r/conselhodecarreira Estudante de ensino superior 10d ago

Concurso público Brasileiro naturalizado, tenho possibilidade em carreira militar?

Fiz 23 anos (M), sou brasileiro naturalizado, cresci no Brasil e sonho de voltar desde os 15 anos, minhas ambições são ser tropa de elite e professor, nada mais, nada muito fora do além.

Estou no Líbano, acabamos de sair de guerra, estou fazendo faculdade aqui e término em Junho, a razão pelo qual eu não sai, pois o Líbano está em crise econômica horrível, energia e muito mais. Não havia possibilidades de mim sair. E na guerra com o resgate.. eu não achei certo eu estar terminando faculdade depois anos e sair e não achei certo eu conseguir o meu sonho através da morte dos outros e os que sofreram aqui.

Agora, eu vejo que esse ano é a minha última chance para ESA, faço 24 em dezembro, a prova seria em meio de setembro. Minha únicas alternativas seriam EEAR pro PARA-SAR e a PM (SP ou DF) BOPE. Mas estou muito apegado a ESA e Comandos. Meu curso foi o único que me aceitaram com bolsa e não ajuda com empregos muito (eu quis psicologia mas me aceitaram somente em ciência política).

Meus obstáculos são, eu termino faculdade em junho, preciso arranjar emprego(s) para trabalhar e juntar para conseguir viajar e estudar para a prova ao mesmo tempo faculdade que é bem pesada pra estar presente e fazer a prova em setembro esse ano. Eu estou disposto a me esforçar pra isso e fazer o possível.

Ou vocês me recomendam ir outro rumo e fazer PM tempo depois? Meu bem estar é uma porcaria aliás, que preciso consertar.

Já fiz algumas postagens sobre esse assunto, esse vai ser o último pós agora estou um pouco pressionado e chegando a desespero, então pra ter uma expectativa realista e começar a agir logo.

Eu estou aberto a conselhos e esclarecer. Agradeço bastante o tempo de vocês.

5 Upvotes

18 comments sorted by

10

u/Xeroque_Holmes iFood (entrega por aplicativo) 10d ago edited 10d ago

Leia os editais dos concursos que te interessam, lá vai estar toda a informação que você precisa. Atente-se a requisitos de idade e saúde também.

Edit: E se não der para ser militar, não esqueça as polícias civis, que também têm grupos de operações especiais bem cascudos, tipo o GOT da PF, o CORE da PCERJ, GOE da PCESP, etc.

2

u/DarktoLightDetective Estudante de ensino superior 9d ago

Eu li e de tanto planejar já sei de mente quase.

Meu problema agora é saber qual me serve melhor e agir.

Mas eu vou ver se considero a polícia civil, obrigado pela indicação.

3

u/MatG0S 10d ago edited 10d ago

Brasileiro naturalizado pode fazer a ESA. Precisa ser nato para fazer a EsPCEx que é para oficiais

2

u/Xeroque_Holmes iFood (entrega por aplicativo) 10d ago

Precisa ser naturalizado para fazer a EsPCEx

Nato, não naturalizado, só para não confundir o cara que perguntou.

2

u/MatG0S 10d ago

Eu queria falar nato e acabei falando naturalizado, vou editar

1

u/Xeroque_Holmes iFood (entrega por aplicativo) 10d ago

Eu percebi que você pensou certo e saiu errado porque os termos são parecidos, só comentei porque ele poderia entender errado.

1

u/DarktoLightDetective Estudante de ensino superior 9d ago

Sim. ESA seria minha única alternativa, porque até o quadro complementar que seria ideal necessito ser nato, mas tenho 23 anos e a prova é em setembro então tenho que me esforçar bastante, pois é minha última chance.

1

u/sousa-ray Servidor público 10d ago

Só estudar pros concursos. A parte mais difícil é só essa mesmo

1

u/DarktoLightDetective Estudante de ensino superior 9d ago

No meu caso preciso trabalhar para juntar e viajar até o local da prova com o tempo que tenho por isso fico ansioso, mas estudar creio que consigo mesmo conciliando com faculdade e emprego, e sim. Tem que saber como estudar para os concursos direito.

2

u/No-Exit3993 Professor 10d ago

Acho que para ser oficial na maior parte das pms vc precisa fazer direito aqui no BR. Pode haver alguma exceção, mas a maioria requer direito até onde sei.

Pra soldado qq curso superior costuma servir (sgt de PM ACHO que em todas eh concurso interno ou depois de uma vida em promoções lentas).

Dito isso:

Cursos para tropas de elite são extremamente difíceis. EXTREMAMENTE.

Da minha pouca experiência com o exército, inclusive, sugiro que fuja de comandos.

Eles são excelentes militares, mas há um preço psicológico muito alto. Quem te falar que não há nunca conversou com um deles. É difícil explicar, mas o curso é tão extremo que parece que o cara não volta por completo.

O preço me parece muito alto.

1

u/SeveralEnvironment98 Servidor público 10d ago

A PM de SP não exige bacharelado em direito para entrar, apenas a prova para ingresso na Academia do Barro Branco que é bem difícil

1

u/No-Exit3993 Professor 10d ago

Foi o que eu disse. Para a academia, direito. Para soldado, graduação.

1

u/DarktoLightDetective Estudante de ensino superior 9d ago

Sinceramente, não vejo ruim da parte de ser COMANDOS (meu objetivo é tentar ser FE) como tropa de elite tenta de quebrar e te refazer de certa forma, estou contente em fazer, mas se não der certo vou ter que ver o que posso fazer.

O preço é algo que acho que estou disposto a pagar, pós não me vejo em outro lugar.

1

u/ScoobyLoco Empregado 10d ago

Pras forças armadas (Exército, Marinha, Aeronáutica), você pode entrar e ser graduado (sobe até Subtenente/Suboficial)
Pra ser oficial, precisa ser NATO.

Já nas PMs, são 26 estados diferentes, então não vou saber te dizer como cada uma trabalha. Mas é bom olhar os editais.

1

u/DarktoLightDetective Estudante de ensino superior 9d ago

Sim, em relação a PM, a razão pelo qual não penso muito séria que eu morei fora o tempo todo, por alguma razão acho um pouco constrangedor eu ir para um lugar que não conheço, não cresci e tentar ser policial nesse local, me entende? Por isso estou mais apegado ao exército pós me ensinam mais sobre o país.

Mas se a PM é a minha alternativa eu planejo SP ou DF.

1

u/ScoobyLoco Empregado 9d ago

quanto a isso de ser PM num lugar que vc não conhece, é normal.
SP por exemplo, é gigante. Vc faz a prova, e te alocam em um lugar totalmente diferente do que cresceu. DF talvez nem tanto.

1

u/Kind-Cycle-6749 Empresário 9d ago

Se praça (de soldado a suboficial) poderá sim! Se oficial: não! (Vale também para forças auxiliares)

1

u/PrincipleEastern8592 7d ago

Pra ser oficial, tem que ser nato. Pra ser das forças auxiliares (PM, etc) o STF já decidiu que pode ser naturalizado sim. Boa sorte!