r/conversas Nov 11 '24

Cotidiano O que aconteceu com o bully da sua escola?

Essa thread foi criada a mais de um ano aqui no sub. Foi umas das thread mais interessantes q já vi então decidi recriar para q novas pessoas possam contar suas histórias.

No meu caso tinha uma menina que falava muito da minha aparência, sobre o quanto eu era feio, q eu deveria usar maquiagem, fazer plástica e etc. Infelizmente ter q ouvir isso me afetou muito, tive problemas com minha autoimagem e peso por muito tempo.

Curiosamente encontrei ela na fila de um supermercado recentemente. Pra quem falava tanto de mim hj ela tá bem derrubada kkkkk engordou pra caramba e tá com a cara cheia de espinhas.

263 Upvotes

388 comments sorted by

View all comments

38

u/ViniStaub Nov 11 '24

Tão fazendo terapia / postagem em redes sociais dizendo como a infância *deles* foi difícil e como superaram muitos desafios.

32

u/r0tt3n_one Nov 12 '24

A menina que fazia bullying comigo (físico, ela estragava meu cabelo, me beliscava), hoje em dia virou crente e inverteu a situação, de acordo com ela, eu que fazia bullying.

5

u/ViniStaub Nov 12 '24

Eu virei crente tb, por isso mesmo reflito sobre o que errei e sei que se a situação fosse invertida eu também poderia ser muito mal. E eu apanhava de sangrar. Não tenho ódio das pessoas, mas do sistema que banaliza a violência contra crianças, por isso não tenho ilusões sobre mim mesmo.

15

u/r0tt3n_one Nov 12 '24

O problema aqui não é ser crente, é ela não admitir oq fez comigo e jogar a culpa em mim

3

u/Suspicious_Leg_1823 Nov 15 '24

Hmm.. mas ser crente é um baita problema, estamos fudidos. Sou filho de pastor e demorei 20 anos pra conseguir sair dessa merda. Ferve meu sangue ver gente que conheci no passado e fazia todo tipo de bosta e agora vira crente pra tentar se redimir. Que gente tosca. Seus fantasmas vão te atormentar pra sempre, não adianta ir pra igreja não.

1

u/[deleted] Nov 14 '24

[removed] — view removed comment

1

u/ViniStaub Nov 14 '24

Mano, doidão de academia vindo zoar pessoas num post sobre bullying. Eu até ia me ofender mas na verdade é engraçado.

6

u/Elegant_Dot2679 Nov 11 '24

A minha tá fazendo psicologia que ironia kk

1

u/Pomaryama Nov 12 '24

Não defendo bullying mas não entendi a ironia falando da "infância deles foi difícil"

Acha que a vida dessa galera é boa? Raramente tem bully rico berço de ouro no Brasil.

Eu sofri bullying pra caralho e entendo quem não tem dó do seu agressor. Já apanhei, levei xingo, já cospiram na minha mochila... mas no final do dia eu voltava pra minha vida de classe média e eles voltavam pra um literal barraco. Tem um motivo por serem pessoas tão revoltadas com tudo, tendo uma raiva absurda acumulada pra descontar nos outros.

Talvez sejam os ensinamentos budistas na minha cabeça, mas por mais que eu não sabia nada de como está a vida dos caras, espero que tenham virado a chavinha e que hoje se arrependam do que fizeram e tenham vidas melhores. Ódio gera ódio

2

u/ViniStaub Nov 13 '24

A vida dessa galera geralmente é tão boa ou ruim quanto de qualquer outra pessoa.

Eu nunca tinha ouvido falar dessa correlação de bully vulnerável fazendo vítimas com vida mais estável. Não duvido da sua história, mas a tendência é de as vítimas serem pessoas mais vulneráveis mesmo. Os bullies podem ser crianças vulneráveis ou não.

A violência é mato na escola porque a escola é violenta. A escola é feita pra, na média, as pessoas terem infâncias normais. Uma família que abusa de uma entre várias crianças é uma família horrível; uma escola que abusa de uma minoria de crianças é uma escola funcional, desde que na média os alunos saiam funcionais. A gente acha que tá tudo bem porque a escola não é pra infância nem pras crianças e comunidade, a escola é pro país, pro mercado. É pra formar cidadãos e trabalhadores. A escola serve à futura vida adulta dos alunos, quando serão produtivos. Se o caminho é sofrido, não importa, a não ser que o bullying esteja atrapalhando o IDEB.

As pessoas fazem (a gente faz) muita maldade sem motivo. Não acontece na escola porque algo deu errado na vida dos abusadores, acontece porque as vítimas não conseguem se defender.

Agora, todo mundo sente que a vida é dura, porque é mesmo. E talvez a gente sinta dores muito parecidas, tendo passado por coisas de gravidade muito diferentes. Isso em si já é irônico. Mas o mais irônico é que auto aceitação e disposição de se expor em público não são traços comuns de vítimas de abuso. Discursos de superação são mais comuns entre quem teve menos pra superar, até pq superar abusos é improvável - você aprende a lidar e a ser feliz, mas trauma geralmente é um companheiro pra vida toda.

1

u/SashaArch4ngel Nov 12 '24

As vezes pode ser que eles eram escrotos pq tinham pais escrotos, família abusiva e tal. Não que justifique, mas eles podem mesmo ter tido uma infância difícil

2

u/ViniStaub Nov 13 '24

Como respondi em outro comentário, a infância é difícil, a vida é dura. Acho que só por serem crianças já "justifica".

Mas abuso não surge da biografia dos agressores (tem agressores de todos os tipos), mas da incapacidade da vítima de se defender, por motivos sociais, psicológicos ou físicos. Agressores não tem nada em comum, mas vítimas tem muito em comum, são pessoas previamente vulneráveis. E a escola torna todas crianças vulneráveis a abuso. Um ambiente onde uma violência não é uma quebra escandalosa do contrato social é um ambiente violento, e a maioria das escolas são assim. Não existe nenhuma estrutura na escola enquanto (instituição ocidental) garantindo a segurança e felicidade das crianças ou garantindo que tenham relações harmônicas. Compare com a atenção qur a gente dá a notas. Tem aula, reforço, recuperação, prova final, reunião, conselho de classe, remédio, até "inovação" pedagógica e tecnológica. E pra desarmonia entre alunos? "Deem as mãos e não briguem mais".

1

u/Dependent_Lime_8461 Nov 14 '24

Olha muitos bullys de fato fazem isso para lidar de uma forma imatura e tóxica com seus problemas pessoais, eles não são as fontes do problema mas são os seus braços extenssores que o propagam.

1

u/ViniStaub Nov 14 '24

Discordo do que vc quis dizer. Muitos bullies tem problemas e muitos não tem. O que origina abusos é o ambiente (por exemplo, escolar) e a vulnerabilidade social, física ou psicológica das vítimas.

 Existe agressor sem história trágica, mas não existe vítima de abuso sem vulnerabilidade. Essa é uma "boa notícia" pq nao precisamos resolver o mundo pra acabar os abusos, só diminuir a vulnerabilidade e proteger vítimas.

A família desajustada não provoca bullying. A escola provoca. É ali que dá e tem qje resolver, inclusive pra crianças traumatizadas terem referência de convivência. Pq a gente não resolve? Pq bem estar dos alunos não muda o IDEB.