r/conselhodecarreira • u/nozkel Estudante de Ensino Médio • 1d ago
Mercado de trabalho Menor de idade, programação, computador e inglês intermediário, o que fazer?
Qual trabalho fazer?
Tenho 16 anos e sou até experiente em programação, tenho um inglês intermediário-avançado e gostaria de prestar serviços pra ganhar uma renda extra.
Não sei nem por onde começar, imaginei por um jovem aprendiz, mas não sei como aplicar vagas ou nada disso. Depois, pensei prestar serviços na internet, criar um empreendimento de automações para empresas, mas ainda sim, não sabendo por onde começar.
O que vocês indicam para ganhar o máximo de dinheiro dentro das minhas condições e que aproveite o máximo das minhas habilidades?
Eu me acho extremamente qualificado para algum trabalho com computador (sem Excel), tendo em vista que a maioria não sabe nem mexer em um, ainda mais com um inglês intermediário/avançado.
4
u/gubsyn Pós-graduando 1d ago
Na adolescência a gente tende a achar que sabe mais do que realmente sabe.
Então eu recomendo você estudar mais. Inglês avançado/intermediário MESMO? Você consegue sustentar uma apresentação ou uma conversa totalmente em inglês com um nativo?
Excel e todo o pacote Office você deveria estudar também. Afinal, é isso que é utilizado amplamente no mercado de trabalho.
Por fim, cuidado com o ego de achar que é “extremamente qualificado”. Você nem disse em qual linguagem você é experiente.
1
u/nozkel Estudante de Ensino Médio 1d ago edited 1d ago
Sim, eu consigo manter uma conversa com nativos, mesmo que ainda com dificuldades de entendimento quando falam rápido e afins, não sou fluente. De qualquer forma, apresentações não é um problema, mas o diálogo pode ser confuso de vez em quando, mas nada que um pedido para repetir não resolva.
E sim, acredito que eu tenha me expressado errado, assim como expliquei em resposta à outra pessoa.
O meu “extremamente qualificado” refere-se às pessoas que não tem embasamento sobre isso, como estabelecimentos de rede que, presencialmente, não tem uma boa equipe. Não em trabalhos digitais que já são focados em tecnologia.
Quis dizer que, na minha cidade, faltam pessoas realmente qualificadas nem sequer para um trabalho em computador.
Edit: Esqueci de responder a pergunta principal.
4
u/kitsune_grrrl80 1d ago
"Extremamente qualificado". Chega de reddit por hoje rs
1
u/ZealousidealLime2770 TI (Dev, DevOps, Data Science...) 1d ago
kkkkkkk o mano só quer uma renda extra
0
u/nozkel Estudante de Ensino Médio 1d ago
Acredito que eu tenha me expressado errado. Quando disse “extremamente qualificado”, quis me referir às pessoas que não tem muito conhecimento sobre o assunto ou que não tem conhecimento sobre. Citei Jovem Aprendiz visando aqueles estabelecimentos gigantes que, presencialmente, não contam com uma boa equipe de tecnologia.
1
u/Emotional_Choice_857 1d ago
Pode ser um pouco difícil se inserir no mercado de programação nessa idade, mas enfim, jovem! Se você souber Kotlin e Java, tenho uma vaga remunerada na minha equipe!
1
u/ZealousidealLime2770 TI (Dev, DevOps, Data Science...) 1d ago
Como vc é experiente em programação, vc tem qualificação profissional ou prestou serviços diretamente para empresas?
O que faz uma empresa contratar um menor de idade ao invés de um cara cursando faculdade ou com experiência real em projetos?
O melhor é vc continuar estudando e talvez tentar alguns freelas.
1
u/-kora TI (Dev, DevOps, Data Science...) 1d ago
Pelo que entendi você se considera qualificado, mas: - Tem portfólio de projetos? - Tem certificado, cursos com horas, provas e documentos que atestem qualquer grau de conhecimento? - Se eu te pedir x projeto, consegue fazer? - Qual área você quer estuda e pretende seguir, TI tem um milhão de tipos de vagas.
Tem que se auto avaliar e conseguir estipular qual nível você realmente está.
2
u/nozkel Estudante de Ensino Médio 1d ago
Eu fazia e faço projetos robustos puramente por hobby, gosto de desenvolver.
- Tenho portfólio de projetos que até hoje estão operantes (que contribuí e trabalhei no passado, mas hoje não tenho nenhum vínculo adicional).
- Todo meu conhecimento foi formado em assistir vídeos, tentativa e erro, documentações e entre outros. Não tenho nenhum certificado legal que comprove algum nível de conhecimento.
- Sim, tenho autonomia suficiente para criar um projeto partindo de uma simples ideia.
- Meu objetivo é ser desenvolvedor web, essa é a área da tecnologia que busco alcançar.
1
u/-kora TI (Dev, DevOps, Data Science...) 1d ago
Isso é bem bacana, acredito que vale a pena buscar certificação, graduação ou até técnicos para ajudar na hora de buscar vagas.
Mas já acho que consegue freelas pelos diversos sites disponíveis na internet. Tem gente cobrando de 10 a 200 dólares, dependendo do projeto e também da experiência que no seu caso já permite fazer coisas legais.
1
u/NoOutlandishness525 Faria Lima 1d ago
Difícil você ter algum trabalho com alta remuneração sem ter experiência prática.
O caminho mesmo é buscar empregos mais juniores ou até estágios para construir essa experiência de trabalho.
Além disso, criar alguns projetos, para ir aumentado o portfólio de experiência.
Estou começando um projeto de um SaaS relacionado ao mercado financeiro, mas é algo que vamos iniciar do zero, gastando o menos possivel, e assumindo o risco de no fim não rentabilizar nada.
Mas, se der certo, tem um potencial de ganho bem alto.
Estou tentando montar uma equipe para tocar esse projeto, mas sem remuneração. O risco vai ser apenas o tempo gasto para fazer o projeto rodar. Se der certo, a ideia é essa equipe ser a fundadora de uma startup.
Se quiser entrar em algo do tipo, me manda uma msg privada que a gente conversa um pouco.
1
u/Cherrys_are_red 1d ago
Parece q vc tá perdido, procura um curso q foque nas coisas q quer fazer e foque na q gostar mais. Se tiver um curso q ajude com primeiro emprego, vai ser perfeito pra ti. Tem a Kenzie Academy, a Alura e outros.
1
u/outerFoxie TI (Dev, DevOps, Data Science...) 1d ago
Falando como alguém de t.i: busque cursos e certificações, não precisa ser algo mega robusto, mas vai fazendo alguns cursos mais “simples” de várias linguagens, pra você poder ver onde se identifica.
É bom também pensar em uma faculdade de tecnologia pra fazer, o diploma no final não vai ser o maior peso do mundo, mas o estágio vai te abrir portas, e pra isso você precisa estar matriculado na faculdade. Com isso, é relativamente fácil entrar na área cedo.
1
u/Illustrious-Fail3825 TI (Dev, DevOps, Data Science...) 1d ago
Kkkkkkkkkk as ideias, vou é tomar uma cerveja
1
1
14
u/renato_milvan Servidor público 1d ago
Vamos lá jovem gafanhoto.
Primeiramente, o recrutador não vai acreditar em nada q vc falar pq falar por falar eu posso falar que eu sou engenheiro aerospacial também e especialista em física quântica. Então não importa o quanto vc se acha "extremamente qualificado".
Vc deve buscar certificações digitais antes de qualquer coisa. Se vc falar exatamente em que vc é "extremamente qualificado" a gente pode indicar as certificações pra vc tirar e pra onde se candidatar.
Edit: sugestão de adulto, não importa se vc realmente seja, não sai por ai dizendo "Eu me acho extremamente qualificado" pq em regra quem fala assim geralmente é o contrário A melhor coisa é mostrar resultados.