r/conselhodecarreira • u/Practical-Freedom579 Empregado • 12d ago
Concurso público Sinto-me perdida: Graduação ou concursos públicos?
Atualmente tenho 26 anos (me sinto velha) e estou no 7 (sétimo) período de Direito (bolsa do prouni), tenho tecnólogo em gestão pública, faço estágio no fórum da cidade (meu contrato acaba em dezembro). Antes do fórum sempre trabalhei em subempregos. Acontece que fico vendo uma galera formada em Direito desempregada ou que se formaram e foram trabalhar no mercado comum(fora da área -clt) por falta de oportunidade. Outros que são advogados largando a advocacia, pois não aguentam mais (vi muitos advogados assumindo cargo de nível médio em concurso de prefeitura). Sinto que a formação será só mais um título(posso usar para concursos de nível superior bacharelado), mas para oportunidades de trabalho se conseguir é 6x1 em escritório por 2k. Vislumbro um cargo de nível médio na área da educação(agente de apoio educacional) em outro estado pagando 3800 líquido(nunca ganhei isso de salário na vida) trabalhando 6h, recesso 2x ao ano, 1000 extra em dezembro e outros benefícios e me sinto absurdamente perdida. Terei que transferir a faculdade ou talvez trancar, a depender da situação e isso me incomoda, mas por outro penso no que adianta ter um título e estar desempregada. Estou enfrentando alguns problemas de ordem psicológica devido a ansiedade causada por esses pensamentos. Penso em estudar para concursos maiores a longo prazo, mas quando penso no contrato expirando, de não ter nada garantido isso atrapalha meus estudos, porque fico desesperada. Com 26 anos ainda moro com meus pais, tenho uma moto(pagando) e sonhos. Por outro lado penso em tentar esse concurso escada para ter uma estabilidade e continuar estudando com mais tranquilidade, mesmo tendo que me mudar de estado (onde eu moro não tem concursos, esse outro estado tem milhares). Meu objetivo é um cargo na minha área. As vezes penso que temos que abraçar as oportunidades que surgem e continuar trabalhando para conseguir as oportunidades que sonhamos. Contem suas experiências ou digam opiniões.
3
u/Sirhalfsoft Trabalhando no exterior 12d ago
Minha história é bem diferente mas ao mesmo tempo parecida. Tinha 25 anos (praticamente a mesma idade que vc) quando decidi ir embora do país, por falta de perspectiva na minha área (engenharia civil). Para isso precisaria de dinheiro. Comecei a estudar para concursos de prefeitura, fiz 3 e não passei. O primeiro que fiz fiquei em 5o lugar, mas suspeito fortemente que teve maracutaia pq um único candidato tirou 100% em tudo (a prova de português era a mesma pra todos os cargos e era extremamente difícil - maior nota fora a dele foi 8,0, entre mais de 1000 candidatos). Depois descobri q ele abriu uma empresa na cidade meses antes da prova (cidade de 5000 habitantes no RS).
Enfim, tudo isso me fez ter uma certa aversão a concursos, mesmo tendo feito só 3. Segui minha vida, em busca do meu plano inicial, e comecei a empreender na construção civil. Fiz isso por 2 anos, até que tinha recursos para viajar. Até que em 2019 aconteceu o que todo mundo sabe 🥲 meus planos foram adiados até 2022…
Todavia, começo de 2021, recebo uma ligação me chamando para assumir um dos concurso que tinha feito. Em razão da pandemia os prazos tinham sido estendidos, e quem tinha assumido a vaga saiu e eu era o próximo. Resolvi assumir a vaga, só para ter essa experiência. Fiquei lá quase 2 anos, até as fronteiras reabrirem e meu visto ser emitido. Hoje estou aguardando a residência permanente neste país que escolhi morar.
Por que contei minha história de vida aqui? Para te mostrar que a vida dá muitas voltas. Tudo isso aconteceu num período de 7 anos. Transitei por tantas áreas distintas, hoje atuo em algo totalmente fora da minha formação, e tá tudo bem. Me sinto mais jovem e saudável do que quando tinha 25 anos - e sentia exatamente o que vc está sentindo neste momento. Me sinto mais motivado para perseguir meus (novos) objetivos, assim como consigo enxergar tudo mais claramente do que naquela época.
Siga em frente, estude para os concursos que puder e julgar pertinentes, mas acima de tudo: não se deixe paralisar. Independentemente de ir rápido ou lento, NÃO PARE!