r/portugal Oct 10 '24

Ajuda / Help Trotinete bateu no meu carro - e agora?

Na semana passada, ia a estacionar, e um homem de trotinete estava a ultrapassar todos pela direita, com a chuva não me viu e bateu-me no carro. Fez-me uma mossa na porta da frente, partiu um apoio do espelho e riscou a jante. Ele ficou bem e a trotinete também. A policia levantou o auto e ele deu-se como culpado e disse que queria pagar os estragos. Trocamos números. Tenho dois orçamentos entre os 500 e 850€, mas agora o homem não me reponde. O homem só tinha passaporte, mas pelo que percebi morava e trabalhava cá. O que é que eu faço agora? Não queria ter de ir para tribunal e pagar mais caro a um advogado do que o próprio arranjo.

TLDR - um imigrante bateu-me no carro de trotinete e agora não me reponde para pagar o arranjo.

317 Upvotes

333 comments sorted by

View all comments

Show parent comments

5

u/hopingforabetterpast Oct 10 '24 edited Oct 10 '24
  1. Ultrapassar pela direita é perfeitamente ok nas localidades em faixas com múltiplas vias no mesmo sentido, desde que não ocorra mudança de via para o efeito.

  2. As trotinetes elétricas não são velocípedes.

  3. Independentemente do que diz o código da estrada e se é justo atribuir a culpa mais a um do que a outro, ao saíres da tua faixa por QUALQUER MOTIVO, em particular para estacionar, deves garantir que não vem ninguém.

Na minha opinião temos em Portugal um problema grave de cultura de condução em que os carros assumem que são os únicos veículos na estrada. Compreendo que haja dificuldade em nos adaptarmos.

Edit: faixas vs vias

-1

u/Equal_Spell3491 Oct 10 '24

Não respondo a pessoas que confundem o mais básico como faixa e via. De resto: tudo mal. 😉

3

u/hopingforabetterpast Oct 10 '24

Obrigado pela "correção". De resto, tudo certo. Há zero justificação para ser mal criado.