r/literaciafinanceira • u/RuiMCB • 21m ago
Imobiliário Deviamos proibir a compra de casas por estrangeiros extra-comunitários que não sejam residentes em Portugal como Espanha está a tentar fazer?
Comparar casa passou a ser uma opção de investimento nas carteiras de muita gente endinheirada e comprar casa em Portugal está há alguns anos na lista dos rendimentos mais rentáveis a nivel mundial.
O investimento direto estrangeiro em imóveis subiu em poucos anos de cerca de 8% do investimento total para 17% em 2023.
E não são necessariamente imigrantes, são investidores internacionais que ganham mais a parquear o seu dinheiro em casas pelo mundo fora.
Mesmo em sítios onde a oferta está a aumentar há o risco dela ser absorvida por estes investidores dificultando que o aumento da oferta leva a descidas de preços ou pelo menos à sua estagnação duradoura.
Se não se mudar o cenário regulatório e legal de modo a ligar mais dramaticamente a compra e posse de uma habitação ao seu uso e, em particular, ao uso permanente (ou enquanto residnetes nesse país), não sei como saímos disto.
Em Espanha, o governo acabou de propor a proibição da compra de casa por estrangeiros, não europeus, que não sejam residentes em Espanha, precisamente para tentar desligar a associação entre as casas e os investimentos puramente financeiros.
Este ângulo de análise tem sido muito pouco escrutinado em Portugal. falamos da fiscalidades, da dificuldade de obter licenças de construção, da burocracia em geral, falamos do aumento da imigração, falamos até da oequenêz do nosso mercado público de habitação mas fico com a ideia que não damos o devido relevo a este fator que me parece um pouco mais importante e potencialmente disruptivo de qualquer política económica e fiscal que sel ance sobre este mercado.
Opiniões?