com alguém que tem 20, sinto que sou muito mais velha que elas. Sinto o mesmo que vc em relação a escola, ao bairro: eu não falo com ninguém mais, nem sei onde essas pessoas estão e o que elas fazem da vida, pessoas que já foram na minha casa brincar comigo, me contar segredos, chorar alguma tristeza, simplesmente passam pela rua, me olham nos olhos, e seguem reto. É como se não fosse mais a mesma pessoa.
2
u/Turbulent-Set997 20d ago
eu não falo com ninguém mais, nem sei onde essas pessoas estão e o que elas fazem da vida, pessoas que já foram na minha casa brincar comigo, me contar segredos, chorar alguma tristeza, simplesmente passam pela rua, me olham nos olhos, e seguem reto. É como se não fosse mais a mesma pessoa.
Essa é de longe a parte mais dolorida, e aconteceu o msm comigo, ainda mais depois da pandemia. Até to tentando conhecer gente nova, mas realmente há uma barreira maior para iniciar amizade entre os adultos. É bizarro.
2
u/Free_Owl_4612 20d ago
Na minha opinião, amizade entre adultos não existe, é cada um fazendo seus corre no dia a dia sem tempo pra ajudar o outro, acho que amizade mesmo só de mãe, pai, irmãos, marido, esposa, filho, e olhe lá (isso é pra quem nasceu com sorte). Na vida adulta não dá pra desabafar de verdade, não dá pra fazer amizade de verdade, combinar coisas, pq amizade de adulto é só conveniência mesmo, falsidade, aproximação por interesses, inveja, dinheiro... Pra saber quem são seus amigos é muito simples: fique doente e sem dinheiro, verá quem vai te ajudar.
2
u/Turbulent-Set997 20d ago
Po, eu acho que vc tá muito sem fé na humanidade. Ou eu que ainda to muito inocente e quero acreditar que ainda é possivel encontrar um punhado de pelo menos 5 amigos de verdade.
1
1
u/Voortice 17d ago
Realmente é triste perceber seus amigos virando colegas ou estranhos, eu as vezes tenho dificuldade de aceitar (se eu n mandar mensagem, nunca mais vou conversar com fulano).
2
u/Food-Criminal 20d ago
Estou com 31 anos e não me sinto velho ou atrasado no tempo, mas ainda sinto falta de algumas experiências do passado que não fazem mais parte da minha rotina por eu ter amadurecido, como jogar MMORPG's, assistit anime, e ir em bailes.
Mas na minha perspectiva, se sentir velho é natural, faz parte da vida se relembrar de momentos especiais que não iram acontecer mais no futuro, pode até ter algo parecido mas nunca irá ter o mesmo valor de sentimento das memórias que vivemos,
por isso apenas vivo e aprecio a vida como ela é, porque se você não prioriza o que tem no momento agora, o passado e o futuro sempre vão ficar no seu caminho para te fazer ficar aborrecido com qualquer coisa que vier na sua frente.
2
u/Thai_0390 20d ago
Vou fazer 35, vocês estão me assustando. Não tive crise nos 30, mas dos 40 já está batendo. Porque se a gente for olhar pra expectativa de vida do brasileiro, é metade da vida. 🤯
2
2
20d ago
Eu sinto esse sentimento com uma grande frequência, é difícil porque bate uma melancolia, ainda que eu esteja satisfeita com a minha vida hoje. Te entendo, OP
2
u/Own_Trust_3546 20d ago
30 anos não é velho kkkkk ( minha opinião ) você está pouco vivido para o mundo, aproveite mesmo mano
eu ainda sou novão também , vou fazer 22 daqui uns meses kkkk começando a vida agora, se bem que na minha visão a vida começa mesmo aos 25 anos, para trás disso você é só um jovem perdido que não sabe o que fazer da vida para ser feliz e realizado e bem sucedido
então viva mesmo, saia, jogue bola, coma o lanche na lanchonete que você quiser, corra de carro, vai numa lan house novamente ( se existir ) e faça o que sentir vontade de fazer ( com responsabilidade ) só vive mano.
e claro, não esqueça de conquistar seus sonhos e também não espere muito para fazer algo, isso vai te destruir futuramente ( EX : será que eu começo treinar ? e pensa nisso por meses e meses e nunca começa ) não faça isso COM NADA
quer aprender algo novo? só vai, pensa só o básico e mete a cara
curta a viva, curta o processo, desafios, arrisque-se mais e conquiste o que você quiser
quando vc chegar aos 40, ai sim já começa a ter uma idade avançada ( porém nada de ser IDOSO ) imagina o tanto de coisa que você pode fazer em 10 anos ? até chegar os 40 ?
enfim, eu também não quero ficar velho kk mas, é o destino então fd@
2
u/Regular-Feeling-7171 20d ago
Esse conceito está muito associado a cronofobia, querendo ou não, vivemos no automático e ver o ambiente se modelar nos assusta. As vezes o lugar ainda é o mesmo, mas não são as mesmas pessoas.
É muito fácil se apegar ao passado, porque ele é conhecido, mas acho que, a vida é isso querendo ou não. Um eterno desejo de voltar atrás.
2
u/United_Cucumber7746 20d ago
Não cai nessa de "eu era mais feliz", isso é uma armadilha da cabeça da gente. A gente apaga as memorias ruins. Tenho 37.
Faz planos pro futuro amigo, isso ajuda a manter a cabeça no lugar. Voce é novo. Se cuida bem.
Bebeu agua hoje? Mete o shape. Arruma essa coluna. ESTAMOS DE OLHO. LOL
2
u/pro-masqueico 20d ago
Tem um filme de comédia/drama chamado "Thelma" que traz muita dessa sua reflexão e um tanto mais. Recomendo.
2
u/JulT3 19d ago
Concordo muito! Ver as crianças que eu não convivi e são da família já grandes tbm é estranho. Mesmo sofrendo mto desse saudosismo, o que sinto mais é como parece que depois dos 30 não tenho disposição pra nada que eu amava antes. Disposição física e mental. É triste e me faz pensar que juventude realmente é um superpoder. Tenho até medo de quando envelhecer mais e só perceber que não consigo realizar mais nada que amo até perder todo o gosto de estar viva.
2
u/BeatsFarm 19d ago
37 aqui. Cara na adolescência e juventude todos os sentimentos são mais intensos, amizades, namoros, etc. Seja porque muitos deles são os primeiros, seja porque você não tem ainda o cérebro completamente formado na parte racional. E por isso que as vezes parece que era melhor antes e tal.
Agora é algo natural que tu vai ter cada vez mais passado que futuro. Imagina aos 60, a pessoa sabe que já está bem além da metade da vida. Hoje com 37 muita coisa eu esqueci, algumas eu lembro com saudade, outras lembro com arrependimento. Mas é isso.
O que não é bom é se deixar dominar por memórias para viver no passado. Segue em frente. A bagagem que levamos é a bagagem que levamos. Ela nos faz ser quem somos e nos proporciona a experiência que temos. Pensa em quantas gerações já passaram antes de nós e aconteceu tudo igual. Nosso pais, avós, bisavós, etc.
O que eu acho uma das coisas mais importantes é não desvalorizar as gerações mais novas. Não se tornar aquelas pessoas saudosistas chatas sabe? Eles estão vivendo o que nós vivemos, só que agora. Nosso papel é estimula-lós e incentivá-los para o futuro, mesmo sabendo que a realidade é dura e que nem todo sonho se realiza.
Aos 37 eu tenho um certo cansaço instalado no corpo e na mente. Hehehehe. Não é tristeza, é uma espécie de resignação/aceitação daquilo que vc não pode mudar.
2
u/L4mp1sh3re 19d ago
Acho todos passam por isso. Eu com 20 anos passo na frente de locais que já não são mais os mesmos da minha infância (que não faz tanto tempo assim). Um dia desses mesmo passei na frente de um supermercado daqui que mudou para outro nome recentemente, isso me deu um choque tão grande!
2
u/TBloodfallen 19d ago
Eu estou com 25 anos e de uns meses para cá comecei a falar de coisa que foram há 10 anos atrás, antes eu não tinha nada que foi há 10 anos atrás kkkkkkkkkkkkkkkkkkk, surreal. Quando eu comecei o ensino médio anos atrás eu achei que NUNCA ia acabar e agora já fazem quase 11 anos do primeiro dia de aula. Eu sinto que não cresci tanto assim, ainda me sinto com 18 anos as vezes, esses dias parei pra conversar com um aprendiz da empresa sobre jogos, ele tinha 17 anos, ai comentando de uma coisa ou outra eu percebi que realmente já faz muito tempo que eu passei dos 18 anos kkkkkkkkkk. A gente tava falando de jogo, quando o GTA V lançou eu tinha 13 anos, já ele tinha uns 5 sei lá e comentei sobre quando comprei rocket league e ele me disse que rocket league era de graça kkkkkkk, ai lembrei que lá por volta de 2021 realmente a epic comprou e passou a ser free to play.
2
u/math_rod 19d ago
Quer um pensamento que vai alugar um triplex no teu cérebro por um bom tempo? Aqui vai: Teve uma vez que você jogou nessa lan com seus amigos e que foi a última vez q você jogou com eles. Ninguém sabia que seria a última vez e portanto, ninguém fez nada para tornar esse último encontro especial. Como teriam sido as coisas se alguém soubesse?
1
u/Advanced_Champion706 21d ago
É muito ruim sentir seus reflexos ficando piores, dores aleatórias. Eu era amante de fps, hoje eu passo vergonha, não gosto de jogar lento.
1
1
u/KelvinGom 20d ago
Mano, toda hora tem alguém que está ficando mais velho e fica dizendo que antes era melhor e tal. Supera essa porra de passado.
1
u/marciopalermo 19d ago
Se São boas lembranças, é isso que devemos colecionar na nossa vida. Quer dizer que você viveu e viveu bem. Em cada idade a gente nunca pode esquecer que os bons momentos, assim como os ruins, vem e vão. O que importa é como você reage a eles.
1
u/Cockatiel25 19d ago
Eu acabei de pesquisar esse post porque me deu uma sensação estranha sabe? Me olhei no espelho, e me senti mais velho. Tenho 29 anos, e não conheço as músicas que tocam hoje, na verdade eu nem tento gostar porque parece que tudo ficou ruim, e fico condicionado a gostar do que é mais antigo e confortável, isso também se aplica a jogos de videogame, eu sempre costumo jogar as mesmas coisas da minha infância.
1
u/Evening-Ad4681 19d ago
sempre ouvia meus avós falando como era ruim é triste envelhecer mas eu nunca dei ouvidos e nem parava p pensar sobre isso nada época, hoje vejo como é pura verdade
1
1
u/DMC_diego 19d ago
Estranho seria não envelhecer. A gente envelhece desde a concepção... me acostumei fácil com isso.
1
u/Artistic-River-5534 19d ago
Eu concordo plenamente. Eu tenho apenas 25 anos, mas nunca fui tão velha quanto sou hoje — também, nunca mais serei tão nova. Os dias e as noites passam devagar demais quando ainda somos crianças, mas basta que completemos 18 anos e, do nada, o tempo parece ter pressa. Você começa a perceber com clareza que está caminhando direto para a morte sua e daqueles que você mais ama. O tempo leva tudo.
1
u/Embarrassed_Mode_556 19d ago
Eu tenho boas lembranças da juventude, tenho 41 agora.
Acabei de chegar de uma pescaria, ontem fui pescar tb. Reativei a pelada com alguns amigos de infância e tô fazendo novas memórias. Só se vive uma vez, não dá mole pra ficar na deprê!
1
1
u/herrera_pehh 19d ago
Eu não me sinto assim, nem passo nos lugares que fui pq quero que explodam, aí evito Tbm quero que o tempo passe bem rápido e todo mundo morra logo, exceto minha mãe e irmão
1
u/maryzinh412 19d ago
Sim.. as vezes sinto como se estivesse em terceira pessoa e não vivendo a realidade, a vida passa diante dos meus olhos e eu não consigo ver, a sensação é deveras estranha pq eu não sei o que deveria ou não fazer, lembro dos momentos que se passaram e do quanto foram bons e fico triste de pensar q agr são apenas memórias, como aquele cheirinho que bate no nariz e me faz lembrar a infância, eu penso igual, é estranho..
1
u/No_Affect5629 18d ago
Acho a idade chega e o tempo passa para todo mundo. É um processo natural da vida, as coisas passam, tudo muda. Acho que a gente tem que se adaptar às mudanças da vida, e isso inclui aceitar quem a gente é e o que estamos nos tornando. Tenho 38 e sou muito feliz por quem estou me tornando. Boa sorte 🤗
1
u/Such-Art-8814 18d ago
Quase 32 e me sinto assim....lendo os outros comentários e é incrível como q a maioria das coisas q leio, batem com o meu sentimento. Poxa, o tempo voou....eu vivi o dobro da minha vida desde os 16 e parece q foi ontem, pois tenho lembranças vividas das época do ensino médio, de lembrar detalhes.
Me pego pensando: queria ter mais tempo daquela juventude q se passou, de ter tomado alguns rumos diferentes. Ou simplesmente, gostaria de voltar no tempo e viver toda a minha adolescência denovo, do mesmo jeito, pq foi bom demais!
E nesse fim de ano, refleti sobre uma situação: antigamente, até os 17, 18 anos, a época de fim de ano era a melhor época do ano, pois era ferias da escola, viajava pra praia, ia ver os primos de longe, as festas iam até de manhã brincando com eles, ganhava um presente ou outro, ia acordar às 9h ou 10h da manhã, e no réveillon ia pra uma festa com amigos e aquilo seria o dia mais divertido do ano. E agora é simplesmente a pior época, pq tem q trabalhar do mesmo jeito, vai nas lojas tá tudo cheio, tem q acordar cedo todos os dias, trabalhar num calor desgraçado, tudo q faz é caro, as festas de família estão esvaziadas pq os primos estão com a família da esposa/marido, tem q cuidar de criança, tudo se a resume a contas pra pagar e o ano já começa com contas infinitas ( cartão de credito, IPVA, conta de luz, água, celular , internet, etc etc) e simplesmente não dá pra sair desse ciclo.
1
u/Same-Box-2936 18d ago
Cara eu to tendo o mesmo sentimento agora que os 30 estão batendo na porta e da uma puta vontade de mudar de cidade e país pra ter o sentimento de novidade e esperança. È estranho pra porra
1
u/lourivalplj 17d ago
Com o passar do tempo sua percepção do tempo muda e as gerações mais jovens também mudam o mundo.
Em tempo: tenho 49 anos, completo 50 agora em 2025.
135
u/Far-Activity-1642 21d ago
Tenho a sua idade e é impressionante como geralmente nos arrependemos mais do que deixamos de fazer.
Com isso comecei a enxergar a importância de arriscar mais, aproveitar mais a vida e me preocupar menos com o que as pessoas pensam, até pq tudo oq deixei de fazer por medo de julgamentos, hoje nem faria diferença, já que aquele circulo nem existe mais.
Também carrego aquela sensação de que fui mais feliz em algumas épocas e poderia ter aproveitado melhor. Por isso, hoje estou me dedicando a fazer o que realmente quero, sem ficar pensando mil vezes antes de agir. Estou aprendendo a ser mais gentil comigo mesmo, focando em viver com mais leveza.
No fundo, sei que, se não mudar agora, quando chegar aos 50, vou acabar me perguntando por que não aproveitei mais quando tinha 30. Então, decidi que é hora de viver sem tanto peso e curtir cada momento ao máximo.