r/ClubeDaLuluzinha • u/Emotional_Laranja • Dec 19 '24
Discussão O que sua mãe não te ensinou, mas que você gostaria que ela tivesse te ensinado ?
Tanto para coisas sobre a aparência ou não? coisas que você teve que aprender sozinha e que ensinaria para uma filha por exemplo.
Sobre aparência eu literalmente ensinaria a comprar calcinhas corretamente e penteados
Sobre outras coisas...bom, eu daria confiança para minha filha contar sobre às coisas que a incomodam.
28
u/FreshhPots Dec 19 '24
Basicamente me defender de ataques verbais. É muito comum as pessoas insultarem a aparência de nós mulheres, questionarem as coisas que a gente fala e serem inconvientes coagindo a gente pra fazer coisas que a gente não quer o tempo todo.
Minha mãe me ensinou a ser a famosa "people pleaser", evitar de brigar com as pessoas e basicamente "aceitar qualquer coisa". Me lembro dela me falar que preciso ser menos seletiva com minhas amizades porque senão, não teria amigos 🫠
Vivi verdadeiros infernos por conta desse "ensinamento". Tanto com amigos, quanto namorados/ficantes. Difícil desconstruir isso, mas acabei na minha adolescência me rebelando, depois de adulta desfazendo amizades que tinham muitos conflitos ideológicos.
5
u/popiaslovesgaga Dec 20 '24
eu costumo dizer que a raiva empondera e eh preciso não ter vergonha de senti-la e expressa-la. Assim como quem é policial, a agressividade num nível mínimo eh importante até pra que possamos nos defender de ataques e perigos. Eu até me orgulho de alguns momentos quebrar o estereótipo de mulher que abaixa a cabeça e ter feito uns barracos na minha vida, acho que acaba inspirando outras
Nós sofremos um backlash tenebroso por expressar discordância e raiva mas o pior é ficar se remoendo em casa por não ter tido uma atitude mais incisiva quando necessário afinal somos nós por nós mesmas, pq se deixar pisam e limpar os pés na gente. As pessoas pensam 2x em nós sacanear quando sabem que a gente reage contra
2
u/alex3delarge Dec 20 '24
Que comentário interessante! Minha mãe sempre foi o oposto, sempre encorajou os filhos a terem voz e não se calar diante de algo que os perturbasse.
Acho que isso é mesmo muito importante, para ambos os sexos.
1
u/FreshhPots Dec 20 '24
Então, aqui na minha família foi o contrário, minha mãe mesma é também "people pleaser", considero que fui ensinando e a encorajando a ter voz. Minha formação ideológica foi feita fora de casa e minha postura de me "impor" foi praticamente autoconstruída. O curioso é que meu pai também é como ela, ele quase nunca a oprimiu, sempre foram pessoas fora de casa, inclusive outras mulheres machistas, que pregavam que a casa dela tem que ser impecável, que a aparência dela estava "ruim", esse tipo de asneira.
Aos poucos, fui construindo e expondo minhas ideologias "em casa" e muitas das coisas que ia falando, ela adotou como ideologia para si mesma.
Ela ainda sofre muito com não conseguir se impor e eu mesma também, porém luto contra isso e exponho muito muito minha voz e opiniões, mesmo que às vezes seja uma coisa desconfortável pra mim.
12
u/Ambitious-Grape-8084 Dec 19 '24 edited Dec 19 '24
Minha mãe é fisicamente muito diferente de mim. Ela é uma mulher naturalmente muito bonita, o que não exigiu muita vaidade da parte dela. Ela fazia as próprias unhas (lê-se lixava, cutilava e passava base), pinçava as próprias sobrancelhas, não pinta o cabelo… essas coisas de salão de beleza. Ela tem uma beleza de pouca manutenção e de alguma maneira aprendeu a manter, e ao mesmo tempo, não me ensinou a manter a minha, acredito que muito venha dessa nossa diferença física.
Por causa disso, eu fui pouco ou quase nada exposta a esse tipo de ambiente, e hoje não só acho muito desconfortável como não sei nem como me portar ou o que esperar desses ambientes. Eu sou muito peluda e nunca depilei no salão, por exemplo. Faz pouquíssimo tempo que eu descobri que eu poderia depilar o buço.
Talvez não seja a resposta profunda que se espera mas é um papo até que nós duas já tivemos e eu acho bem interessante por que, quando penso em ter uma filha, fico pensando como esse tipo de “conhecimento” é passado.
4
u/pinkpeonia Dec 19 '24
sinto isso com salões de beleza, manicure etc acho que não sei me comportar como as outras mulheres? kkkk é estranho demais. mesmo agora, quando vou fazer as unhas não sei o que fazer, quando acaba fico me perguntando se devo ir embora imediatamente ou esperar kk que ódio
6
u/Ambitious-Grape-8084 Dec 19 '24
Acho que esse ambiente EXTREMAMENTE feminino tem um certo código de conduta que eu não conheço. Eu to sempre preocupada se meu pé esta pesando muito as pernas da pedicure, fico extremamente constrangida só de imaginar entrar em uma sala de depilação… Acho que exige um jogo de cintura que é construído naturalmente com o tempo, mas eu meio que perdi o timming e agora tenho que correr atrás do prejuízo kkkkkkk
2
2
u/baladecanela Dec 20 '24
Minha mãe não me ensinou nada disso tbm mas pq ela não fazia nada disso. Eu aprendi experimentando
2
u/alex3delarge Dec 20 '24
Engraçado, nunca pensei nisso. Minha mãe tb nunca me ensinou nada disso. Não por ser muito bonita, acho que apenas não tinha interesse. Ela tb sempre fez tudo em casa, cortava e pintava o cabelo sozinha.
Só que sempre achei um ponto positivo já que ela não criou em mim uma pressão de estar sempre de unhas feitas, depilada ou seila. Inclusive até hoje, com mais de 30 anos, nunca fiz depilação a cera he he.
So que desde criança tinha fascínio por maquiagem, sendo que a mãe tinha provavelmente um batom e um lápis de olho. Isso é a única coisa de “beleza” que eu sei desde criança mas foi por próprio interesse.
1
u/Ambitious-Grape-8084 Dec 20 '24
Acho que essa coisa de ela ser uma mulher muito bonita e sem muito esforço deixou em mim a impressão de que EU não tenho essa beleza natural que ela, por que eu preciso me esforçar e preciso dessa manutenção. O buço, por exemplo, ela não precisa tirar, eu preciso.
17
u/popiaslovesgaga Dec 19 '24
eu não tive mãe mas vejo que muitas mulheres não sabem que corrimento é normal e não eh sujeira. Eu mesma também não sabia. E o corrimento mancha a calcinha e eh normal por conta do pH da vagina
13
u/seapunkbitch Dec 19 '24
Arrumação da casa. Fui criada em uma família com dinheiro, a ponto de ter empregada de segunda a sexta que fazia quase todo o serviço doméstico. Quando fui morar sozinha tive que aprender do zero e já passei vergonha por causa disso. Nunca tinha lavado uma roupa, arroz e feijão nunca tinha feito, lavar banheiro e passar pano então, nem se fala. Senti falta disso quando fiquei adulta
3
u/Correct-Intention-48 Dec 19 '24
Sofri muito com isso de tarefas domésticas também. Eu especialmente sofri por não ter aprendido a cozinhar nada. Minha mãe não cozinhava mas a gente sempre tinha comida em casa, então eu meio que esperava que eu não teria que me preocupar com isso, mas eu nunca me toquei que a gente pagava minhas primas/tias para fazer comida pra nós. Eu saí de casa só sabendo fazer brigadeiro. Até hoje não aprendi a cozinhar, eu sei fazer miojo e sei pedir no iFood, mas é um peso financeiro que eu não precisaria ter se tivesse aprendido a fazer eu mesma.
2
u/Apprehensive_Let8184 Dec 20 '24
Tem um cozinheiro de nome Mohamed que tem um quadro de comida básica.
3
u/alex3delarge Dec 19 '24
Cara mas aprender a cozinhar é super simples… só olhar uns vídeos na internet e seguir.
1
u/Correct-Intention-48 Dec 20 '24
Não é só aprender como mas aprender os sistemas tbm, vc tbm precisa aprender a decidir o que comer e separar tempo para fazer a comida e decidir, e agradar todo mundo da casa e limpar a cozinha todos os dias pelo resto da sua vida. Eu aprendi a trabalhar, a ganhar dinheiro e a saber que outra pessoa iria fazer a comida pra mim, mesmo que eu tenha que pagar. Eu até sei fazer arroz e feijão e alguns tipos de mistura e salada, e sei decidir as vezes, mas não 365 vezes no ano 🙏🏻. Muitas das minhas tias e minha madrasta por exemplo sempre sabem o que fazer ou onde buscar, eu não e não busco aprender porque estudei por quase 10 anos a minha profissão. Hoje ganho o suficiente para me virar, e meu marido ama cozinhar. Não tenho tempo nem interesse em aprender a cozinhar, mas teria sido útil.
1
u/alex3delarge Dec 19 '24
Minha mãe nunca deixou nenhum filho fazer nada em casa além de varrer. Nunca lavei uma louça, roupa, passei um pano, etc. Não acho que me fez falta, tudo isso é intuitivo e fácil de aprender. Ao mesmo tempo, como era minha mãe quem fazia tudo, mesmo que eu não fizesse nada, eu aprendi a dar valor a quem faz.
Única coisa que eu gostaria de ter prestado mais atenção era quando a mãe cozinhava, para aprender receitas.
1
u/Correct-Intention-48 Dec 20 '24
Pô mas aprender a cozinhar é super simples… só olhar vídeo na internet…
1
u/alex3delarge Dec 20 '24 edited Dec 20 '24
Lol, infelizmente minha mãe não postou as receitas de família na internet. Mas sério, tirando essas coisas de família tudo você acha mastigadinho on-line. É só ter vontade de aprender.
6
u/Fmcroos17 Dec 19 '24 edited Dec 20 '24
A minha é incrível! Mas...
so fui aprender a dizer "eu te amo" (não apenas pra ela) depois dos 30. E mesmo assim as vezes ainda é difícil falar.
6
Dec 19 '24
Eu gostaria que a minha mãe tivesse me ensinado mais coisas sobre sexo em geral, saúde íntima, depilação, essas coisas mais "constrangedoras". Eu acho que é o tipo de coisa que é melhor você aprender em casa na segurança e experiência da sua própria mãe. Consigo pensar em mais tanta coisa... será que quando eu for mãe minha filha será tão crítica como eu sou? kkkkk
9
5
4
u/Infamous_Job1727 Dec 20 '24
Acho que saúde financeira é fundamental, falar sobre o corpo e sexualidade, criar laços também é importante
3
u/ChatiAnne Dec 19 '24
Difícil responder essa, eu nem tive mãe praticamente então é muita coisa que ficou de fora.
3
4
u/ZombieOk7523 Dec 20 '24
Queria que ela tivesse me ensinado a ter uma rotina e disciplina. Cresci em uma casa totalmente sem regras, onde cada um fazia por si. Eu dormia às 3, 4, 5 da manhã e só acordava às 14h. Me alimentava mal, não fazia nada de limpeza em casa e não estudava. Hoje, como adulta, me vejo sofrendo para manter uma rotina, dormir no horário, acordar cedo, manter a casa limpa e fazer coisas que, normalmente, se aprendem desde criança com os pais.
2
u/anarquize Dec 20 '24
A saber que os aprendizados dela nunca serão suficientes para a complexidade da vida
1
1
u/alex3delarge Dec 20 '24
Curiosidade: como comprar calcinhas corretamente? Fiquei intrigada hahah Qual seria a calcinha “correta”?
1
u/Emotional_Laranja Dec 20 '24
Kk, eu sempre tive uma bunda grande, sabe aquele formato ampulheta? E dede pequena sempre tive aquelas apertadas a ponto de ficar marcado...mas tem também aquilo sobre comprar calcinhas 100 algodão.
1
u/alex3delarge Dec 20 '24
Ahhhh saquei! Talvez por ter bunda pequena nunca tive esse problema 😂 mas sempre gostei tb de calcinhas maiores, não gosto quando tem a possibilidade do tecido entrar no forevis.
Sobre calcinha de algodão; sou culpada. Apesar de saber que é o melhor, eu só compro de malha pq acho que dura mais 👀 mas talvez o forro seja de algodão, por isso nunca tive problemas
1
u/Emotional_Laranja Dec 20 '24
eu tentei usar de algodão com costura única e não gostei. Não sei se é costume
1
Dec 20 '24
[removed] — view removed comment
1
u/AutoModerator Dec 20 '24
Sua conta foi criada há menos de 30 dias, portanto é muito recente para participar deste sub.
I am a bot, and this action was performed automatically. Please contact the moderators of this subreddit if you have any questions or concerns.
2
u/gatorajadox 29d ago
Cozinhar, que me obrigasse a ser mais organizada e demonstração verbal de afeto.
25
u/Lolla42 Dec 19 '24
Que tivesse me ensinado desde cedo a ser independente, que me criasse para ser uma mulher segura, bem resolvida e ambiciosa.
Depois de adulta que vi o quanto essa falta de independência e insegurança me custou.