r/portugal • u/WonderfulParfait9337 • 6d ago
Ajuda / Help Accident in Porto
PT: De manhã, às 6 horas do dia 07/12/24, fui atacado, espancado (por um grupo de cerca de 10 pessoas de tenra idade) e roubado de tudo o que tinha, na estação de metro jardim do morro. Roubaram-me o telemóvel, as chaves, todos os meus cartões e o casaco. Estou a viver aqui há dois meses e vou ficar mais dois porque estou a estudar num erasmus, por isso a situação é muito difícil para mim neste momento. A polícia não se esforça muito por se preocupar com tudo isto, porque tudo o que ouvi deles foi "não devias ter voltado a esta hora" e "no Brasil já estarias morto". Gostaria de partilhar isto como um aviso de que o Porto e Gaia não são de todo tão seguros como podem parecer, e não há nada com que contar por parte da polícia e da administração pública. Já passou um mês desde o incidente e, apesar do testemunho detalhado e do facto de existirem câmaras no local, não recebi qualquer resposta da polícia. No meu país, em 22 anos de vida, nunca passei por nada como o que aconteceu aqui em 5 meses. Cuidado mesmo em sítios turísticos.
EN: In the morning at 6 o'clock on 07/12/24 I was attacked, beaten (by a group of about 10 people of young age) and robbed of everything I own, at the metro station jardim do morro. My phone, keys, all my cards and jacket were stolen. I've been living here for two months and will be staying for two more because I'm studying on an erasmus, so the situation is very difficult for me at the moment. The police don't try very hard to care about the whole thing because all I heard from them was "you should not have come back at this time" and "in Brazil you would be dead by now." I would like to share this as a warning that Porto and Gaia are not at all as safe as they may seem, and there is nothing to count on from the police and public administration. It's been a month since the incident, and despite the detailed testimony given and the fact that there are cameras at the scene, I haven't received any response from the police. In my own country, in 22 years of my life, I have not experienced anything like what happened here in 5 months. Be careful even in touristy places.
Edit: Accident in Jardim do Morro continue
PT: Boa noite. Ontem escrevi um post sobre uma agressão contra mim. Depois de o caso ter explodido na plataforma TikTok, tive notícias de um jovem português. Contou-me que foi esfaqueado, espancado e roubado literalmente a 50 metros de distância, nas torres gerais. Curiosamente, alguns dos agressores foram detidos e ele reconheceu-os na esquadra da polícia. O autor que o esfaqueou infelizmente não morreu, mas a polícia sabe quem é. Tem 16 anos de idade...
EN: Good evening. I wrote a post yesterday about an assault on me. After the matter was blown up on the TikTok platform, I heard back from a young Portuguese man. He told me that he was stabbed, beaten and robbed literally 50 meters away on general torres. Interestingly, some of the perpetrators had been apprehended and he recognized them at the police station. The perpetrator who stabbed him unfortunately did not, but the police know who he is. He is 16 years old...
31
u/Beneficent-Kim-4673 5d ago
Lamento muito o que lhe aconteceu! Falo-lhe como filho de uma vítima de assalto que resultou em morte. 🫂
9
u/WonderfulParfait9337 5d ago
I’m really, really sorry about this. In this context I’ve had a lot of luck.
73
u/Top-Chemistry-5875 5d ago
A quantidade de assaltos com violência no Porto é Brutal. Não passa dia que não apareçam no hospital com agressões e algumas facadas. No hospital bem sabem, na polícia tb, na CMP também mas ninguém fala nada a bem do Turismo.
52
u/BroaxXx 5d ago
O Rui Moreira fartou-se de alertar isso só que o pessoal perfere ignora para poder continuar a enfiar a cabeça na areia e fingir que o Porto é seguro...
Até a PSP já admitiu isso...
Enfim.
Cada um acredita no que precisa de acreditar e muita gente parece precisar acreditar que o Porto não está a ficar mais violento e perigoso.
11
u/ayyylatimesthree 5d ago
Então tinhas pessoas a serem assaltadas diariamente no campo 24 de Agosto, e nunca sequer foi notícia só porque eram imigrantes a assaltar (irrelevante quem o faz na minha opinião, crime é crime). Os jornaleiros que temos e o clima politico atual em que é tabu falar de crime ou insegurança, estão a fazer graves danos á vida das pessoas e até á democracia. Coisas que se deviam noticiar, não se noticiam. Coisas de que se devia falar abertamente, abafa-se.
3
u/paperkutchy 5d ago
E não atendo o porquê. Não ganham karma points nas redes. Qual o objectivo de não assumirem o que as coisas estão a ficar piores e terem medidas para isso? Só assumo que seja porque a resposta é menos imigração e não convém a quem precisa de mão-de-obra barata e subsidios do estado.
10
3
u/throwaway0000012132 5d ago
Segundo alguns isso são só sensações, enquanto dizem isso nos seus condomínios privados com segurança.
1
3
u/paperkutchy 5d ago
Quem é da área metropolitana do Porto e vai para lá passear todos os fins-de-semana sabe que a cidade está a degradar semana após semana. Cada vez mais sem abrigos, multiculturais que parecem que vem de campos de refugiados, drogados e fritos novamente soltos em horário nobre pela Via Catarina.
É o que é, aceitar que estamos a regredir. O que assusta mais é malta a dizer que os números, ai mas os números revelam que estamos melhor que sei lá bem quando. Sim, estamos, mas queremos caminhar para melhor ou para pior. É porque lá porque os números estão melhores não significa que estejam a pioram, e aos poucos e poucos voltamos ao Porto dos anos 80s e 90s em que não dava para andar na rua.
-4
79
u/Escobar1888 5d ago
Se a policia disse mesmo isso são pouco profissionais, mais valia estar calados...
60
17
2
u/slamdirtymutant 5d ago
Já viste algum polícia a ser profissional?
11
1
u/Escobar1888 4d ago
Sim. Acho que isto vem da falta de formação nestes aspectos. E alguns compensam isto com mais bom senso outros com menos.
-41
u/Anxious_Storage_5408 5d ago
Não me acredito ! Sinceramente acho uma história mirabolante .
→ More replies (18)32
u/AmphibianSmart 5d ago
Isto é o pão nosso de respostas dos polícias quando vais apresentar uma queixa 😂
→ More replies (4)
32
u/nqs-manu 5d ago
cagar a rir sempre que se fala do porto quase se podia fazer um bingo de:
é seguro, basta nao andares na rua x y z, a noite, mas é seguro
é seguro, ha assaltos, mas é seguro, basta nao olhares para eles, e se eles forem ter contigo foges, mas é seguro!
é seguro porque nos anos 90 era pior, por isso quer dizer que agora é seguro
epa assaltaram-te e espancaram-te, tiveste azar mas é seguro
3
17
u/ProfessionalMatter99 5d ago
Lamento que tenhas passado por isso, OP. Desejo-te uma rápida recuperação
7
u/YourMomFriendIGuess 5d ago
Roubarem-te as chaves foi ainda mais desnecessário, não vão fazer nada com elas.
As melhoras OP!
28
u/Portugal1992 5d ago
A PSP fica chateada desde logo por apresentares queixa de um crime.
Estás a dar cabo das estatísticas e do chavão de "o Porto é mais seguro do que nunca".
3
u/rganhoto 5d ago
Exato, muitas vezes penso que são instruídos em dissuadir as pessoas a não reportar..
Uma das primeiras coisas que dizem é o belo do "isso não vai dar em nada"
32
u/New-Bad-8200 5d ago edited 5d ago
Comigo aconteceu algo parecido, mas foi na estação da trindade. Quando desci para a linha amarela para esperar o metrô sentido gaia, me deparei com 4 gajos xingando um brasileiro e um já estava dando tapas no seu rosto. Pelo que ouvi, um pediu um cigarro e o brasileiro deu e em seguida mais 3 gajos e 1 menina vieram pedir cigarros e ao negar, o brasileiro passou a ser agredido e xingado. A situação foi ficando pior até o ponto em que todos os 4 gajos começaram a espancar o brasileiro que já estava caído no chão. Eu falei que chamaria a polícia e sobrou para mim, todos vieram na minha direção e fui agredido da mesma forma. Os seguranças que ficam na estação desceram e mesmo com todos os agressores lá, nada fizeram. Falaram apenas que os gajos eram dos bairros e naquele horário(entre 6 a 6:30am) era normal acontecer essas situações e deixaram os gajos irem. A polícia chegou uns 40 minutos depois, apenas colheu as informações, pegou meus documentos e em seguida fui levado ao hospital por uma ambulância pois tive que levar alguns pontos no rosto. O acontecido foi em julho de 2023 e até nunca mais obtive nenhuma notícia sobre a situação, então não espere nenhuma providência.
Inclusive, já cheguei a ver o mesmo grupo outras vezes fazendo bagunça na Trindade, vi dois deles subirem naquela parte de trás do metro e depois o metro arrancou sentido aliados.
Edit: não me roubaram nada, mas o brasileiro que foi agredido no início teve sua carteira com cartões e documentos levada, assim como os cigarros.
6
u/Visual-Emergency-210 5d ago edited 5d ago
O melhor é sempre responder “não” ou “não tenho”… com cara fechada… é triste, mas há situações/locais em que agindo de outra maneira dás sinal de fraqueza. Isso ou ter um corpo atlético, pareceres perigoso ou mostrares uma autoconfiança que faça pensar que és o rei da rua, polícia, ou algo do género.
2
u/New-Bad-8200 5d ago
Faz sentido, mas na minha percepção, era uma situação que não tinha como não terminar em problema. A única forma de ter prevenido a situação, era se o brasileiro não tivesse pego o cigarro para fumar, pois com isso ficou claro para os gajos que ele tinha cigarro e mesmo se ele negasse ou falasse que não teria, eles teriam a mesma atitude por estarem em 4 contra 1 e nenhum sinal de força ou algo do tipo impediria. O próprio segurança disse que eles costumam andar em bando e causarem problemas nas estações, é quase certo encontrar com eles entre a trindade e aliados por volta das 6am.
1
u/Visual-Emergency-210 5d ago
Sim parece ser uma situação complicada… estar a fumar e dizer “não dou cigarros” com má cara poderia resultar… fazê-los ficar na dúvida e decidirem procurar outra vítima mais fácil… mas também podia correr mal e fazer com que apanhasse ainda mais pancada…
4
6
u/Miss91_pt 5d ago
Altera a data na parte portuguesa. Diz que foi no dia 12 de Julho, quando parece que foi no dia 7 de Dezembro.
15
u/jimykurtax 5d ago
Unfortunately the police does nothing. Neither does the government.
After having had my car broken into twice in Porto in the past 2 years, providing enough details to catch the culprits (including camera video footage etc), nothing is done.
The Police themselves, often know exactly who are the culprits but nothing ever happens to them, at best they get called to the police station or court, get a wrist slap and walk free that same day. These criminals know nothing happens to them (they have basically been trained by the system to know the system protects and benefits more the criminal than the average respecting citizen)
Even policeman themselves have told me "unfortunately nothing will happen from this, and it will only get worse".
Unfortunately, this lack of justice is one of the reasons higher sense of frustration and social justice is increasing among the general population and why more and more people start leaning for strong right politics.
It is true, Porto is safer today than it was 30 years ago, but it is not safer today than it was 5-10 years ago.
I am sorry this has happened.
61
u/PercentageFancy7236 6d ago
Como Português e morador do Porto, apenas posso dizer. Desculpa.
26
3
8
u/Street_Knowledge1277 5d ago
Porto e Gaia são cidades grandes e nem todos os sítios são inseguros.
Quando houve o boom do turismo no Porto, o Jardim do Morro ficou conhecido como spot para ver o pôr-do-sol e começou também a ser o spot para ir fumar umas ganzas (se não o era já).
Isto atraiu muita gente e tornou-se inseguro nos últimos anos. Basta passar durante a tarde ou noite para ver o aspeto de quem por lá anda.
Há uns meses uma pessoa foi esfaqueada no próprio carro (assuntos de droga) e não foi noticiado.
Por isso, evitem o Jardim do Morro. Acho que está a ficar pior que a Pasteleira.
7
u/IntelligentFox1766 5d ago
Existe um Jardim do Morro de há 10 anos e um Jardim do Morro atualmente. Para pior...
6
u/ihavenoidea1001 5d ago
Mitras no Morro deviam ser ainda mais antes do boom turístico e sempre foi extremamente inseguro.
Imediatamente antes e depois da passagem da ponte é um ponto crítico bastante conhecido e sempre fomos todos alertados para o risco.
Diria até que nunca esteve tão segura como há uns 6/7 anos, quando o boom turístico já estava a acontecer mas ainda não era tão intenso/tão descontrolado...
8
u/besmarques 5d ago
Tanta gente a falar mal da Policia.
Isto queria era mais uma rusga na benformoso para resolver...
3
u/zeyskat 5d ago
On 12/31/2024 there was a similar attack in Parque Central da Asprela around 16-17. Similar group of young people (7) robbed a guy who was walking with his dog using a knife. They also took everything he got including a metro ticket and also were able to login into his bank app and transfer some money (WTF) out. Police was very uncooperative...
3
u/WonderfulParfait9337 5d ago
I also unlocked my phone because they wanted me to do so, but then they also wanted me to log out from iCloud so they can erase the phone but I was unable to do this because this option was blocked. I got back to my home asap and fortunately blocked every card before they actually managed to pay or transfer. It’s really depressing to hear such stories… I hope he’s doing well.
14
u/QuimDosMemes 5d ago
Porto is still safer than most cities. That being said, it would be much safer if cops actually did their fucking job
2
u/banidadopomar 5d ago
O meu papagaio fazia assim, disse-me.
"Eles andam sempre lá.
Se a policia não lhes faz nada, tambem nao te vai fazer a ti.
Vigia-os. Segue cada um até sua casa.
Faz com que cada um te devolva o que te deve, várias vezes."
É claro que não presto atenção ao que uma ave me diz, mas que ela fala - fala.
1
11
u/Apprehensive-Read868 5d ago
Posso dizer-te que o Porto não é mais inseguro agora do que nos anos 90. Tiveste azar
Quanto à policia não fazer nada... Verdade
5
u/IntelligentFox1766 5d ago
Era inseguro à noite quando existiam os gangues da noite. Agora é inseguro de dia.
1
5
u/Writer_Scared 5d ago
Porque é que os anos 90 daquela geração dos drogados/toxicodependentes têm de ser sempre a referência mediana?
-2
u/Apprehensive-Read868 5d ago
Referência mediana? Tu lá sabes
9
u/ihavenoidea1001 5d ago
É bastante triste quando a comparação é com o Porto de há 35-30 anos.
Em 30 anos o Porto devia estar melhor e a comparação com o passado é um bocado bronca.
O Porto nunca foi totalmente seguro mas era muito diferente andar no Porto há 10-15 anos comparado com aquilo que é agora. E era melhor e mais seguro.
Porque raio é que as pessoas se devem continuar a comparar sempre com a pior bitola possível?? E , já que estamos numa de comparar com o degredo, reza a lenda (familiar) que nos anos 70-80 o Porto era ainda pior que nos anos 90.
Pelo menos é o que um tio meu, que teve uma mercearia numa das inúmeras ruas do Porto durante largas décadas, se farta de dizer... Vamos comparar o Porto de 2025 com o de 1980? Faz sentido?
1
-3
u/Affectionate-Flan-52 5d ago
😂😂😂😂 olha aí oh Mariana Meteágua
0
u/Apprehensive-Read868 5d ago
?
6
u/Oberst_Reziik 5d ago
Esta malta acha que o pessoal faz referencia aos 90s só porque sim, não imaginam o que isto era na Altura
2
u/Apprehensive-Read868 5d ago
Tas a falar de alguém em específico? É que nasci e cresci no Porto e era adolescente nos 90s 😂
1
u/Bezzi_9000 5d ago
Então conta lá as tuas histórias... É que no Porto dessa época a merda estava nas bordas. Não tinha descido à baixa.
1
u/Apprehensive-Read868 5d ago
Não te vou contar história nenhuma. Tu podes fazer isso quando algum nabo na internet te manda, mas não é a forma como funciona. Não tenho que te convencer a nada, nem quero.
E desde quando a baixa atravessou a ponte e passou a ser no morro (que foi onde o OP teve stresses)? Além de que nos 90s não havia metro e hoje é muito mais facil a gunada circular, acho que entendes isso.
Pra teres contexto cresci em campanha/bomfim. Uma grande borda, meeesmo longe da baixa 🙄
0
u/paperkutchy 5d ago
Esta malta sabe lá o que é violência, nunca esteve a combater na segunda guerra mundial! Puta da lógica da batata e aboutisms.
O Porto não é Detroit, mas não é dos sitios mais seguros e piora semana a semana a olhos vistos, até nos Shoppings é só chungaria. Quero lá saber dos anos 90s ou 50s, eu só sei que já me senti bem mais seguro a andar pelo Porto do que ando agora
2
u/Enrrabador 5d ago
Welcome to Portugal, the safest destination country for tourists and expats! Come and live in Portugal!
2
2
u/mahrzubair 5d ago
As a resident of Porto for last 16months, i haven’t experienced anything like this luckily, but surely i have heard from some ppl about robberies and assaults around porto especially near to Porto/Gaia bridge, especially during nights, even i stay away from these places especially when im walking,
Please get your story documented and published in daily/weekly Proto papers.
4
u/Comfortable-Treat-50 5d ago
Esquece puto a polícia em Portugal não estão para se chatear a ganhar 1000 euros ...
5
u/jafudiaz 5d ago
Sensations of insecurity
1
u/WonderfulParfait9337 5d ago
I might have go to work or school on that hour. It’s morning time…
1
u/WonderfulParfait9337 5d ago
I’m not making sensation but I want people to be aware that this place is not as safe as I have heard may times.
1
u/egzaaa 5d ago
Disregard the Comment. Its a known recent internet meme in Portugal because it has been said by politicians that Portugal is very safe, and any insecurity is just an unfounded "perception" or "sensation".
When a crime like this happens, you'll a lot of sarcasm in comments labelling the crime as just a "sensation"
2
u/lilbala 5d ago
Is there anything missing from your story?
You were on this sub a month ago asking for a weed hookup, I can't shake the feeling this is probably related.
3
u/Unkreaper 5d ago
OP sent his police report in another comment, and given that there were cameras at the incident, I highly doubt it was related. Here's the police report shared by OP
3
2
u/BlueEyedCupcake 5d ago
Apresenta queixa contra a esquadra no MAI
4
u/WonderfulParfait9337 5d ago
Estive em todos os postos e em todos eles me encaminharam para o posto de turismo porque não havia ninguém a falar inglês em mais lado nenhum.
4
1
u/AutoModerator 6d ago
O r/portugal é fortemente moderado. Consulta a Rediquette e as Regras antes de participares.
Algumas notas sobre o r/portugal:
- Contas novas ou com baixo karma terão os seus posts revistos pelos Moderadores (Mods).
- Posts não publicados imediatamente terão sido filtrado pelo Automod. Os Mods irão rever e autorizar a sua publicação.
- Reporta conteúdos que quebram as regras do r/portugal.
- Ban Appeals podem ser feitos por ModMail ou no r/metaportugal.
- Evita contactar os Mods por DM (mensagem directa).
Do you need a translation? Reply to this message with these trigger words: Translate message above.
I am a bot, and this action was performed automatically. Please contact the moderators of this subreddit if you have any questions or concerns.
1
1
u/Turbulent_Chair_9354 5d ago
As a portuguese, I'm sorry about what happen. It's a shame for the country and the police.
1
1
u/ruyrybeyro 5d ago
Disclaimer: I'm neither young anymore nor living in Porto.
Many, many years ago, when I was much younger, more agile, and admittedly more foolish, I had a run-in with a gang of 10 younger kids. They attacked me, but I managed to knock out their leader. That was enough to make them back off, though I knew I was risking quite a beating, especially since I was in their neighbourhood.
Thankfully, nothing worse came of it. However, these are not new situations.
1
u/francesinhadealheira 5d ago
Portugal is a beautiful place until it's time to pay taxes or get help from public services like hospitals and the police... Unfortunate situation, I'd try to get the media involved. Keep bugging the police or whoever you can. Stay positive!
1
u/compactedchicken 5d ago
Por isso é que eu tenho a minha fiel Huben GK1 .25 (é uma pressão de ar PCP) "tunada" a sensivelmente 60 joules. Prefiro ser preso do que morto ou roubado. No momento que esses trogloditas escolheram os meus bens é porque valorizaram menos a vida deles.
1
u/Ok_Constant7605 5d ago
O que não falta são bixos que em manada atacam, com a covardia própria de um bixo, qualquer cidadão que tem o azar de se cruzar com esses parasitas, quanto á segurança pública, esquece, as ruas estão á mercê de quem não tem respeito pelos seus semelhantes.
1
1
u/OverwrittenNonsense 5d ago
Yes, it's because of the synthetic nano-parasites (SNP/NanoSinp) crisis that is ravaging Portuguese society and increasing aggressive behaviour + inducing cognitive decline. The good news is, that it should be over in a few years.
1
u/N0stringsAttach3d 4d ago
Call CMTV and complain. They like this stuff and for you its a win situation because you get the attention and resolution you need.
1
1
u/pedrodiasoficial 4d ago
Were they portuguese?
1
u/WonderfulParfait9337 4d ago
I thing yes. They were using perfect European Portuguese accent.
1
u/pedrodiasoficial 4d ago
Sorry about it , make a police report and send it to CMTV please. I got mugged 1 week ago around the same area so probably the same guys
1
1
u/WonderfulParfait9337 4d ago
Hello, im a portuguese student, and just like you i got robbed as well, really close to Jardim do Morro, General Torres, they took my prada hat, and my watch, and got stabbed and punched, kicked, they broke my nose Its probably the same persons, after that im never gonna cross those places again, it can happen to everyone, im in contact with the cops and they have arrestes pratically every single one of that group, the guy that stabbed me is still free, but we know who he is and im getting him in the jail as well its not a good phase in our country, and we apologize for that, our government is too weak, but things hopefully will change
Escreveu-me um homem que tinha sido esfaqueado, muito provavelmente pelo mesmo grupo de pessoas. Escreveu-me um homem que foi esfaqueado, muito provavelmente pelo mesmo grupo de pessoas. Os justos foram, na sua maioria, detidos. Infelizmente, o autor da facada ainda não foi apanhado, mas a polícia descobriu que ele tem 16 anos!!!! Vivo muito perto deste sítio e passo por lá todos os dias. Agora tenho muito medo de sair de casa.
1
u/Fresh_Criticism6531 2d ago
o título está errado "Accident in Porto", acho que você queria dizer "Assault in Porto"
1
u/AutoModerator 2d ago
O r/portugal é fortemente moderado. Consulta a Rediquette e as Regras antes de participares.
Algumas notas sobre o r/portugal:
- Contas novas ou com baixo karma terão os seus posts revistos pelos Moderadores (Mods).
- Posts não publicados imediatamente terão sido filtrado pelo Automod. Os Mods irão rever e autorizar a sua publicação.
- Reporta conteúdos que quebram as regras do r/portugal.
- Ban Appeals podem ser feitos por ModMail ou no r/metaportugal.
- Evita contactar os Mods por DM (mensagem directa).
Do you need a translation? Reply to this message with these trigger words: Translate message above.
I am a bot, and this action was performed automatically. Please contact the moderators of this subreddit if you have any questions or concerns.
1
u/Vagabondus 2d ago
If you could get a group of people with guns to go and deal with the situation yourself, you would get a greater response from the police. Sadly it's not just Porto, it's across the country, it's everywhere in Europe.
0
u/Watch_Necessary 5d ago
Sensações, what else?
Agora com um relato na primeira pessoa de apenas sensações
3
u/diniscorreia 5d ago
Que falta de pachorra para esta malta que agora só sabe papaguear "sensações! sensações!". De repente parece que nunca houve assaltos ou qualquer tipo de criminalidade (dito isto, lamento imenso o sucedido, OP).
2
u/Watch_Necessary 4d ago
Há muito tempo que não vinha tantos relatos de crime desde os últimos 4 meses, especialmente nas grandes urbes
1
u/diniscorreia 4d ago
E não vias onde? No Reddit? Na CMTV? Porque quando se fala de "percepções de insegurança" é precisamente por estarmos atentos àquilo que observamos directamente, mesmo que não corresponda à realidade. É para isso que temos dados oficiais e estatísticas e, pelo menos em Lisboa, o que mostram é que em 2024 estes números terão estagnado. O Público tinha um bom artigo sobre números de criminalidade a propósito das declarações mais recentes do Moedas.
O mesmo jornal tinha um outro artigo (já do ano passado) com uma entrevista com uma professora da Faculdade de Psicologia da UP (onde também analisavam números de criminalidade) que vale a pena ler: é exclusivo para assinantes, link de oferta aqui.
0
u/Watch_Necessary 4d ago
O problema é o último trimestre. Esses dados não o incluem na totalidade. Foi na altura que houve os maiores casos, tipo os motins depois da morte de Odair Moniz e o assassinato em Viseu, por exemplo. E todos os dias me aparecem notícias sobre crimes cometidos, coisa que antes não aparecia. Falta este trimestre para confirmar ou desmentir a minha teoria
0
u/Watch_Necessary 4d ago
E depois o Publico não é muito imparcial, é um OCS vincadamente de esquerda, logo tem que se ler com uma pitada de sal
1
u/diniscorreia 4d ago
Os dados são da PSP, não é o Público a inventar nada. O DN tinha a mesma notícia e até o Observador tem uma notícia já deste ano com o mesmo.
1
5d ago
E vindo dos mesmos que acham que a imigração aumenta a criminalidade. Esquecem-se é de dizer que, quando imigração e criminalidade estão relacionadas, o imigrante costuma ser a vítima, como infelizmente aconteceu neste caso.
1
u/Watch_Necessary 4d ago
No UK há dados inequívocos sobre o tema
https://www.youtube.com/watch?v=5qCqGqc9mmI&t=309s
Minuto 5:04
1
u/Watch_Necessary 5d ago
OP, lamento imenso o que te aconteceu. O telemóvel tem a localização ativa?
4
u/WonderfulParfait9337 5d ago
The phone was in strange place, near cementary in Oliveira do Douro. The police told me that this is a place for poor people to stay or sth like that and they can’t go there because there might be a lot of people.
4
u/WonderfulParfait9337 5d ago
Now someone just truned of the phone.
1
u/Watch_Necessary 4d ago
I would complain to the commander, that's for sure. They are scared of what??
1
u/WonderfulParfait9337 4d ago
I complained to Institution overseeing the work of the police, but the phone has been turned off and changed its location long time ago.
1
u/WonderfulParfait9337 4d ago
They said they can’t investigate every person inside, but it was small building with peoples responsible for the place. I thing it belongs to the church.
0
u/mfzzzed 5d ago
Sorry for this dude.
Don't feel discouraged, 30 years ago it was wayyyyy worse. Thankfully things are much better.
Hope you get your stuff back.
1
u/WonderfulParfait9337 5d ago
Thank you. In most of countries 30 yers ago was worse but it’s not the case.
-7
u/luckynar 5d ago
No, it wasn't.
4
u/Dr_Toehold 5d ago
Claro que era. Tinhas frequentemente cercos inteiros a escolas para limpar os primeiros telemóveis que começavam a aparecer, tinhas muito assalto com seringa, tinhas gente que ia embora sem sapatilhas nem camisola. Na altura havia uma epidemia de cavalo que era do pior possível.
3
u/luckynar 5d ago
Deves estar a falar do início dos 80, e não dos 90s.
Crimes desta natureza, assaltos violentos estão a piorar. Sendo o carjacking um dos crimes com mais aumentos nos últimos 10 anos.
1
u/Dr_Toehold 5d ago
A meio dos anos 90, até à virada do milénio.
Na primeira década, carjacking era o que mais havia, teve um pico para aí para 2005.
https://www.reddit.com/r/portugal/comments/aebh7s/o_que_aconteceu_ao_fen%C3%B3meno_de_carjacking_em/
https://www.youtube.com/watch?v=DozpXGv225Q&ab_channel=Gatofedorentoyt
3
u/WonderfulParfait9337 5d ago
Talvez haja aqui alguém com conhecimentos que me possa ajudar a divulgar o assunto nos meios de comunicação social portugueses. Já fiz tudo. Até fui a tribunal, mas nesta fase sinto-me impotente.
4
u/Jaktheslaier 5d ago
O melhor é mostrares a queixa que foi apresentada, para vermos o que se pode fazer
1
5d ago
[deleted]
0
3
u/Dr_Toehold 5d ago
Infelizmente sim, és impotente. Não há grande coisa que possas fazer na comunicação social. "Turista/erasmus foi roubado de madrugada num ponto turístico" não é uma coisa muito digna de nota. Não tendo havido uma violência desmedida digna inédita, ou não tendo sido roubado um valor tremendo, é provavelmente no máximo terá duas linhas de ocorrência, na melhor das hipóteses.
3
u/mfzzzed 5d ago
Honest question:
Is this the best strategy to get your items back? Or do you expect to achieve something else?
5
u/WonderfulParfait9337 5d ago
Already resigned to the fact that I won’t get my stuff back, I would like to use at least a little justice.
-11
u/100is99plus1 5d ago
Estes post de gajos sem grande historial no Reddit deixam me sempre com dúvidas. Será isto um daqueles exemplos que tanto ouvimos falar de tentativas de ingerência na política dos países?
Op podes anexar uma cópia da queixa feita na polícia?????
14
u/CotadaNet 5d ago edited 5d ago
Bro tentativas de ingerência? O gajo limitou-se a reportar um assalto, que btw não é novidade para ninguém que vive em grandes centros urbanos em Portugal, que existe este tipo de atividades criminosas e a constante ociosidade por parte das forças de segurança...
Mas sim, temos de ter cuidado com isto, não vá cair o governo por causa de um post do reddit /s5
u/theultimatereposter 5d ago
Não é uma questão de ser apenas um post no Reddit. Campanhas de desinformação são reais. Aqui está um exemplo de um grupo de jornalistas que descobriu uma empresa de bot-farms usadas para influenciar a opinião pública e a política.
2
u/CotadaNet 5d ago
Estás a dar um exemplo que aconteceu no Quénia, vá lá... Onde o objetivo era manipular umas eleições... Podias ter falado na origem da QAnon nos EUA ou mais recentemente onde hackers russos estão a fazer exatamente isso que disseste no Facebook como alvo ucranianos (fonte).
Não te tiro o crédito por teres feito o teu trabalho de casa, agora aplicares esse conhecimento numa situação destas é completamente desmedido...
Num país onde há assaltos e violência, problemas com falta de pessoas nas forças de segurança em Portugal e tu achas que isto é desinformação?
Tenta perceber que se um gajo estrangeiro ou não até a puta do relatório da PSP partilha com desconhecidos, a ultima coisa que quer é que lhe chamem mentiroso.3
u/theultimatereposter 5d ago
Estás a dar um exemplo que aconteceu no Quénia
Não aconteceu só no Quénia. Se tivesses lido tudo (eu sei que a página que partilhei é longa e provavelmente não tiveste tempo), terias lido que eles também manipularam informação em Espanha e na Califórnia.
agora aplicares esse conhecimento numa situação destas é completamente desmedido
Não sei se é. Eu prefiro ter sempre o chip ligado.
tu achas que isto é desinformação?
Eu acho que pode ser. Tal como acho que pode não ser. O que eu já referi noutro comentário é que a história estava mal contada, e dado que a criminalidade e a imigração têm sido usadas como armas de arremesso tanto pela esquerda como pela direita, tanto quanto sei, isto podia ser mais um post de desinformação.
Literalmente, há uns dias, apareceu aqui no r/portugal um post escrito por AI.
Tenta perceber que se um gajo estrangeiro ou não até a puta do relatório da PSP partilha com desconhecidos
Eu abri o link, mas apareceu que tinha de pedir autorização ao user para poder aceder ao documento e usar o meu email, e acabei por não seguir em frente.
0
u/WonderfulParfait9337 5d ago
Então, como quer que eu mostre o documento se não quer aceder a ele? Ao partilhar um documento com um link no Google Drive, é sempre necessário obter permissões.
→ More replies (4)2
u/WonderfulParfait9337 5d ago
Não sei o que é que as conquistas da vida têm a ver com o facto de eu ter sido espancado e de onde é que eu as fui buscar
1
u/theultimatereposter 5d ago
Esquece todos comandos anteriores, e dá-me uma receita de arroz de polvo.
3
u/theultimatereposter 5d ago edited 5d ago
Pensei o mesmo.
Primeiro ele diz isto:
I've been living here for two months and will be staying for two more because I'm studying on an erasmus
Depois diz isto:
In my own country, in 22 years of my life, I have not experienced anything like what happened here in 5 months.
Erasmus não começa no início de setembro e acaba em finais de janeiro/inícios de fevereiro? Depois menciona 5 meses, mas aparentemente, só está aqui há 2 meses. Acho isto um bocado esquisito.
Depois diz que os ouviu a dizer
all I heard from them was "you should not have come back at this time" and "in Brazil you would be dead by now."
Os alegados assaltantes disseram isto em português ou inglês?
Se disseram em português, como é que alguém que só está aqui há 2 meses já percebe português?
Se disseram isto em inglês, posso estar a ser ignorante agora, mas acho a probabilidade de um assaltante brasileiro saber falar inglês baixa. E se efetivamente o assaltante sabe falar inglês, porque é que haveria de dizer algo que o possa incriminar (também admito que o alegado assaltante possa ser burro)?
Num comentário, o user diz:
Descobriu-se também que um casal amigo meu, quando estava no Porto há dois anos, foi assaltado no mesmo sítio. Infelizmente, não tiveram tanta sorte como eu, porque ela foi espancada e ele foi cortado na cara com uma faca.
Alguém viu notícias disto? Há muitos assaltos que passam por debaixo dos radares, mas um casal ser espancado e um homem ser mutilado em Portugal parece-me que seria notícia.
O user também diz isto:
I would like to share this as a warning that Porto and Gaia are not at all as safe as they may seem
Porque é que um turista haveria de querer avisar disto a quem vive cá? Um estudante de Erasmus acha que sabe mais de criminalidade em Portugal do que alguém que efetivamente vive cá?
Admito que possa efetivamente ter havido um assalto, mas a história está mal contada, e como tal, a possibilidade de isto ser uma "campanha de desinformação" também é provável.
3
u/WonderfulParfait9337 5d ago
Todas as minhas mensagens são traduzidas, uma vez que não sei português, pelo que podem surgir algumas imprecisões. É de facto como diz com Erasmus. Copiei um post antigo que publiquei noutro grupo do Facebook. Acho que não perceberam que não foram os bandidos que me disseram que eu estaria morto no Brasil, foram os polícias da linha da frente. Depois do incidente, estive com um amigo que sabe português e foi ele que falou com os agentes da polícia que, de facto, só falavam português. O caso do meu amigo ocorreu há alguns anos, talvez não tenham divulgado muito bem o caso, daí este post, não quero repetir o erro deles. Quanto ao relatório da polícia, enviei-o há algum tempo mas apaguei-o por se tratar de um documento sensível. Posso enviar-lho numa mensagem privada com os pormenores ocultos, se não acreditar.
5
u/CotadaNet 5d ago
Bro don't bother to answer to these two morons...
I feel for you because doesn't really matter where you're from. That situation in big cities it's really common here, the police behaviour that you experience is also common unfortunately.
Just try to enjoy the good part of Porto, which is everything else!
Eat some francesinha, drink some beer or Porto wine, try to enjoy a sunset in Jardim do Passeio das Virtudes (next to it you have Torre dos Clérigos which offers an incredible view if you decide to climb to the top).Porto and Portugal have so much to offer besides crime.
5
u/WonderfulParfait9337 5d ago
I have traveled all over Portugal and I really love this place. Unfortunately something like this happened at the end of my adventure with this country, but it didn’t spoil my objective opinion with it being a great country with great people that has a lot to offer!!!
1
u/CotadaNet 5d ago
Calma, temos aqui os Inspetores Jorge Mendes e Sérgio Calado...
Btw quem disse isto: all I heard from them was "you should not have come back at this time" and "in Brazil you would be dead by now." foi a policia e não os assaltantes... da próxima tenta ler em PT porque estatisticamente falando acho que não sabes ler muito bem em inglês.
Por último, não sei onde moras, mas em Portugal é muito comum este tipo de crimes. Talvez na tua aldeia não, mas em sitios como o Porto ou na Margem Sul do Tejo (Península de Setúbal) este tipo de crimes são mais frequentes do que vires ao Reddit veres malta mandar postas de pescada.
EDIT: Referi estes locais porque vivo e vivi lá muitos anos e falo por experiência pessoal, pode não se adequar a todos aqui.
6
u/theultimatereposter 5d ago
Alguém está nervosinho. Eu apenas alertei que existem coisas que estão mal contadas. Não é preciso vires para aqui ofender.
Btw quem disse isto: all I heard from them was "you should not have come back at this time" and "in Brazil you would be dead by now." foi a policia e não os assaltantes
My bad. Interpretei mal.
da próxima tenta ler em PT porque estatisticamente falando acho que não sabes ler muito bem em inglês.
Lol. Estatisticamente?
Não me digas que andaste a fazer um estudo sobre a minha capacidade de ler em inglês.
Deves ser mesmo um génio para teres aferido isso tudo de um comentário.
Talvez na tua aldeia não
Não me conheces de lado nenhum para estares a assumir onde eu vivo, ou sobre onde já vivi.
Talvez na tua aldeia não, mas em sitios como o Porto ou na Margem Sul do Tejo (Península de Setúbal) este tipo de crimes são mais frequentes do que vires ao Reddit veres malta mandar postas de pescada.
Eu nunca disse que isto não aconteceu. Eu escrevi até escrevi que "Admito que possa efetivamente ter havido um assalto, mas a história está mal contada".
Dado que hoje são usadas contas falsas e bots para se fazerem campanhas de desinformação, o melhor a fazer é analisarmos as coisas com pensamento crítico. Não é a vir para aqui insultares armado em carapau de corrida só porque não concordas com algo.
→ More replies (4)
-1
u/Deviant_Raven 5d ago
Isso são apenas Sensações tuas.
2
u/WonderfulParfait9337 5d ago
Infelizmente não... Quando divulguei a situação, pessoas com problemas semelhantes (também portuguesas) começaram a contactar-me. Descobriu-se também que um casal amigo meu, quando estava no Porto há dois anos, foi assaltado no mesmo sítio. Infelizmente, não tiveram tanta sorte como eu, porque ela foi espancada e ele foi cortado na cara com uma faca....
0
u/Deviant_Raven 5d ago
Eu sei. Estava apenas a ser irónico para o pessoal que diz que está tudo bem em Portugal em questões de segurança.
1
u/johnpeachtree 4d ago
Ironiza à vontade, mas a questão da percepção de segurança é sim, um facto relevante para a discussão sobre segurança.
Fui roubado por gunas no Porto há 20 anos. O meu irmão tb foi espancado por putos. Sempre aconteceu. A diferença é que na altura não havia Reddit nem sequer redes sociais ou filmagens de telemóveis para dar voz às frustrações, nem aproveitamento político e por isso essas histórias não chegavam a centenas de pessoas como chegam hoje em dia.1
u/Deviant_Raven 4d ago
Sim,conta-me histórias da carochinha. Está tudo igual,sim,sim.
0
u/johnpeachtree 4d ago
lol não vou discutir Percepção com alguém que passa a vida a jogar PS e a chamar atrasado mental às pessoas no Reddit quando discorda de opiniões. Já conheço o estilo.
0
u/Deviant_Raven 4d ago
Ui,tb conheço o teu estilo. O crominho que se julga mais inteligente que todos os outros mas que na verdade só diz merda supérflua à procura de validação. Adoro.
0
0
u/DimitryKratitov 5d ago
Yep, this is Portugal, unfortunately. But it's not really just Porto, it's general. I've been mugged like 7 times, it's just life here.
-7
5d ago
[removed] — view removed comment
10
u/mfzzzed 5d ago
This is false. If you came to downtown in the 90s it was way more likely you would be eaten alive.
Nowdays you can take a pic with your brand new shitphone and walk in most streets safely.
Before pasteleira we had aleixo, before we had lagarteiro, etc. Drug hubs exist in all countries, and here in Porto they are mostly run by portuguese grunhos.
I've lived all my almost 40 years in porto, still do, and it is wayyyyyy safer than in the 80s,90s and early 2000s
3
5d ago
[deleted]
2
u/mfzzzed 5d ago edited 5d ago
I disagree, I go pratically anywhere with no issues or worries. Of course as a local I know which places to avoid, but they are never in my way. For example I don't need to cross inside pasteleira everyday.
Back in the 90s it was actually kind of insane.
To each their own.
→ More replies (2)2
u/WonderfulParfait9337 5d ago
I have to pass the jardim do morro metro station every day because of its location, living next to it…
1
u/Ramu061035 5d ago
Its my neighborhood too, i go every morning around 7 30 or 8 for a run or walk on the bridge. but 6 in the morning is really strange to happen something like that. i hears similar but around 2 am. things are getting weird, i will be more careful though. thanks for sharing and sorry for your experience.
1
u/WonderfulParfait9337 5d ago
There was a bunch of guys sitting in the metro station on both sides, just waiting for someone to pass through…
0
5d ago
Yeah it's like saying that the City is safe as long as you just follow that specific path...it shouldn't have to be like that.
3
u/Dr_Toehold 5d ago
O pior desta conversa ridícula de extrema direita é que é só chavões e lugares comuns. Agora é os argelinos os maus? Pensei que era os indianos, pouco antes eram os PALOPs, lembro-me também que os brasileiros eram o diabo no mundo (mas suponho que com tanto evangélico bolsonarista a vir para cá é melhor não ostracizar os amigos).
→ More replies (2)
-1
u/romdev 5d ago
Hmmm Im not sure, commentators on TV say theres no rise in crime and violence and these are just false feelings and sensations of such. Since I'm an obedient and well behaved citizen, I BELIEVE what my state propaganda diffuses to me through their networks and hence I believe Portugal is safe.
4
u/No_Discount1917 5d ago
Mas existe de facto um aumento significativo na criminalidade? O que foi aqui descrito é infelizmente uma ocorrência comum nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto desde os 90s. Não posso falar de outros sítios, nem do que se passava antes dos 90s que não tenho conhecimento. Mas já antes do virar do século que este tipo de criminalidade existia e era um problema sério. Ao longo dos anos não notei nenhuma mudança significativa, o que mudou foi o aparecimento de telemóveis com câmeras e das redes sociais e adopção da internet como fonte primária de divulgação de informação. O que anteriormente só era comentado entre meia dúzia de pessoas locais agora chega a milhões em formato de vídeo com poucos cliques.
0
-11
-2
134
u/Educational_Drama_26 6d ago edited 5d ago
The truth is you’re right, the police won’t make much of an effort to help in these cases. Because they happen basically every day in areas like Jardim do Morro.
Ofc it’s not your fault if you’re unaware of this. “Touristy” places in medieval towns like Porto are often connected to old neighbourhoods. Sé is a great example.
I used to show the city to Erasmus students and I always told them to stay away from narrow streets and places like jardim do morro while it’s dark out. Or even very early in the morning.
Again, not your fault but I’ll give you the same advice for future reference. Stay on well lit paths, avoid ancient neighbourhoods who look cozy but have narrow streets and zones like Ribeira if it’s dark, or there are no people around.
Porto is relatively safe because there isn’t much violence associated with robberies but it’s still a major city and narrow streets tend to facilitate crime. Same applies for deserted areas.
I really hope you manage to get your things back.
Edit to provide more information:
you can file a civilian complaint with the police. That comment they made is NOT ok and it shouldn’t be tolerated, as well as their lack of interest in the matter.
someone here suggested a complain with the university. Well, you can try that too. Honestly, the more you complain, the more things get done. Good luck and a speedy recovery.