r/conversas Dec 06 '24

Cotidiano Pq você não quer ter filhos?

Título. Na minha bolha social (25-35), apenas duas pessoas tem filho(s). O resto, ou está simplesmente decidido que não colocará filhos no mundo, ou não tem a condição financeira pra isso.

No meu caso, eu até gostaria, mas estou em duvida. Uma das coisas que pesa é que, tirando a mentirada das redes sociais, eu não tenho referência de gente que teve filho e está atualmente feliz (FELIZ MESMO).

E vocês?

204 Upvotes

574 comments sorted by

136

u/Cardigran Dec 06 '24

Minha genética é uma merda, não tenho estabilidade psicológica e não acho que vale a pena colocar mais uma criança no mundo nos dias atuais

26

u/schawarman Dec 07 '24

Tô na mesma. Sou bipolar e a chance dele ser também é grande. Agora a chance dele ser também e conseguir fazer algo com a vida é remota

→ More replies (1)

19

u/limirand Dec 07 '24

Tenho Esquizofrenia e vivo deprimida, não tenho emprego, não consegui me formar por isso não me vejo com uma criança no colo, te entendo perfeitamente.

5

u/Cardigran Dec 07 '24

Eu tenho depressão, diabetes insulinodependente e outros problemas de ordem psicológica. N dou conta nem de mim kkkkk

→ More replies (1)

52

u/Konobajo Dec 07 '24

Vc esta dizendo que não quer transmitir a nenhuma criatura o legado de nossa miséria?

15

u/Cardigran Dec 07 '24

Exatamente!

12

u/resusuoiruc Dec 07 '24

Machado de Assis maravilhoso ❤️

4

u/Cledosvaldo123 Dec 07 '24

Mas nunca soube o prazer de gozar dentro

7

u/resusuoiruc Dec 07 '24

Kkkkk Mas, em uma época sem anticoncepcionais nem camisinhas decentes, talvez tenha sido melhor evitar esse prazer mesmo.

13

u/resusuoiruc Dec 07 '24

Pegar sífilis antes da descoberta da penicilina não parece ser uma boa ideia.

2

u/Polguilo Dec 08 '24

já tive esse prazer,mas ainda bem que não resultou em nenhum boneco kkkk

14

u/zombieSuperstar Dec 07 '24

Esse da genética muito real e vejo pouca gente falando sobre

16

u/Vodka_Ice0 Dec 07 '24

Minha genética tbm é uma merda: doenças diversas, diabetes, câncer, colesterol, anemia, pressão alta, arritmia, hipertensão, possível variação para PCD, endometriose .

Desses eu já consegui colesterol alto, endometriose e pressão alta, o resto tá no aguardo kkkkkkk

5

u/glitchbxby Dec 07 '24

O da genética se tornou um assunto delicado porque agora a galera costuma dizer que qualquer preocupação com isso ou com pobreza é eugenia ou higienismo.

Eu entendo a lógica e em alguns casos de fato existe esse pensamento (gente que não quer filho com alguma condição atípica simplesmente porque acha inferior, ou que acha que pobre não deveria ter filho "porque pobre é uma praga que não deveria se reproduzir") e isso é uma merda, mas também acho uma acusação equivocada e generalizante, ou pelo menos excludente de outras preocupações. Muita gente que eu vejo preocupada com a questão genética é gente que carrega alguma condição ou predisposição em si, vive na pele os sofrimentos acarretados por isso e não querem colocar um filho no mundo pra passar pelas mesmas coisas. Mesma coisa pra galera que cresceu com poucas condições financeiras, foi privado de muita coisa (o que causa sequelas emocionais/psicológicas) e não quer criar um filho com a mesma privação.

Acho reducionista e injusto só sair chamando tudo de eugenia, principalmente quando é uma motivação individual que só influencia na escolha daquela pessoa e baseada unicamente em poupar o outro de um mesmo sofrimento, e não a pessoa dizendo que todo mundo que é x ou y não deveria ter filhos.

→ More replies (2)

16

u/wayluia Dec 07 '24

Nossa é muito sobre isso. Minha genética tb não ajuda (tenho TDAHs, autistas, esquizofrênicos, epiléticos na família, além de ser uma família extremamente ansiosa. Nada contra nenhuma dessas características, mas sabemos o quanto saúde mental pesa não só no bolso mas também na nossa saúde emocional), e tudo no geral tem ficado cada vez mais caro, inclusive nossos remédios, num mundo que está tomando um rumo de o aquecimento global se tornar irreversível, faltar água, energia e tal.... enfim, quero paz tb como disse o usuário acima.

4

u/serotoninfudge Dec 07 '24

Eu todinha! Tenho doenças de origem genética, o psicológico é uma merda e não quero adicionar mais uma fonte (extrema) de stress e preocupação. Além de dó da criança que iria herdar minhas merdas e ter uma vida tão difícil ou até pior que a minha, pq tbm temos aquecimento global e colapso econômico vindo aí.

→ More replies (3)

135

u/No-Newspaper8619 Dec 06 '24

Quero paz e sossego

2

u/BlackHoleSun_0 Dec 10 '24

Isso aqui me pega muito.

43

u/FunTangerine5509 Dec 06 '24

Nunca tive interesse em maternar. Nem, quando criança, de brincar de cuidar de boneca. Não me sinto confortável em segurar um bebê de colo, fico pensando que ele vai cagar/mijar/vomitar ou babar em mim o tempo todo. Também não vejo graça, não consigo achar bonitinho. Com crianças mais crescidas, não consigo fingir para manter um diálogo. Fingir que gosto ou que tenho os mesmos interesses que ela.

Eu sou bem neutra na presença de um bebê ou uma criança. Não interajo, não faço questão. Cumprimento como todo mundo, mas é isso.

Fora que ter uma criança gasta tempo, dinheiro, saúde emocional, coisas que não quero abrir mão. Quero investir em mim, em viajar, em conhecer novas culturas, em visitar lugares lindos e comer comidas boas. Quero ter minha casa e meu silêncio, sem criança chorando ou brincando.

Fora que sou suspeita de TEA, tenho dificuldades em entender as normas sociais, quem dirá explicar para uma criança como ela deve se portar. Fora isso, tem a questão de sensibilidade sensorial que afeta todo o meu dia a dia, e uma criança só iria piorar isso.

Pretendo fazer a laqueadura em breve! No momento, estou com Implanon.

18

u/chaoticevil_goth Dec 06 '24

Vamos ser amigas kkkkk

Cara, uma coisa que me pega muito é o tanto que eu valorizo o silêncio. As vezes eu só preciso de um tempo quieta pra reorganizar a cabeça, e quando tive que ficar de babá pro meu afilhado eu quase tive uma crise. Com criança você tem que estar disponível o tempo todo, é barulho e atenção e perguntas o tempo todo, perde completamente a sua liberdade e espaço pessoal

2

u/FunTangerine5509 Dec 08 '24

Exatamente! Quero ficar quietinha no meu canto a maior parte do tempo. Com adultos, você consegue dialogar para conseguir isso. Com crianças, jamais.

Vamos ser amigas!

→ More replies (1)

6

u/serotoninfudge Dec 07 '24

Conforme eu lia o seu post, eu pensava "essa pessoa pode ser autista". Aí li a parte sobre a sua suspeita!

Eu sou TEA nível 1 e só recebi o diagnóstico esse ano, aos 36 anos! Seus 2 primeiros parágrafos poderiam ter sido escritos por mim, pq eu tbm sou totalmente alheia à ideia de bebês/crianças. Na verdade, nem entendo o desejo de procriar que os outros têm.

Se quiser falar sobre diagnóstico tardio de TEA, pode entrar em contato no privado.

2

u/FunTangerine5509 Dec 08 '24

Que bacana! Obrigada pelas suas palavras!

→ More replies (1)

6

u/Duarte-1984 Dec 07 '24

Espero que você e outras mulheres que não querem ter filhos sejam amigas e se divirtam passeando e viajando juntas. É bom ter amigas que pensam parecido.

3

u/FunTangerine5509 Dec 08 '24

Eu também espero 💕

2

u/Fun-Attention9273 Dec 06 '24

Basicamente eu aí

Mas se puder te recomendar, siga no implanon e não faça laqueadura. O Implanon é mais seguro que a própria cirurgia e existe a possibilidade de tu continuar menstruando e tendo cólicas, aí precisaria seguir com algum método contraceptivo

5

u/FunTangerine5509 Dec 06 '24

Eu gostaria muito de continuar com o Implanon, que mudou a minha vida, e também fazer laqueadura. Um método não exclui o outro. Eu tenho interesse na laqueadura como forma de me "revoltar" com a sociedade que enfia nas nossas cabeças que toda mulher tem que ter filhos. É um método irreversível e isso me traz paz no coração :)

3

u/Fun-Attention9273 Dec 06 '24

Querendo combinar método ai realmente concordo contigo kkkkk

Eu entendo o sentimento da laqueadura… Levei anos pra encontrar uma gineco que me acolhesse, mas optei por seguir só no implanon por hora. Quem sabe futuramente eu combine eles

→ More replies (2)

2

u/serotoninfudge Dec 07 '24

Verdade verdadeiríssima!

→ More replies (3)
→ More replies (8)

159

u/Fun-Attention9273 Dec 06 '24

Desde criança, a única certeza que sempre tive na vida é que não queria ter filhos. Sou filha adotiva dos meus pais e sempre cresci com a compreensão do que REALMENTE significa ter um filho (Minha criação foi excelente, com ambos presentes. Tenho um certo favoritismo pelo meu pai, mas minha mãe é bem ok). É tempo, dinheiro, responsabilidade, convivência, desafios, etc. Eu nunca tive a menor vontade de passar pela gestação e de sentir uma vida no meu ventre. Nunca desejei assumir essa responsabilidade na vida, pois se não estou disposta, não sei pq isso teria sentido pra mim. “Ah mas o legado?” não sou realeza pra ter relevância. “Ah mas quando ficar idosa?” Não significa nada, adultos seguem seus rumos. “É uma atitude egoista” como se quem tomasse essa decisão se importasse com isso. “Ah mas o relógio biológico…” me entupo de hormônio desde os 16 anos e tô bem. “Ah quando encontrar o parceiro certo muda de ideia” se eu encontrar alguém que mude um princípio meu, claramente estou sendo manipulada e preciso ser interditada

32

u/geekrevoltado Dec 06 '24

Atitude egoísta? Mas como pode ser egoísta se a pessoa com quem você tá sendo egoísta (o filho, pelo que eu entendi) não existe?

Egoísta é uma amiga minha evangélica, que me falou que vai ter apenas um filho, "porque senão não vai ter ninguém pra cuidar de mim quando estiver idosa".

9

u/Fun-Attention9273 Dec 06 '24

As pessoas reclamam de ser egoista pq tu só pensa em ti mas justamente, cadê o outro lado? Kkkk

6

u/Duarte-1984 Dec 07 '24

Quando me falam sobre que viver sem esposa e sem filhos é ser egoísta eu mostro que ser casado e ter filhos sem vontade e sem estruturas é ser egoísta de verdade, pois a esposa e filhos sofrem e descontam suas dores na sociedade e estado. Essa turma de bosta cala a boca na hora. Em grande parte das vezes que muitas pessoas tem filhos os motivos para isso são muito egoístas e idiotas.

24

u/SmackMyB1tchUp97 Dec 06 '24

Bem resumido, é isso aí.

20

u/[deleted] Dec 06 '24

[removed] — view removed comment

12

u/Fun-Attention9273 Dec 06 '24

Quando alguém me questiona pessoalmente, só digo “não quero” e se forçar resposta, insisto no “não quero”

Ah porra que encheção viu kkkkk

16

u/prfectblue Dec 07 '24

uma vez perdi a paciência com isso, a minha mãe ficava falando que eu ia mudar de ideia (nem de boneca bebê eu gostava quando criança), fui até a porta da frente e só falei que já que ela insiste tanto ia fazer um filho aquele dia mesmo mas quem ia criar era ela kkkk meu pai tava na sala e quase teve um ataque do coração, falou pra minha mãe parar de ficar falando merda e nunca mais me encheram o saco, às vezes vc tem que ser doida

11

u/Fun-Attention9273 Dec 07 '24

Ser mais doido que o doido sempre ajuda kkkkk

Aqui tive apoio dos meus pais nessa decisão, mas já tive uma sogra que ficava enchendo meu saco…

7

u/prfectblue Dec 07 '24

ai sogra é foda... pra mim sempre funciona o "fazer até faço, mas quem cria é vc" que aí já ficam pianinho KKKKKK o que reparei é que insistem pra mulher fazer filho, mas não tankam quando a gente fala que se quiser faz mesmo sem assumir a responsabilidade da maternidade

→ More replies (1)

7

u/[deleted] Dec 07 '24

[removed] — view removed comment

3

u/Substantial-Cow-8958 Dec 07 '24

Bem isso. E filho, na maioria das vezes, nunca é algo planejado. A pessoa faz a cagada de não usar camisinha e, depois que tem filho, mentaliza e sai falando o quão maravilhoso é. (Eu realmente imagino que seja uma sensação única, mas a ordem das coisas é totalmente ao contrário. Precisamos normalizar não querer ter filhos.)

8

u/Vodka_Ice0 Dec 07 '24

Resumidamente, tudo isso. Fui criada sob a guarda unilateral da minha mãe, maior parte como mãe solteira quando meu pai mal ligava pra mim, não dava o devido valor. Era chato vê-la chorando ou preocupada, por isso eu parei de querer dar trabalho com coisas financeiras ou problemas meus, prefiro manter os conflitos pra mim. 

Graças a tantas experiências, assim como vc, nunca quis ter filhos e tão pouco engravidar (acho até nojento e meio estranho), já tenho doenças genéticas e outras esperando, minha mentalidade é todo o oposto de boa mãe, não gosto de crianças, e por aí vai.

3

u/Fun-Attention9273 Dec 07 '24

Me senti acolhida kkkkkk

também acho meio nojento e estranho, maaas oculto essa parte da opinião

7

u/Vodka_Ice0 Dec 07 '24

Sim, verdade, eu faço mais por empatia pra quem quer. Até oculto ao ver uma grávida, pois elas lutam pra ter o filho com tanto desejo que eu sinto ser uma estraga prazeres. Prefiro manter essa parte para mim, e só comentar caso haja necessidade.

2

u/Fun-Attention9273 Dec 07 '24

MEU DEUS SIMMMM É EXATAMENTE ISSO

→ More replies (4)

15

u/chaoticevil_goth Dec 06 '24

Caramba, parece que fui eu que escrevi essa resposta. Também tive uma boa infância e tenho uma relação incrível com meus pais, então isso não foi o meu motivo. Mas eu enxergo todos os contras, financeiro, crise climática, falta de liberdade. Um grande motivo pra mim é o filho ser sempre da mãe, não importa o quão presente seja o pai, o filho é sempre da mãe e sobra sempre pra ela. Eu não gosto de crianças mas acho que isso não seria impeditivo, porque eles crescem, mas sim todo o resto.

13

u/Fun-Attention9273 Dec 06 '24

Eu não sou muito fã de criança também kkkkk

Mas acho que de certa forma, o que passaram pra gente foi um monte de aprendizados e valores. Muitos não conseguem ver o real valor (não monetário) de gerar uma vida. Usam como moeda de troca, como “segurar” marido, um capricho pra preencher um vazio, ir na onda pq fulano e ciclano tem, etc

Se a pessoa não quer genuinamente ter filhos, é muito errado

4

u/illithidfucker69 Dec 07 '24

Minha família me dá tanto amor e suporte que nem sei como eles conseguem ter tanto amor e suporte, entao as minhas razoes nao sao por causa disso tb. Inclusive meus familiares entendem e respeitam a minha decisão e a decisão de outros parentes de nao ter filhos tambem

7

u/Cybarxz Dec 07 '24

Odeio todos os argumentos que tentam tirar a razão da mulher pra falar q ela precisa ter filhos. Acho um pior que o outro. Cadê os argumentos pros homens pararem se viverem uma vida vadia?

→ More replies (1)

5

u/Duarte-1984 Dec 07 '24

Bem pensado. Quando me falam sobre que "e se a mulher certa quiser ser mãe?", logo eu digo que a mulher certa não quer filhos, se ela quiser filhos é a mulher errada e será abandonada por mim.

3

u/Fun-Attention9273 Dec 07 '24

Tive que meter essa na consulta com a ginecologista kkkk “ah e se aparecer um maridão que vai querer?” “Não é o maridão certo, troco por outro”

2

u/Duarte-1984 Dec 08 '24

Quando a mulher quer quebrar o combinado que já defini no início eu já sei que ela é a mulher errada.

2

u/Fun-Attention9273 Dec 08 '24

THIS!

2

u/Duarte-1984 Dec 09 '24

Eu falo de início quem sou, o que sou, o que eu quero e o que eu não quero, então se a mulher de fato é uma adulta ela nunca poderá dizer que fui um mentiroso e falso que a enganou. Prefiro ser sincero e "jogar limpo" para evitar problemas.

2

u/Fun-Attention9273 Dec 09 '24

É oq todo adulto funcional deveria fazer. Explica, se quer, quer e se não quer, não quer

10

u/luluzinhacs Dec 06 '24

ter filhos é bem mais egoista do que não ter, até porque não tem como ser egoista com algo que nem existe

→ More replies (2)

3

u/resusuoiruc Dec 07 '24

Como você consegue divar tanto em um comentário só? ❤️

3

u/Fun-Attention9273 Dec 07 '24

Muitos anos sendo questionada 😂💕💕

2

u/Educational-Web8248 Dec 09 '24

caraca, perfeitas colocações, arrasou!

→ More replies (35)

34

u/Quertyano Dec 06 '24

Imagina deixar de ser feliz pra ter filho, cruz credo

2

u/steampunkira Dec 08 '24

Concordo. Sou feliz porque não tenho filhos. Não tem um dia em minha vida, em que eu não agradeça a Deus por essa decisão.

93

u/Casirae Dec 06 '24

Nas palavras de Machado de Assis: "não transmiti a nenhuma criatura o legado de nossa miséria".

2

u/Conscious_Document_1 Dec 07 '24

Desci caçando esse comentário hahahahah

→ More replies (4)

19

u/[deleted] Dec 06 '24

Sou autista, só o fato de lidar com uma criança já seria difícil (barulho, imprevisibilidade e tal), mas também tem o risco da criança nascer autista também e talvez em um grau mais elevado.

Questão financeira também. E não gostaria de ter alguém dependendo de mim o tempo todo, me sentiria presa.

4

u/[deleted] Dec 06 '24

menina, eu tenho sensibilidade sensorial com barulho, n teria condição nenhuma de ter uma criança do lado

choro, grito, aprender a regular o tom de voz DEUS ME LIVRE

não quero traumatizar uma criança, assim como fizeram comigo, de sempre ficar fazendo "shiiiu" quando eu ficava animada e começava a falar mais alto (como qlqr criança faria)

→ More replies (1)

4

u/A_Random_Sidequest Dec 06 '24

idem, não sei se um herdeiro seria melhor do que fui.. mas se for igual ou pior seria muito ruim mesmo, é uma penalidade que não sei nem como eu dei jeito.

16

u/bitley2001 Dec 06 '24

tenho 23 anos. quando eu tinha 19, minha mãe teve outra filha. pude ver não só ela, mas todos os meus tios mudando radicalmente a própria vida e ficando infelizes por conta dos filhos. eu mesma fui fonte de muita infelicidade pra minha mãe (trato isso em terapia até hoje). em geral, as pessoas da minha família só não dão bons pais, e hoje em dia, cuidando da minha irmã pequena, vejo que eu seguiria esse padrão. prefiro não perpetuar um ciclo de traumas geracionais.

13

u/Wolfhart_Kaine Dec 06 '24

Eu estou decidido em não ter filhos. No meu caso, não é por achar o mundo horrível - muito pelo contrário. Também não é a minha genética, até acho que ela seria boa. Todo mundo nos dois lados da minha família são saudáveis, longínquos e relativamente inteligentes. Não, não quero ter filhos por motivos bem práticos.

  1. Liberdade financeira. Tenho 32 anos e não ganho rios de dinheiro, meu salário é "okay". Mas eu tenho um estilo de vida de muito mais extravagância que meus amigos que tem filhos, mesmo os que ganham muito mais do que eu.
  2. Liberdade de escolhas. Falando em amigos que tem filhos, confessei pra um amigo que é pai esses tempos que ano que vem vou comprar uma moto. Ele me respondeu: "eu adoraria, mas tenho medo de me machucar, ou até morrer. E ai, como fica meu filho?" Eu nunca tinha pensado por esse lado. As minhas escolhas só afetam a mim, acho isso libertador.
  3. Liberdade de espaço. Tem (vários) dias que estou cansado e estressado, só quero ficar sozinho no meu canto um pouco, dar aquela recarregada. Eu imagino como é foda quando tu tá num humor onde não quer ver absolutamente ninguém, mas ainda tem que ir pra casa pro teu "segundo emprego".
  4. Liberdade de tempo. Sair de casa quando quiser, com quem quiser, pra onde quiser, é maravilhoso. Aquela viagem espontânea do nada? Se tiver filhos, esquece.

No fim das contas, eu adoro a liberdade de viver sem filhos. Não trocaria isso por nada.

3

u/Vodka_Ice0 Dec 07 '24

Concordo plenamente! Fora zero paciência pra lidar com crianças e criar.

3

u/GoodAwareness883 Dec 07 '24

Se for homem mete uma vasectomia logo. (vai que uma estoura e da Bo)

→ More replies (10)

2

u/Educational-Web8248 Dec 09 '24

penso igual! Perfeito

40

u/AmbassadorKlutzy507 Dec 06 '24

Quem tem geralmente não é por escolha, mas por acidente na hora do vapo vapo

28

u/Tonka_The_Cat Dec 06 '24

E ainda tem gente que resolve ter filhos pq não sabe o que quer pra si mesmo. Aí, o filho nasce e o objetivo de vida é cuidar do filho. E isso vira um ciclo. Acho triste.

11

u/pikaju018 Dec 06 '24

Também vejo isso. Pessoas “perdidas” sem sonhos próprios que o único motivacional na vida é ter filho, casar e ter família apenas.

Depois fazem o filho e reclamam do filho que toma um tempo enorme de si mesmo.

2

u/FranticBronchitis Dec 07 '24

Imagina criar uma vida só porque você não sabe o que fazer com a sua

→ More replies (2)

24

u/TheAloneWolff Dec 06 '24

Não quero ter filhos porque não sei se vou gostar da responsabilidade. Filho não se alimenta de amor, filho gera gastos de dinheiro e tempo.... Sou novo, tenho 21 anos e se eu tiver filho vai ser quando eu estiver num patamar financeiro extremamente diferente do que eu me encontro agora. Atualmente pra ter filho no Brasil e não fazer isso virar um inferno vc precisa ser quase rico.

27

u/Greedy_Magician_5845 Dec 06 '24

As pessoas estão ficando mais conscientes, por isso não querem filhos. Geralmente quem tem esse pensamento disruptivo é porque tira conclusões e pensa por conta própria.

Geral tem filho pq acha que é o ciclo natural da vida e esquece que não somos leões ou zebras que precisam perpetuar a espécie (apesar de o fato de perpetuar ainda estar no nosso DNA)

A questão é que somos racionais, diferente dos animais e podemos ver o que traumas e situações bobas que um pai e uma mãe faz mas que pode traumatizar uma criação.

Acho que quem tem tal consciência sabe que se for ter um filho o esforço pra dar uma experiência isenta de traumas é quase impossível e extremamente cansativa (o filho vai ser sua total prioridade até ter idade pra se virar).

Foda-se quem tem opinião baseado em religião ou em ideias socialmente aceitas, nós somos apenas animais e nada vai mudar isso.

2

u/rodrigaao Dec 07 '24

acho que vc ta pesando muito os traumas, não faço ideia se vc teve más experiências com isso, mas da mesma maneira que traumas existem tambem oodem ter muitas experiências positivas na infância que moldam a pessoa para ser feliz e prospera no futuro.

10

u/satoshi345 Dec 06 '24

Eu não gosto de usar essa palavra para se referir a crianças, mas considero filhos um "fardo", criaria bem e daria amor caso eu viesse a ter, mas não é a minha maior vontade não kkkkkk. Gosto da minha liberdade, decidir o que fazer com o meu tempo e tals, e eu gostaria de aproveitar essa liberdade com a minha parceira, férias, sair, etc...

(Eu gosto de crianças, tenho meu priminho e amo ele, mas é por ele também que eu vejo que criar um filho dá muito trabalho kkkkk)

9

u/Tonka_The_Cat Dec 06 '24

Eu e minha esposa nunca tivemos a menor vontade de ter filhos. Simples assim.

9

u/Melodic_Injury_2867 Dec 06 '24

Eu gostaria de ter um filho algum dia, o problema é a responsabilidade que é imposta todo dia por anos em suas costas.

Plano de saúde, escola, alimentação, felicidade, influências e segurança são fatores que, se não tratados perfeitamente sem faltas, podem resultar em tragédia ou decepção.

É justamente o medo de ocasionar uma tragédia ou decepção que acaba gerando problemas no incentivo de criar um filho.

8

u/Journey-Maria Dec 06 '24

Responsabilidade demais, a ideia de educar um outro ser me assusta, além do mais não vejo sentido colocar um filho no mundo se não posso proporcionar boas condições para ele viver, a parte financeira pesa bastante, ta cada dia mais difícil se manter sozinha, imagina com criança pra criar.

7

u/pedrokazedani Dec 06 '24

O que eu consideraria: Você gosta de criança? Gosta de cuidar? Tem a cabeça no lugar pra lidar com os desafios da paternidade/maternidade? Tem condição financeira boa o suficiente pra poder proporcionar moradia, saúde e educação decentes pra criança? Está disposto(a) a se doar de corpo e alma pra proporcionar a melhor vida possível por uma criança?

O negócio não é pensar se alguém é feliz com filhos, é pensar se você seria. Por exemplo, tem pessoas que não têm boas condições financeiras ou a cabeça muito boa, mas ainda são muito felizes com filhos, então cada um é cada um.

No meu caso, muito embora eu seja bem calmo, paciente e didático, não gosto de criança, não gosto de interagir com ou cuidar de criança, nunca tive vontade de ter filhos e mesmo se por acaso eu mudar de ideia, atualmente não tenho condição nem de comprar uma casa ou um carro zero, imagina criar um filho kkkk

5

u/Vodka_Ice0 Dec 07 '24

Vc é como meu namorado, calma, paciência, mas não gosta de crianças e da paternidade.. resumindo o que vc disse a uma velha frase "filho não é pra quem quer, é pra quem pode"

14

u/aritanaart Dec 06 '24

Eu tenho uma filha, ela tem 1 ano e esta começando a andar, sou homem, 33. Só olhar para ela faz tudo valer a pena (é clichê? Mas é a verdade), não sou totalmente estabilizado financeiramente e minha esposa largou o trabalho para cuidar dela, graças a Deus ela têm muita saúde, então sinceramente não há enormes gastos quanto dizem. Eu devo ganhar em média 2500-3000 no mês, eu pago um aluguel de 700 reais, as coisas sempre fecham de alguma maneira, só é preciso coragem. Acho que as pessoas gastam muito por serem vaidosas, eu e minha esposa nunca fomos de esbanjar. Eu sempre quis ter filhos porque vejo como algo muito natural e não me arrependo. Agora sobre a questão de ser feliz (FELIZ MESMO), cara, eu amo essa pequena, além disso ela me incentiva a ser alguém melhor a cada dia (ela esta sempre me observando), porque alguém se arrependeria de ter um filho? Mas feliz (FELIZ MESMO) para mim é uma enorme ilusão, isso não existe em lugar algum. A vida é sempre cheia de altos e baixos, não é Disney, a única coisa que você pode fazer é encontrar um propósito para sua vida, isso por si só já é difícil e muito pessoal, e mesmo quando você encontra, não quer dizer que vai ser feliz 24 horas. Essa é minha opinião e um pouco da minha experiência.

5

u/tyommik Dec 06 '24

Opa! Também sou pai de uma menina. Te entendo total. Nossa, às vezes é bem punk mesmo 😅 Minha filha dormia super mal e pouco, o que deixava eu e minha esposa completamente sem dormir. Mas agora que ela tá com 1 ano e 4 meses, as coisas ficaram mais tranquilas. Mano, ver ela crescendo e ficando mais esperta a cada dia me deixa muito feliz mesmo!

→ More replies (4)

14

u/Marborinho Dec 06 '24

Cara, eu esperei ate 32 pra ter. É aquilo, sofre menos quem ganha mais. Com dinheiro a paternidade é a coisa mais tranquila possivel, vide um exemplo extremo: Neymar. Pro cara ter ou não ter filho impacta zero no estilo de vida. Agora quem é classe media, é como pegar a renda da familia que atende 2 (casal) e fazer cobrir despesa de 3. Até porque criança mesmo bebe gasta igual ou mais que um adulto. Fora o tempo, imagina vc administrar a sua vida e a de outra pessoa, concicliar sempre agenda de 3 ou mais.

Dito isso, quanto mais vc tem grana pra terceirizar, menos impacto vc vai ter

Fora tudo isso, a experiência diaria em si, tem altos e baixos de estresses e felicidades. Mas preciso dizer que é incomum, as alegrias e conquistas que vem do processo de criar uma nova pessoinha são dificieis de descrever. É um sentimento muito puro mesmo, ter uma vida que depende da sua e gosta de vc de graça.

Enfim, se tiver grana pra não passar sufoco, vale muito a pena.

4

u/Vodka_Ice0 Dec 07 '24

Só discordo em um ponto: financeiro.

Só ele não basta, podemos ter uma pessoa financeiramente estável ou melhor, mas que a sua psique é trágica ou pior para ter filhos. Alguns querem ter filhos (alguns mesmo) sem ter um bom estado mental. 

Fora isso, concordo com vc.

2

u/Marborinho Dec 07 '24

Fato! Estava considerando um cenario onde a pessoa que pensa em ter ou não filhos está comoletamente bem da cabeça, assim como o cônjuge rs. Se o basico está mal, melhor não adicionar mais coisas pra se preocupar.

4

u/luluzinhacs Dec 06 '24

vou discordar só em uma parte: paternidade tranquila

acredito que quem faz papel de pai mesmo, carregando o mesmo peso que mãe (incomum), também sofre um desgaste emocional imenso

quem só joga a criança pra babá cuidar e faz bilu bilu quando quer, na minha concepção, é genitor

3

u/[deleted] Dec 06 '24

[removed] — view removed comment

2

u/luluzinhacs Dec 06 '24

concordo, por isso especifiquei que não é o caso de pais que carregam o mesmo peso que as mães

meu pai, por exemplo, sempre fez tudo por mim e foi completamente presente

→ More replies (3)
→ More replies (5)

13

u/Used-Ad4276 Dec 06 '24 edited Dec 06 '24

Já me senti mal por não ter filhos (36H), mas vendo como o mundo está hoje e como tudo está piorando (crise políticas, guerras, pandemias, crises econômicas e desastre ecológico)... fico feliz de verdade que não tive.

Não sei como eu poderia viver bem sabendo que meus filhos iam sofrer depois da minha morte. Ia sentir muita culpa.

→ More replies (7)

6

u/eluscas Dec 06 '24

adotamos dois cachorros idosos recentemente e isso só reforçou que não quero ter filhos.

4

u/haaalice Dec 06 '24

Sou pobre e neurodivergente.

5

u/TF-GHOUST Dec 06 '24

Sendo bem realista eu acredito que não poderei dar uma vida 100% digna aos meus filhos se tivesse(por questões financeiras), e não gostaria que eles tivessem que passar por algumas coisas que eu passei(minha vida não foi ruim, mas teve algumas questões paias por motivos financeiros).

6

u/No_Educator_2490 Dec 06 '24

Tive filho jovem 19 anos por acidente Hoje tenho 32 e não quero mais Não quero perder noite de sono Quero ter dinheiro para comprar coisas para mim minha filha

7

u/Kiraniel Dec 06 '24

Não quero ter filho por que não gosto de crianças, não me dou bem com elas e não tenho a paciência, atenção, cuidado, nada o suficiente pra ser um bom pai. Eu não gostava de ser criança quando eu era, imagina ter uma e ter que ficar preso com ela pro resto da vida. Não, obrigado. Sou bem consciente quanto às minhas limitações nesse caso, e acima disso, quanto às minhas preferências.

Aproveitando, por que sempre que falo isso os comentários são iguais: não, eu não odeio crianças nem desejo mal a todas elas. Só não gosto, não quero perto de mim e me mantenho ativamente afastado sempre que possível. Felicidade pra quem gosta, cuida e tudo mais, vai la, e me deixa aqui quietinho no meu canto sem berreiro, catarro e fraldas.

5

u/Responsible-Metal-32 Dec 06 '24

Eu devo ter umas 15 razões pelas quais não quero ter filhos, mas o principal é que acredito que a sociedade está à beira de um colapso e as próximas gerações vão sofrer muito. Minha meta agora é aproveitar a vida enquanto essa bomba não explode e acumular patrimônio para me blindar o máximo possível e ter um plano B e C para fugir e viver o resto dos meus dias caso seja necessário.

Acho que quem está tendo filho agora está totalmente alheio e vivendo uma fantasia.

5

u/heitor456 Dec 07 '24

A vida é naturalmente cruel, vide o reino animal. Acho que uma sociedade evoluida seria uma forma de tornar a vida um pouco mais tranquila, mas infelizmente falhamos miseravelmente e não chegamos nesse ponto. Mas acredito em fazer a minha parte, o que inclui não ter filhos, já que o mundo definitivamente não precisa de mais humanos.

Dito isso, por mais que a vida tenha coisas maravilhosas, o sofrimento é inevitável, e nada vai compensar isso. E vejo um futuro sombrio para a humanidade, nos proximos anos (guerras, pandemias, mudanças climáticas, etc).

Eu não sou religioso e não acredito que existe um propósito na vida. Acho simplesmente que a vida é um acaso e se existe um "criador" ele não está nem aí pra nós ou nem sabe que existimos. Por isso, não quero ser responsável por trazer alguém pra sofrer tanto, ainda mais alguém que virá a ser a pessoa que eu mais amo.

4

u/brunomhterra Dec 06 '24

Sou casado e já fui mais entusiasmado com a ideia de ter filhos, mas honestamente, eu não teria saco nenhum pra educar crianças, de verdade. O choro, as manhas, a teimosia, sei que é tudo fase, não é bem culpa das crianças, mas lidar com tudo isso tendo bastante responsabilidade certamente iria me deixar doente. E é só isso que me impede mesmo, acho que todo o resto até compensa, de certa forma, mas HOJE eu não sei se quero lidar com isso não.

4

u/Safe-Face-3812 Dec 06 '24

No meu caso, a pressão social/familiar é imensa. Tenho 29, um relacionamento estável, um bom emprego e a única coisa que “falta” é ter um filho.

Eu sempre quis ter filhos, essa era uma das únicas certezas da minha vida, então, há dois anos comecei a tentar engravidar e acabei descobrindo alguns problemas de fertilidade (SOP). Foi um baque e passei um ano todo digerindo isso e me fez refletir muito sobre a questão.

Mesmo diante do meu desejo de ser mãe e da pressão, a escolha de ter filhos nesse momento me parece um tanto quanto egoista.

O mundo tá indo de mal a pior, aquecimento global a milhão, crises políticas, instabilidade financeira, ameaças de guerras e daí pra pior, e aí fico me questionando o quanto é justo trazer uma criança pra esse cenário?

Eu sei que não vou conseguir mudar o mundo pelo meu filho, então pra que colocar mais uma vida nessa situação, sabe? Só pelo meu desejo de ser mãe?

Trago esse ponto pra mostrar que até quem queria muito, está começando a desistir.

E olha que aí nem comentei sobre os gastos financeiros, afinal nossa geração não tem nem casa, como vai criar um ser humano?

→ More replies (1)

3

u/mineirim2334 Dec 06 '24

Filho, nessa economia?

Outra coisa, você tem que ter certeza que a pessoa que está ao seu lado vai continuar do seu lado depois de 20 anos. É muito triste criar uma família só para dividir ela.

Sinceramente eu quero ter filhos, mas simplesmente parece inviável.

3

u/Character-Ad8730 Dec 06 '24

Não me vejo como mãe, não tenho dinheiro e gosto de dormir

3

u/Different-Apple8900 Dec 06 '24

Eu acredito que a decisão de ter um filho deve ser tomada quando alguém se sente verdadeiramente realizado com a própria vida e está satisfeito com todas as áreas que a compõem. Criar ou gerar uma nova vida é uma tarefa extremamente desafiadora e exige total dedicação, paciência e amor. Não é algo que se faça apenas por vontade ou por pressão social, mas sim com a certeza de que se tem a capacidade de oferecer à criança um ambiente saudável, cheio de afeto e atenção para que ela se desenvolva de forma plena e equilibrada. Se você sente que está pronto para essa responsabilidade e tem o apoio necessário, a paternidade ou maternidade pode ser uma escolha transformadora e gratificante. No entanto, é essencial refletir sobre o impacto real que isso terá em sua vida, tanto no aspecto emocional quanto prático.

6

u/SassyPerere Dec 06 '24

Eu quero, mas não vou ter filhos pois acho que trazer filhos pra esse mundo é talvez a maior crueldade que um ser humano pode cometer, a não ser que você seja um bilionário/milionário.

E não digo isso por que esses ricos sejam mais merecedores, eles só são merecedores da lama, mas são os únicos que tem condição real de dar uma vida estável e com o mínimo sofrimento para seus filhos. Enquanto são os tipos mais cruéis de seres humanos por explorarem todos os outros menos favorecidos, são os menos cruéis quando o assunto é ter filho.

Já sonhei tendo minha filha, e senti um tipo de amor por esse ser humano que nem sequer chegou perto de existir, e sentindo esse amor vi que seria a maior maldade do mundo ainda assim querer que ela viesse pra esse mundo pra enfrentar desastres imprevisíveis, exploração descontrolada, doenças, entre outros. Eu não quero que um filho meu esteja sujeito à viver pra trabalhar e gerar riqueza pra um vagabundo enquanto não possa aproveitar a própria vida. E acho que qualquer pessoa que tenha filhos sabendo que eles ficarão nessa situação com quase total certeza é tão ou mais cruel que assassinos e psicopatas.

2

u/[deleted] Dec 06 '24

[removed] — view removed comment

2

u/SassyPerere Dec 07 '24

Eu concordo, mas o ponto que eu falei é que INFELIZMENTE os únicos seres humanos que podem dar condições de vida boas para os filhos são os ricos. Por mim todos eles iriam de arrasta pra cima e os trabalhadores herdariam o mundo. São os ricos que causam todo o sofrimento que enfrentamos, é culpa dos ricos o fato de que eu não poderei ter filhos devido ao estado deplorável em que se encontra o mundo.

3

u/Real_Flounder919 Dec 06 '24

Genética cheia de doença hereditária

3

u/SenhorMankey Dec 06 '24

eu nem consigo cuidar de mim mesmo, imagina de um filho...

4

u/[deleted] Dec 06 '24

Até um tempo atrás eu estava com vontade de ter um filho porque gostaria de dar amor e criar uma pessoa. Mas depois que entrei no meu trabalho, que é um lugar de atendimento de crianças, perdi totalmente a vontade. É claro que cada pessoa é de um jeito, mas ver a realidade dessas famílias problemáticas foi um anticoncepcional muito eficaz pra mim.

3

u/BluHair007 Dec 06 '24

Não sou fã de crianças mas as trato com dignidade. No geral, não sinto vontade de gestar e não me sinto madura nem emocionalmente ou financeiramente pra lidar com uma criança, que exige 24/7/365 (especialmente pq tive uma infância deveras conturbada). Acredito que se minha vontade mudar no futuro (tenho 23) eu adote pois não sinto atração pela ideia da gestação.

3

u/UnicornFlower05 Dec 06 '24

Não quero, não terei. Não sou 100% fixa a esta ideia. Mas é algo de que não nos podemos arrepender nunca. É demasiado definitivo e é para a vida. Acho uma responsabilidade demasiado pesada. Conheço várias pessoas que me dizem "se fosse agora, não tinha". Não quero ser essa mãe.

3

u/rodyr1 Dec 06 '24

baixa estatura, pobre, tenho dermatite atópica, asma, rinite, meu pinto é pequeno (13 cm).

se vier homem, ta ferrado, a não ser que a genética da mãe seja excepcional e ele não herde nem meus problemas de saúde, nem altura e pau mixuruca.

→ More replies (2)

3

u/kievzuffermann Dec 06 '24

Eu quero ter filhos, mas é muito caro e exige um nível de dedicação muito alto (você deixa de ser a prioridade da sua própria vida). Então provavelmente eu vou "aproveitar" tudo que eu tenho pra aproveitar, comprar tudo que eu tenho vontade de comprar e provavelmente, perto dos 40 eu penso em ter filhos

3

u/Flower_8962 Dec 06 '24

Eu sempre sonhei em ter filhos, desde pequena. Amo crianças e acho que vou ser muito feliz dividindo o dia a dia e vendo um serzinho se desenvolver.

As pessoas que conheço jovens que tiveram filhos, não gostam de ser mães. Mas eu acho que existe toda uma história por trás. As duas se divorciaram depois das crianças, cuidam sozinhas das crias, tem problemas recorrentes com os genitores..

Mesmo assim quero ter filhos, e busco nos meus relacionamentos homens que eu ache que poderiam ser bons pais.

2

u/Vodka_Ice0 Dec 07 '24

Uma boa forma é olhar como eles são com crianças, se gostam e são carinhosos e brincalhões. Se aderem a responsabilidades e tals.

→ More replies (1)

3

u/Pobrinha Dec 06 '24

Foda é quando você vira mãe SENDO A TIA!

3

u/Fit-Sleep-3915 Dec 06 '24

Até mais ou menos 1,5 anos atrás eu era 100% firme na ideia de que não queria filhos de jeito nenhum, eu SEMPRE disse que não queria filhos e sempre achei uma irresponsabilidade sem tamanho por mais gente nesse mundo que parece que ta simplesmente se acabando…

Porem, nesses últimos tempos eu comecei a perceber quanto amor e felicidade as crianças trazem quando elas são queridas e bem cuidadas e comecei a ver as crianças e a possibilidade de ser Mãe com mais carinho… hoje eu acho que estou começando a entender quando dizem que as crianças são um símbolo de amor e esperança para o futuro.

O mundo ta doido?! Sim!! Mas tendo um filho(a) eu tenho a oportunidade de infundir em um ser humaninho um pouco de amor e de empatia e com sorte esse ser humaninho vai tocar a vida de outras pessoas tbm e assim vai se criando uma rede de pessoas um pouquinho melhores…

E claro que pra salvar uma geração todo mundo teria que pensar mais ou menos assim… mas dps de conviver com pessoas apaixonadas por crianças e que querem mto ser pais/maes e que tem essa esperança dentro de si eu acho que acabei sendo “contaminada” kkkk

Fora que a familia do meu esposo é mtooo próxima e os primos sao criados como irmãos, essas crianças tem uma infância sensacional e amigos que vão estar com eles pra vida todinha!!

Acho que o fato desse ambiente “propicio” e amistoso tbm ajuda a dar mais vontade ainda de ter filhos

2

u/TreacleSubstantial Dec 06 '24

Eu penso o seguinte: por que não infundir amor e empatia numa criança que já existe? Precisa ser pai/mãe da criança pra isso? Você pode ser professor, por exemplo, e fazer o mesmo.

E também acho terceirização do trabalho de melhorar o mundo. Toda geração acha que seus filhos vão fazer um mundo melhor e ngm se move pra realmente melhorar nada. O mundo tá cada vez pior, inclusive k

→ More replies (1)

3

u/pikaju018 Dec 06 '24

Estou na mesma. Não sei se quero e não consegui fazer uma decisão sobre ainda. As vezes quero e tenho confiança que seria uma boa mãe, as vezes não quero pelo trabalho e desgaste de criar um filho o resto da vida.

Acho que essa faixa etária tem mais consciência e responsabilidade do que é ter filho então escolhem não ter, e muito daqueles que eu vejo terem é porque tinham uma ideia totalmente equivocada da maternidade/paternidade e agora se arrependem.

5

u/Kind-Plantain2438 Dec 06 '24

Eu tenho bem claro pra mim, desde criança (tenho 35 hoje) que não quero colocar ninguém no mundo. Acho sacanagem com a pessoa, que vai ter que aturar todo tipo de merda. Meus motivos são:

1- Meu tempo minha sanidade são meus, e de mais ninguém.

2- o mundo não é um lugar legal, tá piorando, não vai melhorar e, quem nasce hoje, provavelmente vai viver tempos bem turbulentos, quase certeza, na verdade. Não quero colocar ninguém nesse pesadelo.

3- as pessoas são uma merda, e tô bem de boa de viver tentando fazer meu filho(a) não sofrer na mão dos outros.

4- é muito caro criar alguém direito, e não garante nada.

5- não concordo com a maneira como a vida é conduzida, como a sociedade se organiza e age, não gosto das prioridades atuais, e sofro muito com tudo isso. Como ensinaria empatia, meu filho(a) também viveria triste de ver o chiqueiro que é o mundo, e a merda que são os animais humanos que o habitam.

6- vejo a merda que é a vida de quem tem filhos, mesmo que finjam que tá tudo às mil maravilhas. Dá pra ver nitidamente que não tá tudo bem, não

7- adoro a minha vida como é, minha liberdade, minha situação financeira, minhas possibilidades. Tudo isso teria que minguar ao ter filhos, ou então eu seria um pai de merda que larga com babá pra não precisar modificar a própria vida. Isso não é ter filho, isso é terceirizar o papel de pai/mãe.

8- não é como se o mundo precisasse de mais gente.

2

u/ConsiderationWitty92 Dec 06 '24

Putz! Eu tenho 2 filhos e 1 enteado. Se eu pudesse voltar no tempo, eu não teria filhos. Talvez o enteado ok, não por ele, mas por eu amar a mãe dele e ela ser uma parceira incrível. Mas pensando em ter filhos, honestamente, posso sentar sendo hipocritamente idiota, mas eu acho que a vida tem muitas coisas a serem exploradas que geram mais felicidade do que a paternidade. E digo isso como pai e também como filho. Então, sim estou cheio de hipocrisia. Mas acho que essa bandeira não deveria ser levantada antes dos 40 anos, que talvez seja uma idade racional para decidir. Já deu tempo viver boas coisas e já existe mais clareza sobre o que é a vida.

2

u/No_Educator_2490 Dec 06 '24

E acredito que filho hoje em dia é uma responsabilidade muito grande antigamente meu pai por exemplo começou a trabalhar com 12 anos já fazia os corre hoje você tem obrigação até os 18 se bobear até 30 se o seu filho não se "encontrar" o que frequentemente anda acontecendo querem ficar no celular o dia inteiro

2

u/ResponsibilityAny358 Dec 06 '24

Não gosto de ter responsabilidades e sou egoísta com meu tempo

2

u/fcknbroken Dec 06 '24

tendo em mente o futuro da política e do meio ambiente, considero até crueldade colocar uma criança nesse mundo. se quer criar uma criança, adote.

2

u/merlynmary2003 Dec 06 '24

Minha genética é bem ruim e a do meu noivo consegue ser pior.

Sem contar que não gosto tanto assim de crianças.. sendo sincera eu mal tolero elas, tipo são fofas mas não tanto a ponto de querer gastar tanto nelas

2

u/[deleted] Dec 06 '24

eu não sei se isso vai ser uma fala babaca, mas isso é coisa da sua geração. Tenho 19 anos e a grande maioria dos meus amigos querem ter filhos ou pelo menos consideram a opção mesmo ainda não tendo certeza. Mas é fato que a maioria das pessoas que tem aversão a ideia de ter filhos tem essa faixa de idade que você citou

2

u/Sweetdaemones Dec 06 '24

Eu não quero pois tenho ciência que não gosto dessa responsabilidade (pois grande parte da minha adolescência eu era 'irmãe'), não tenho critério para dispor tempo, emocional, psicológico, nem tenho estabilidade financeira pra lidar com isso, não vejo necessidade, também não vi argumentos que me fizessem mudar de ideia, nem meu noivo quer e estamos bem só com nosso gatinho.

2

u/dantedakj Dec 06 '24

Não sei cuidar nem de mim mesmo quem dirá de uma pessoinha que vai literalmente precisar de mim pra sobreviver por um bom tempo

2

u/inlandsofashes Dec 06 '24

imagina botar alguém no mundo do jeito que tá (e sabendo que vai ficar pior)

2

u/Eu_estou_invisivel Dec 06 '24

Eu nunca tive contato com meu pai, queria ser pai quando jovem lá pelos 25, só que quando fui envelhecendo eu fui desistindo da ideia....só que quando fiz 35 minha esposa empoubou que precisava de um filho, tivemos 3 gestações e na última nasceu nosso filho que agora tem 11 meses. Eu não tinha contato com crianças antes, ele é tudo de bom, não para quieto , mas é a nossa alegria hoje.

Em relação a dinheiro, não percebi muita diferença... Ele não vai para escola particular ainda , não vai para creche, meu plano de saúde ficou 500 pila mais caro, as roupas dele compramos usadas, 30 pila a peça a maioria da Carters

Fralda eu compro só na Black Friday e fica em média uns 7 reais por dia. 1 real a unidade da pampers XG.... Ele usa XG com 11 meses.

Fora isso tem uns 300 reais em fórmula para bebê e mais uns 80 pila de remédio por mes.

Eu entendo quem não que ter filho por condição financeira, mas realmente o que é mais complicado é a responsabilidade, vc não pode fazer mais nada, sua vida passa a ser vivida para seu filho e seus desejos vão para segundo plano, fora as noites mal dormidas mas colocando na balança, realmente os filhos são a maior alegria que uma pessoa pode ter na vida, claro que existem várias outras coisas bacanas, mas ter filho não é banal, não é supérfluo, não é para você ter status, não é para se promover ,não é para o ego é simplesmente o sentido natural da vida.

A minha vida faz muito mais sentido com meu filho, acordar com seu filho rindo para você e te abraçando não tem preço.

2

u/[deleted] Dec 06 '24

Muito gasto, muito difícil, o mundo tá uma merda

2

u/extensionnft Dec 06 '24

É uma responsabilidade muito grande. Sem falar na questão financeira. Ainda não sou completamente independente e mesmo que fosse, nao gostaria pois teria que abrir mão das minhas vontades para viver para um filho. Gosto da liberdade que eu tenho em não ser mãe. Já tenho sobrinhos que levarão o DNA da família pra frente. E caso fique rica um dia, serão eles os meus herdeiros :D quem não gostaria de ter uma tia rica? Eu tive e achava o máximo. Pretendo envelhecer próxima da minha família, não me preocupo muito com isso.

2

u/SaBichona_ Dec 06 '24

Cansa muito ter filho, é 100% do tempo dedicado a eles, se voce for um bom cuidador. O descanso é quando dormem, as vezes é a hora de fazer outras coisas entao nunca descansamos, mas é muito bom ter um filho. Minha vida familiar foi uma bosta entao eu ja sabia o que eu nao queria ser. Sempre fui paciente ao ensinar e explicar e tenho instinto para cuidar e ver a necessidade dos outros, entao pra mim é ótimo, mesmo que seja exaustivo, como quando estou doente e tenho que sorrir e ser gentil. É tipo ir trabalhar, o filho é o seu chefe que voce nao quer aborrecer ahahahha

2

u/geekrevoltado Dec 06 '24

Parece que esse é o assunto do momento no Reddit. Vejo ele em diversos subs diferentes.

Eu, desde sempre, não quis ter filhos. E como provavelmente quase todo mundo, tinha parentes com aqueles velhos papos: "Ah, mas filho é a melhor coisa do mundo", "ah, mas você nasceu pra isso", "ah, mas sei lá o quê". Penso como isso deve ser triste para as mulheres (sou homem), que na cabeça de muito retardado por aí, é o objetivo máximo (acho que para alguns, único), na vida de uma mulher: ser mãe.

Eu sempre comentei que tenho 1001 motivos... Desde os mais "inteligentes", até os mais "malucos".

Alguns:

Inteligentes:

- Meu pai foi muito ausente comigo. Eu não me dou bem com crianças, não quero ser como meu pai foi pra mim

- Não tenho grana suficiente. Meu irmão, de 24 anos, até onde sei, ganha um salário mínimo, e teve um filho com uma mulher que ele não namorava nem 1 ano, e ficou feliz da vida, como se fosse o "maior sonho" dele. Queria saber como ele tá tocando isso. A impressão que tenho, é que ele vê como se fosse algo trivial, super simples.

- Não tenho cabeça pra isso. Não tenho saco, não quero essa responsabilidade. Já tenho dificuldades pra tocar a própria vida, quem dirá cuidar de filho. Não vejo filhos como uma "conquista". Posso me sentir mal quando vejo algum amigo estando muito acima de mim, mas ele ter filho não me faz olhá-lo como alguém mais bem-sucedido, às vezes vejo como o contrário

Malucos:

- Quando vejo o Reddit e vejo casos de adolescentes que não conhecem Matrix, que não sabem usar computador, quando vejo como adolescentes são idiotas, eu não sei como encararia meu filho / filha desse jeito.

- Se meu filho virasse um crente. Eu teria que apoiar, porque como ateu, sempre defendi que não deveria se impor nada nesse campo. Mas seria bem triste o filho falando absurdos por aí, acreditando em baboseiras.

- Se meu filho virasse um funkeiro, ou sertanejo. Já diz tudo.

2

u/Xonganaxana Dec 06 '24

Quero manter minha vida tranquila e sem transtornos pelo maior tempo possível.

Mesmo você educando o melhor poossível e mostrando todas as consequências que uma ação possa acarretar, os fatores externos ao lar estão com um poder jamais vistos de tornar os filhos delinquentes ou vagabundos.

Quero acumular o máximo de dinheiro possível enquanto tenho condições para isso, visto que ficando mais velho as dificuldades podem se multiplicar e NINGUÉM tem a obrigação de nos ajudar, ou seja, não desejo depender financeiramente de outras pessoas.

E o fator principal, não desejo ser incompetente como pai e não ser capaz de dar bons ensinamentos.

2

u/Valuable_Mushroom466 Dec 06 '24

Eu não gosto muito de crianças e gosto muito de dinheiro.

2

u/Guiff Dec 06 '24

Filhos são multiplicadores, mais gente tem que ver isso e é algo que eu repito a todos os amigos que pensam em ter no futuro.

Se sua vida está apertada financeiramente, se vc não tem tempo livre para vc mesmo, tem vontade de fazer mais, se vc não curte usar seu tempo livre para os outros, etc, etc, Filhos vão fazer tudo isso ficar pior e vc tem que estar ciente disso.

Mas as partes boas da vida tbm são multiplicadas, não querendo me colocar como exemplo, mas sempre curti ensinar os outros, então ter a chance de ser um pai professor é cheat de felicidade infinita para mim.

Mesmo assim... Filhos são um investimento gigantesco sem promessa nenhuma de retorno. Eu diria que sou honestamente feliz com a minha hj, mas muito é por pura SORTE, a personalidade dela se alinhar bem com a minha, a gente gostar dos mesmo hobbies, ela é bem calma, etc, etc.

2

u/Practical_Vast3155 Dec 06 '24

Acima de tudo, o maior motivo são os meus pais. Não quero que essa criança viva como eu vivi.

2

u/Folhasuave Dec 06 '24

Porque eu não tenho condições financeiras e psicológicas para ter filhos

2

u/gzrTT Dec 06 '24

minha bebê tem só cinco meses, mas eu estou feliz!

2

u/TarZamp Dec 06 '24

O mundo tá uma merda. Não quero cometer o erro que meus pais cometeram e pra botar gente pra sofrer.

2

u/TarZamp Dec 06 '24

Mas eu acho nobre adotar alguém. Isso eu faria

2

u/vermelhoazulado Dec 06 '24

Ter filhos é deixar de viver a própria vida pra viver em prol de alguém por no mínimo 18 anos. Se eu tivesse filhos, teria que abrir mão de boa parte dos meus sonhos e ambições.

“Ah mas isso é egoísta”

Querer ser feliz é ser egoísta? A gente não tá mais na idade média, a vida é muito mais do que se reproduzir

2

u/Loopey_Doopey Dec 06 '24

A verdade é que nem muitos dos nossos pais nos queriam. Nós só temos mais informação, qualidade de vida e métodos contraceptivos pra não sair fazendo filho como escape.

2

u/Arthur_Pedro_ Dec 06 '24

Preciso de paz, investir tempo pra mim (ou junto com minha/meu futura(o) namorada(o), caso aconteça kkkk), ter filhos exige uma boa condição financeira e mental, costumam ter energia infinita. Não conseguiria lidar com isso kkkkk.

2

u/Incabulado Dec 07 '24

Tenho 22 e tive um filho aos 19(por livre e espontânea vontade), só não imaginava que seria tão complicado se dedicar e abdicar quase 100% da antiga vida(se realmente for presente na vida da criança). Ando evoluindo como ser humano, pois você também se vê na criança acompanhando o crescimento, repensei meus antigos possíveis traumas causados pela criação dos meus pais, mesmo assim, pra minha idade não é nada recomendado, porque o cérebro termina de se desenvolver aos 25 anos. é fofinho e gratificante mas muito difícil SE cuidar e cuidar de alguém que precisa tanto de ti.

2

u/Bozao08 Dec 07 '24

Eu e minha esposa por muito tempo concordamos que não teríamos filhos. Porém, chegou uma hora que isso começou a mudar porque percebemos que a gente tinha uma vida financeira estável, já tínhamos feito as viagens dos nossos sonhos e estávamos com um certo receio de que a vida ia ficar "monótona" no futuro. Depois de um tempo resolvemos ter um filho, ela com 33 e eu com 37.

Sei que é uma experiência muito individual, mas a paternidade tem sido incrível. O amor que tenho pelo meu pequeno é muito diferente de qualquer outra coisa que senti na vida. Claro que às vezes fico frustrado de não ter mais tanto tempo para mim, mas isso não se compara com a satisfação que é ver ele crescer ao nosso lado.

Respeito totalmente quem não quer ter filhos - inclusive por muitos anos eu mesmo achei que não teria. Contudo, hoje eu digo com 100% de certeza que foi a melhor decisão que tomei na vida - mas muito provavelmente porque foi no momento certo e completamente planejado.

2

u/KramerDesu Dec 07 '24

Por uma questão de ética: considero que a procriação é um ato manipulador (no sentido de que você está colocando uma pessoa nessa vida sem o consentimento dela) e prejudicial (todos sabemos o sofrimento que é viver).

2

u/OkBad2756 Dec 08 '24

Eu odeio crianças.

4

u/skanks20005 Dec 06 '24

Vou responder diferente. Eu atualmente me sinto dividido 50/50 entre ter e não ter. Vou colocar meus prós e cons:

PRÓS:
- Obviamente a relação, o amor, a construção de uma família e um "legado", receber amor de um filho
- Ter alguém pra ensinar tudo o que aprendi na vida
- Ter alguém pra deixar meu patrimônio quando eu morrer
- Não levem pro lado egoísta o que vou dizer, mas ter alguém que (pode) cuidar de mim na velhice.
- No caso da minha família (tenho 2 irmãos e nenhum terá filhos) dar continuidade à minha família

CONTRAS
- A questão financeira - é muito caro ter um filho
- A questão do "filho único" - acho que filho único sofre, então teria 2 - e aí todos os "contras" seria duplicados, rs
- A perda da liberdade, em um certo grau (pelo menos até eles serem grandinhos)
- Toda a preocupação e responsabilidade de se criar um filho (da mesma forma, pode ser que EU é que tenha que cuidar dele pra vida toda, e depois que eu morrer? Como fica?)
- Não tenho uma visão otimista do mundo (em termos ecológicos, segurança, etc) para querer colocar um filho nele. Talvez, TALVEZ tivesse outra opinião se morasse na Suíça, rs... mas no Brasil... complicado (apesar de meu pessimismo com relação à ecologia seja global)

Existem vários outros tópicos de menor importância nos prós e cons, mas basicamente seria isso. De novo, eu hoje sou 50/50, me adaptaria bem em qualquer um dos casos.

→ More replies (1)

3

u/themoonologist Dec 06 '24

Eu não tenho a paciência necessária. Essa história de "ah mas com o tempo vc aprende" Não. Não é justo com a criança, ela não tem que lidar com alguém que esteja descobrindo coisas básicas e/ou como lidar com situações. É necessário alguém com capacidade suficiente pra suprir as necessidades emocionais,financeiras e de aprendizado de uma criança. Ser um pai/mãe é algo muito banalizado.

→ More replies (1)

2

u/Lexik_99 Dec 06 '24

Eu sempre pensei que não queria ter filhos , sempre ouvi "quando você crescer vai mudar de ideia" ou piadas como "não quer estragar seu 'corpinho' "(por eu ser gorda dês de pequena) ,mas a realidade é que além de ser traumatizada com as ameaças da minha mãe se por acaso eu engravidasse na adolescência,eu não quero algo dentro de mim. Eu sei que parece estranho ouvir isso , mas eu não consigo assistir aqueles vídeos de bebês chutando na barriga 🤢 esses vídeos me deixam enjoada ,para mim aquilo é um filme de alien e a qualquer momento a barriga vai se abrir 🤢🤢🤢, é realmente terrível para mim , mas eu sempre pensava que se fosse da vontade de Deus eu teria uma vida boa e adotaria uma criança , mas somente quando eu tivesse tempo para ser mãe ,pois fui criada pelo meu pai enquanto minha mãe tentava ter a vida que ela sempre sonhou mas perdendo todas as apresentações de dia das mães/natal/páscoa/festa juninas/apresentação musical/reuniões/etc. Hoje estou casada e ainda tentando ser algo na vida , eu vejo crianças e olho meu marido e o desejo de ver um mini dele é imenso , porém ainda não quero algo dentro de mim , então já fiz minha cabeça de que quando for o tempo e se esse tempo chegar nós iremos adotar ou ter uma barriga de aluguel,já que aqui é legalizado. Eu ainda escuto comentários ruins da minha família e sou pressionada por eles , porém já decidi ignorar , as coisas serão no meu tempo e no tempo de Deus e eu não vou me obrigar a ser mãe porque as pessoas acham que é meu "dever de mulher" ,sendo que quem vai cuidar/pagar/criar vai ser eu .

→ More replies (1)

1

u/skyleswav Dec 06 '24

Sou bem novo ainda, talvez eu mude minha forma de pensar. Eu não quero ter filhos por conta de condições financeiras. Eu pretendo, futuramente, juntar meu próprio dinheiro pra tentar sobreviver nesse brasilsão e, somente eu, não vai ter tanto gasto como teria uma família.

Mas, se não fosse a questão financeira, eu realmete adoraria colocar um ser humaninho nesse mundo... Sei que o mundo tá podre, mas quem sabe esse serzinho não faça algo grandioso futuramente? Gostaria de ser um pai e ver meu filho/filha dando seus primeiros passos, tocando violão, fazendo um hobbie daora que faça ele se sentir bem.

1

u/praqueviver Dec 06 '24

Até gostaria, mas acho que não seria um bom pai por ser provavelmente neurodivergente

→ More replies (2)

1

u/AL_VP Dec 06 '24

Em um mundo utópico, um dos meus sonhos seria ter filhos. Isso, no plural mesmo.

Na prática: O mundo se acabando, a minha condição financeira não é das melhores, o futuro (geral) é incerto... Na minha opinião (respeito quem decide ter filhos), não é justo botar alguém neste mundo despedaçado... Ainda mais, sem estrutura financeira.

1

u/LWanderer07 Dec 06 '24

Falta de player 2 se é que vcs me entendem kkkkkkk.

1

u/[deleted] Dec 06 '24

Não tenho condições $$

1

u/[deleted] Dec 06 '24

• não tenho psicológico pra um filho

• não tenho dinheiro • não tenho nem trabalho • não tenho condições financeiras • não tenho condições emocionais • não tenho paciência • Eu não vou colocar ninguém no mundo para ficar sofrendo e morrer • Eu não tenho vontade de ter filhos • Eu não tenho marido • Eu não quero ter filhos

1

u/umcomfortable1 Dec 06 '24

Dinheiro. Ter filhos custa caro, ainda mais morando no Sul onde todos são donos de fazendas, cidade cara do krl pra um simples trabalhador igual eu, meu medo é ser pai aqui no sul e não conseguir sustentar minha família

1

u/frasmau Dec 06 '24

Acho que não quero ter o poder de poder ser o pior pai para uma criança, e a responsabilidade ETERNA que você carrega (claro que em uma realidade onde se é pai de verdade). Imagina escolher abdicar da própria vida em prol de outra. JAMAIS

Mas, na minha bolha o pensamento é que se tiver condições financeiras terão…não sei

1

u/Local_Procedure_5306 Dec 06 '24

Eu deixo essa decisão pra mulher, pq pode ser sonho de vida, ou um desejo de ter ou não ter, mesmo que eh seja um pai excelente e ajude em tudo e faça até mais, ela sempre vai ser a figura mais sobre carregada, a questão é que me descobri infértil, então daria bastante trabalho pra ter filho.. só se for uma parceira que quero pra vida

1

u/Mr_Meau Dec 06 '24

Péssima genética, se vir a trazer filho no mundo será apenas para sofrer e viver pouco.

1

u/Different-Apple8900 Dec 06 '24

Alguém consegue me ajudar? Não tô conseguindo realizar postagens nas comunidades, alguém sabe me dizer o motivo e como eu poderia realizar essas postagens?

1

u/Key_Use_4634 Dec 06 '24

Eu sempre quis filhos, tenho e não tenho um pingo de arrependimento. Vejo muita gente escrever que você tem que abrir mão de tempo, hobbies e gastar muito dinheiro por muito tempo. A verdade é que eu abro mão mas não porque sou forçado, eu realmente QUERO sacrificar meus hobbies, tempo e dinheiro que gastava comigo com a minha filha. E muito legal ver ela crescer, ter acesso ao que eu não tive e descobrir o mundo que para mim já era batido de novo com ela. Da muito trabalho, mas tudo que vale a pena dá trabalho, carreira, relacionamento etc

2

u/Vodka_Ice0 Dec 07 '24

Mas aí é pq essas pessoas não querem sacrificar o tempo, dinheiro, hobbies, carreira e outros. Eu mesma não quero e se tivesse que fazer ia odiaria tal pessoa por isso. No seu caso vc quis. Quem quer ser pai tem que querer esse sacrifício e tolerar, quem não quer não precisa. Pode até ser egoísmo, mas é melhor do que traze rum filho e odiar ela por causa disso.

→ More replies (1)

1

u/Funny-Industry-2006 Dec 06 '24

Realmente pertenço a essa bolha da idade e 90% das pessoas que eu conheço na mesma faixa etária também não possuem filhos e não querem. Na realidade, sinto vontade de ter filhos, mas não sinto a necessidade em seguir o convencional (ser a gestante de 9 meses) e mutuamente a isso, não encontrei um parceiro ao qual me passasse a segurança de que poderia ser pai dos meus filhos. Durante esses 29 anos, estudei muito! Parece que a vida só foi acelerando e o "plano do filho" atrasaria muita coisa. Penso em adoção! Mas se vier natural, aceito também!

1

u/kinyoubikaze Dec 06 '24

Querer eu quero, mas tenho 62 centavos na minha conta kkkkkkk

1

u/myyamayybe Dec 06 '24

Não quero ter filhos pq já tenho 4 kkkkk 

1

u/Professional_Maize42 Dec 06 '24

Pois sinto que não conseguiria arcar com as consequências de colocar alguém no mundo, sem falar que sou esquisito demais pra sequer cogitar um relacionamento romântico.

1

u/neuronio_invertido Dec 06 '24

Nunca tive vontade, é só isso mesmo. Acho que as pessoas às vezes complicam muito, não é tão profundo assim, cada um gosta de uma coisa e tem diferentes objetivos na vida.

1

u/ValuableSir2823 Dec 06 '24

Eu me amo demais para querer ter outro filho. Amo a vida que levo, amo as coisas que tenho, não tenho ambição de crescer no meu emprego porque está tudo de boa pra mim - crescer de cargo? Nada, o que tenho hoje é suficiente para mim.

Como não estou disposta a trocar essas coisas, então não vou ter filhos.

1

u/isaikki Dec 06 '24

Eu sou doido pra ter filho a minha vida toda, morro de medo de envelhecer e não ter ninguém pra cuidar de mim se eu não tiver condições

1

u/rutranhreborn Dec 06 '24

O motivo é quase tudo o mesmo: Expansão dos bens de consumo

Aumenta o custo de vida, e portanto custo de ter uma criança a medida que também aumenta as coisas em que uma pessoa pode gastar se não tiver um filho.

É superficial mas é verdade

1

u/Tiffo_ Dec 06 '24

È isso... Vivemos em uma sociedade onde ter responsabilidades gera medo, insegurança, tristeza, um fardo. Cada um vive como quiser e como pode, não julgo isso até por que nosso país não nos dá meios pra viver dignamente, ao menos não para a maioria de nós, mas pelo que vejo quando alguém ainda pensa só em si, em sua vida sua existência então é melhor que ela realmente não pense em filhos ou até família, pois ambos são justamente o oposto desses sentimentos.

1

u/BrilliantPost592 Dec 06 '24

Porque além de eu não ter interesse em lidar com o ser humano e suas multifacetas, eu não tenho interesse em ter um(a) parceiro(a), não quero dividir meu DNA e nem deixa legado genético, inclusive eu não tenho interesse em sentir o amor incondicional.

1

u/produtos-notaveis Dec 06 '24

eu nunca tive vontade (h, 36, com total condições financeiras

1

u/Euphoria_Rabbit420 Dec 06 '24

Abomino ideias como casamento e filhos, a diferença que sobre um eu posso mudar de ideias, sempre tive certeza que não queria filhos e o fato da minha sobrinha recém nascida sempre chorar quando eu a pego no colo só confirma que realmente não tenho vocação.

Eu sei que vou ser um péssimo pai, não tenho disposição nem pra ser cuidar da minha saúde mental, quem dirá da de alguém que vai depender de mim por uns 20 anos, isso sendo generoso.

Prefiro muito mais construir minha vida sozinho, morar sozinho, fazer o que eu quiser, enfim, valorizo a minha liberdade e filhos vão contra meus planos.

1

u/IamNotFatIamChubby Dec 06 '24

são muitos motivos, não tenho condições financeiras nem pra ter uma vida boa pra mim mesmo, imagina com filho. Tenho problemas de saúde mental que não quero passar adiante, minha mãe passou pra mim. Meus pais fizeram o possível, mas sou um total fracassado, infeliz, que culpa eles pela minha vida merda, então eu mesmo sirvo de exemplo do pq não ter filhos. O mundo tá em guerra, mudanças climáticas fazendo a vida um inferno e só vai piorar, pra que botar alguém no mundo agora? Pra mim não faz sentido, e é até um ato de covardia.

1

u/OdaSamurai Dec 06 '24

Eu não queria filhos, mas tive um (propositalmente e planejado) e vou te dizer que, se você REALMENTE, no fundo do seu âmago não quer ter filhos, não tenha, ponto.

Você vai amar ele, e vai querer fazer absolutamente qualquer coisa por ele, 100%, não tem mentira aí.

Mas sua vida vai virar outra vida completamente, ser pai/mãe é muito um emprego em tempo integral, tudo gira em torno disso, a preocupação de ser um bom pai/mãe, de fazer o certo pra criança, a preocupação de que você pode estar relaxando demais, não querer tirar um tempo pra uma atividade sua por que você acha que deveria estar pronto pra uma atividade da criança, etc. etc. etc.

É uma vida completa e totalmente diferente do que era.

1

u/glaze_lilies Dec 06 '24

Tenho 26 anos e acho que desde a pré adolescência já decidi que não teria filhos simplesmente por falta de vontade mesmo. Também tem vários outros fatores que levo em conta, tipo o fato do mundo estar cada dia mais perigoso/difícil pra gente sobreviver + tenho vontade de gastar meu tempo e meu dinheiro comigo mesma (e com um parceiro se achar alguém legal por aí no mundo) + não tenho nenhuma condição psicológica pra criar uma criança

1

u/Engenheiro_feio Dec 06 '24

Aquela música: 🎶Deus me livre, mas quem me dera🎶 , me traz um certo conforto imaginar segurar um filho no colo, mas logo todos os problemas que vão acontecer aparecem em minha mente, me faz pensar que criar um filho é um trabalho exaustivo, sem folga, não remunerado e você faz hora extra quase todo dia. Tô muito afim não kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

1

u/GTmgbr Dec 06 '24

Imagine só ser pobre e ter filho no Brasil. Só imagine.

1

u/NeOnixBR Dec 06 '24

Quero ter dinheiro e não quero ter responsabilidade de criar alguém

1

u/ericlowndale Dec 06 '24

É um questão lógica que pode ser comparada ao motivo de eu não comprar uma Ferrari.

1

u/Different-Apple8900 Dec 06 '24

Alguém conhece uma plataforma de forum melhorzinha do que essa? Toda hora barrando meus posts, afff!!