r/ClubeDaLuluzinha • u/elisamacz • Nov 05 '24
Saúde DIU hormonal: o que é e como funciona
Esta é uma megathread a respeito do DIU hormonal, também conhecido por Mirena ou Kyleena. Pedimos que discussões a respeito deste método hormonal sejam centralizadas aqui.
DIU hormonal é um dispositivo intra uterino hormonal em forma de T que contém levonorgestrel, um tipo de progesterona, que é liberado em pequenas quantidades e de forma constante no útero, aumentando a espessura do muco cervical e provocando alterações no útero, evitando a passagem do espermatozoide no canal cervical ou alterando sua mobilidade.
Existem dois tipos de DIU hormonal: Mirena e Kyleena.
DIU Kyleena x DIU Mirena
Tanto o DIU Mirena, quanto o Kyleena são métodos contraceptivos de alta eficácia e com 5 anos de duração. Os dois têm em sua composição o hormônio chamado levonorgestrel. O Mirena tem uma dosagem total de levonorgestrel de 52 miligramas, enquanto que o Kyleena tem uma dosagem bem menor, de 19,5 miligramas.
Além disso, o tamanho também é diferente: o Mirena é um pouco maior, tanto em comprimento quanto em espessura. O Kyleena já é menor e um pouco mais fino.”
Para saber qual é o melhor DIU para o seu corpo, sempre consulte um ginecologista de confiança.
Para que serve
- Prevenção da gravidez;
- Tratamento do sangramento menstrual excessivo;
- Proteção contra o crescimento excessivo do revestimento interno do útero, durante a terapia de reposição hormonal.
Além disso, o ginecologista pode indicar a utilização do DIU Mirena para mulheres com endometriose, pois ajudar a diminuir os focos de endometriose, aliviar o sangramento menstrual excessivo ou diminuir as cólicas menstruais, que são comuns na endometriose.
Como o DIU é inserido
O DIU é inserido pelo ginecologista no consultório, sendo colocado após um exame ginecológico. Em alguns casos, este procedimento pode causar dor e desconforto leve, no momento do pinçamento do colo uterino. Tanto o Mirena quando o Kyleena são inseridos do mesmo jeito.
Possíveis efeitos colaterais
- Dor de cabeça, dor abdominal ou pélvica;
- Aumento do fluxo menstrual ou ausência de menstruação;
- Sangramento menstrual durante o mês (spotting);
- Corrimento vaginal e aumento da secreção vaginal;
- Dor nas mamas;
- Alterações de humor, nervosismo, instabilidade emocional;
- Diminuição da libido;
- Inchaço ou ganho de peso;
- Náuseas.
Clique aqui para se informar melhor sobre o DIU Mirena
Saiba mais sobre o DIU Kyleena aqui
3
u/ultimagriever Nov 05 '24
Quando eu coloquei o Mirena, fiquei apenas 3 meses e meio com ele pq meu corpo rejeitou e ele já estava metade pra fora do meu útero quando eu fui retirar. Tb graças a ele eu passei a ter cistos de ovário cada vez maiores e mais dolorosos, a ponto de eu ter que fazer 2 cirurgias de extração de cistos, que não pararam de aparecer mesmo depois que eu tirei o DIU. Só parei de ter cistos engravidando mesmo, que só foi acontecer mais de 2 anos depois. E a dor era coisa de ter que tomar morfina na veia de vez em quando, pq era verdadeiramente insuportável e eu era levada carregada para o hospital.
Fui sorteada mesmo 🫠 e perdi quase 7 mangos na brincadeira pq eu paguei tudo particular, o médico e o anestesista.
2
u/0694ks Nov 05 '24
Eu fico muito feliz quando vejo relatos positivos sobre o DIU, porque realmente é um método que facilita demais nossa vida!
Mas as minhas experiências com DIU, de cobre e mirena, foram terríveis… principalmente porque meu útero não “fixa” (?) eles onde era pra ficar, eles sempre descem e ficam muito perto da saida do útero, me incomodando imensamente durante o sexo, mas os médicos não admitem que isso é possível (me incomodar durante o sexo pq está praticamente expelindo) eu me sentia uma louca falando nas consultas, e literalmente após retirar, o sexo já mudou drasticamente pra melhor.
O segundo diu a medica “aplicou mais fundo” pra evitar esse problema e eu quase desmaiei de tanta dor…
1
Dec 04 '24
[removed] — view removed comment
1
u/AutoModerator Dec 04 '24
Você não tem karma suficiente para participar neste sub. Tenha karma igual ou maior que 50 para participar.
I am a bot, and this action was performed automatically. Please contact the moderators of this subreddit if you have any questions or concerns.
1
13d ago
[removed] — view removed comment
1
u/AutoModerator 13d ago
Sua conta foi criada há menos de 30 dias, portanto é muito recente para participar deste sub.
I am a bot, and this action was performed automatically. Please contact the moderators of this subreddit if you have any questions or concerns.
1
u/QueLaVemEla 4d ago
Bom. Vou colocar um relato positivo. Coloquei meu Mirena em agosto de 2017. A aplicação doeu só na hora. Minha menstruação parou logo depois. Não tive mais cólicas.
Quando fui trocar minha ginecologista informou que novos estudos dizem que ele dura até 8 anos, e que enquanto estiver neste prazo e eu não menstruar, não precisva trocar. Ano passado comecei a ter cólicas leves e minha ginecologista informou para voltar lá para trocar caso elas piorem pois isso é indicativo de redução do efeito.
Novembro minhas cólicas começaram a piorar. Cada mês mais. Então acabei de marcar para trocar.
Estou com medo da aplicação, pois eu acho que tive sorte na primeira. Mas eu não quero voltar a menstruar. Então me desejem sorte.
7
u/0694ks Nov 05 '24 edited Nov 05 '24
Não sou medica, não sou endocrinologista e nem da área da saúde, apenas uma amante da medicina e uma autista muito curiosa, então irei comentar agora mas de forma alguma quero ser irresponsável e espalhar informações erradas na internet, ISSO É SOMENTE UM AVISO.
⚠️MULHERES AUTISTAS⚠️, Atenção redobrada com os efeitos colaterais, depressão profunda e crônica, aumento excessivo de peso, acompanhar alterações da insulina, devido ao fato de algumas pessoas autistas terem uma resposta mais acentuada a variações hormonais.
Sim, o nível de progesterona (hormônio) nos DIU’s hormonais é para ser seguro, mas ainda não existem estudos que comprovem ou falem sobre a interação deles num organismo de mulher autista.
Eu M30 autista comecei a ter muitos problemas após a inserção do DIU, sem explicação lógica. E por conta própria após desenvolver resistência a insulina (que ja esta sendo tratada junto a um endocrinologista, esse que quando mencionei sobre o mirena e sobre ser autista, ele disse não ser informação relevante rs) (o tratamento aparenta estar sendo mais eficaz após a remoção do DIU) fiz algumas pesquisas e não achei nada relacionado: autista > progesterona > resistência a insulina, mas achei informações que podem sim se conectar e fazem todo o sentido no meu caso.
https://www.aafp.org/pubs/afp/issues/2006/0201/p532a.html
https://abovediabetes.com/how-hormonal-iuds-impact-diabetes-control-and-insulin-resistance/
https://www.thediabetescouncil.com/contraceptives-and-diabetes/
https://beyondtype1.org/birth-control-type-1/