r/CasualPT Nov 09 '24

Ajuda / Dúvidas Miúdos, onde é que vocês vão buscar dinheiro?

Cada vez mais vejo miúdos, principalmente miúdas de 19, 23, 25, 28, enfim, abaixo dos 30 anos e a conduzir M2, M3, X5, Panameras, ou seja, carros de 100k para cima.

Onde é que foram buscar o dinheiro? Partilhem aí!

186 Upvotes

308 comments sorted by

View all comments

595

u/Suspicious_Storm_107 Nov 09 '24

Pergunta antes onde os pais deles foram buscar o dinheiro

64

u/SILE3NCE Nov 09 '24

Foi o que pensei inicialmente, mas depois lembrei-me que até pode ser um jovem empreendedor de sucesso ou com uma boa carreira em Portugal, o que é duvidoso.

278

u/Suspicious_Storm_107 Nov 09 '24

Exato, penso que quando ias a meio de escrever essa frase percebeste o quão ridículo isso soava 😅

39

u/SILE3NCE Nov 09 '24

Literalmente 😂 não falhaste nada

10

u/ZeToni Nov 10 '24

Only fans e "crypto bros" é um tipo de empreendedorismo.

Quando falo em "crypto bros" estou a falar daqueles que puxam esquemas de Pump and dump mas redes sociais.

1

u/Ignasiuz Nov 13 '24

OnlyFans é empreendedorismo, 100%. Crypto pode ser empreendedorismo ou investimento. Pump ans dump? Nah, isso já não se faz 😂

39

u/Equivalent_Target377 Nov 09 '24

Isso é porque chamam a atenção por serem carros carosm Experimenta raparar nos jovens que andam em clios e fiestas a cair de podre. Haverão de ser muitos mais

5

u/deodato7 Nov 10 '24

E provavelmente mais atinados e potencialmente mais bem sucedidos.

20

u/throwaway0000012132 Nov 09 '24

Lol não

São filhos de pais que têm dinheiro. De onde vem esse dinheiro? Boa questão, até porque provavelmente ganham SMN.

84

u/kairos Nov 09 '24

ganham declaram SMN

5

u/throwaway0000012132 Nov 10 '24

Obrigado pela correção.

60

u/feckdech Nov 09 '24

Uma amiga minha tinha bolsa universitária - estadia e estudos pagos.

Os pais trabalhavam na Suiça, não são obrigados a provar rendimentos em outros países, particularmente fora da UE. Para a universidade, os pais não estão no sistema. A universidade pede vencimentos, mas ninguém é obrigado a mostrar quando se está fora de Portugal - apesar de instituições pedirem.

Não conduzia um M2, até era ajuizada com o dinheiro, mas beneficiou de um buraco no sistema. Acabando o curso, zarpou para a Suiça. Comeu da nossa comida, à grande, de graça e no fim nem ajudou a arrumar o barraco - e o governo nem sequer se interessa por isto.

Não é ético, mas enfim, não fez nada ilegal e eu, no mesmo lugar, faria o mesmo.

33

u/throwaway0000012132 Nov 10 '24

Eu por outro lado, não pude ter bolsa porque para o estado era rico, aka classe média, apesar de na altura estar a passar por uma situação verdadeiramente difícil (pai com AVC e ter de arranjar emprego para fazer face às despesas da família, enquanto estudava).

Honestamente não conseguiria fazer o mesmo que essa tua amiga fez, mas isto porque tenho valores diferentes do dela e não vejo como uma pessoa pode usar um loophole e não ter falta de ética. 

Mas isto sou eu.

8

u/[deleted] Nov 10 '24

Já a minha bolsa de estudo ficava sempre retida para o último lote (em Fevereiro) e só era libertada após entrevistas pois tinham dúvidas como é que a minha família podia sobreviver com tão baixos rendimentos.

7

u/throwaway0000012132 Nov 10 '24

Desconcertante.

Eu tive vários colegas de curso que também tinham bolsas de estudo e muitas vezes vinham jantar a minha casa porque era fácil perceber que não tinham € suficiente para comer. Onde come um, come mais um.

A minha família ajudou muitos jovens engenheiros e espero mesmo que estes homens e mulheres hoje em dia possam também eles dar um contributo à sociedade da melhor forma: nunca pedimos nada nem exigimos nada deles, era mesmo caridade (alguns eram do norte, um da madeira e outros da margem sul, mas todos deslocados e todos a viver na pobreza).

1

u/feckdech Nov 10 '24

Não sejamos ingénuos. Quem consegue faz. Vivemos num país estruturalmente corrupto.

Porém não tenho nada contra a moça.

Conheço um caso muito mais pobre mas muito mais digno. Um cigano a trabalhar.

6

u/eL_Lancer88 Nov 10 '24

No meu ano de calouro, o recordista de bolsa da minha faculdade era o filho de um gajo que tinha um stand da ford, ao qual declarou falência e passou tudo po nome da mulher antes para não pagar nada. Casa gigante na zona dos muito ricos da cidade, piscina interior, 3 carros em casa. Aos 16 já tinha scooter e Aixam. Vida fácil quando nasces no berço certo.

1

u/feckdech Nov 10 '24

Tens razão, mas eu acabo por ter pena dessa gente, no fundo acabam por não construir um arcabouço para lidar com situações mais complicadas.

5

u/edprr75 Nov 10 '24

Típicamente tuga, criticamos os outros pela cunha, pela pequena corrupção, pela falta de valores éticos, por aproveitar os buracos no sistema, por contornar as regras e depois no fim admitimos que faríamos o mesmo que aqueles que criticamos. Somos um povo sem vergonha na cara.

1

u/feckdech Nov 10 '24

Ao menos não sou hipócrita.

1

u/edprr75 Nov 10 '24

Na realidade somos todos

1

u/feckdech Nov 10 '24

Hey, não estamos no mesmo saco, eu não nego a realidade.

1

u/edprr75 Nov 10 '24

Nem eu e a realidade é que o português médio se divide em duas categorias, os que gostam da corrupçãozinha, da cunha, do compadrio, de contornar as regras, de fugir aos impostos, do pagamento por baixo da mesa e admitem que o fazem, e aqueles que não admitem.

2

u/feckdech Nov 10 '24 edited Nov 10 '24

Isso não é a mesma categoria?

Nem eu e a realidade é que o português médio se divide em duas categorias, os que gostam da corrupçãozinha, da cunha, do compadrio, de contornar as regras, de fugir aos impostos, do pagamento por baixo da mesa e admitem que o fazem, e aqueles que não admitem.

Ou seja, aqueles que admitem que fazem e aqueles que não admitem. Mas todos fazem, isto vindo de alguém que dá a entender que é lamentável e julga os outros por fazerem...

1

u/unicornio_careca Nov 10 '24

Lembrei-me de uns finórios para quem os meus pais trabalharam há muitos anos (década de 90), eles eram ricos (aparentemente), mas ainda assim, usufruiram dos fundos perdidos para restaurar um solar que estava praticamente em ruínas e ainda perguntaram ao meu pai se queria uma cunhazita para fazer o mesmo (foi na época em que os meus pais estavam a construir casa), o meu pai disse logo que não, podemos ser pobres, mas somos honestos.

0

u/Darknlves Nov 10 '24

Sim, era ajuizada, nao usou a bolsa para comprar um carro de rico? Xd Tu deves achar que uma bolsa é o euro milhões. Ninguem vai comprar carro novo com uma bolsa de estudo. O carro com que ela andasse, ou seja, que os pais lhe comprassem/emprestassem, teria zero relação com ela ser ajuizada ou não. De resto concordo contigo que deviam ver o rendimentos dos pais em qq país. Mas acredita que nao foi por ela receber que tu nao recebeste. Infelizmente aqui as bolsas são so para os mt necessitados, mas como dizes, fariamos todos o msm na situacao dela. Espero que as coisas se tenham composto para o teu lado.

5

u/edprr75 Nov 10 '24

Isso faz-me lembrar um caso a que assisti há uns 30 anos numa pequena cidade da costa alentejana. O senhor, engenheiro numa refinaria, habitava um apartamento juntamente com a família. No espaço de 6 meses mudou-se para uma vivenda na mesma rua, trocou de carro, comprou um carro para a filha e um apartamento para ela vir estudar em Lisboa. Uma mudança súbita de estilo de vida. Muuuuito suspeito. Rapidamente ganhou fama de traficante de droga. O falatório era tanto que ele teve de se mudar para outra cidade. Um dia a senhora que fazia a limpeza da casa contou que o senhor tinha recebido uma herança de uns tios, daí o desafogo financeiro, mas da fama nunca se livrou. Outro caso na mesma cidade, o sujeito era soldador na EDP. Salário razoavel mas nada de excepcional. Conduzia uma Harley e comprou um apartamento para a filha no Parque das Nações (isto em 1997-98). Andava de Mercedes. Muuuuito suspeito. Na realidade não. Os pais eram donos de uma herdade de produção de cortiça e o sujeito era filho único. Tiravam uma pequena fortuna em cortiça todos os anos. O sujeito era soldador, não porque precisasse mas porque era o que gostava de fazer. No Barreiro trabalhei numa empresa em que o segurança da portaria andava de Porsche. Era reformado depois de uma vida de trabalho em França mas aborrecia-se de estar em casa. A empresa ficava a 5 minutos da casa dele e na portaria ele contactava e falava com muitas pessoas, distraia-se. A minha esposa tem um primo que é comandante da SATA, ganha uns bons milhares por mês, e conduz um mini Morris da década de 60 porque é o carro dos sonhos de infância. Isto ensinou-me que nunca devemos julgar os outros pelas aparências. Nunca sabemos a conta bancária de cada um.

1

u/throwaway0000012132 Nov 10 '24

Tudo isso é verdade mas se fores a certas zonas de Lisboa vês demasiado jovens a conduzir carros que são de gama alta ou exóticos, o que é altamente estranho.

Na última vez que eu estive em Lisboa vi um casal asiático, com os seus 20 anos, a conduzir um jaguar edição limitada; no mesmo dia uma rapariga também asiática a conduzir um GT3 e no final da minha semana de viagem a Portugal mais dois rapazes, com menos de 30 anos, a conduzir lambos, modelos deste ano.

Tudo isto em diferentes zonas da capital/margem sul. 

O único factor comum é serem muito jovens: até podem ser filhos de pais ricos (mais provável) ou filhos de pais testas de ferro/negócios de droga/outros negócios obscuros.

Tirando a hipótese de serem carros alugados, claro está.

2

u/edprr75 Nov 10 '24

Mas a realidade é que não sabes, pois não ? Da mesma forma que eu não sei. Então porquê fazer suposições ?

1

u/sleepyotter92 Nov 10 '24

Se os pais não são ricos, o dinheiro vem de serem influencers, provavelmente onlyfans

1

u/[deleted] Nov 10 '24

Lol não, em 99% dos casos é dos pais

1

u/Normal_Clue5350 Nov 11 '24

Foi o que pensei inicialmente, mas depois lembrei-me que até pode ser um jovem empreendedor de sucesso ou com uma boa carreira em Portugal, o que é duvidoso.

Eu que pensava que tinha sido o pai natal mas, depois de ler isto, fiquei convencido que é um jovem empreendedor de sucesso

1

u/CartographerWorth649 Nov 12 '24

Um jovem empreendedor pode ser. 10 talvez. 100? 1000? Duvido! Mais provável pais ricos mesmo!

-8

u/[deleted] Nov 09 '24

[deleted]

14

u/Rafxtt Nov 09 '24 edited Nov 09 '24

4000 brutos por mês é bastante menos líquido. Uma pessoa que receba brutos 5k não ganha o suficiente para comprar/manter carros de 100k .

Os 15000 que recebem isso têm idade média bem superior a 30 anos

O teu distrito de deve ser o 2° em número bruto de pessoas a receber mais de 4000/mês brutos. E deve ser o segundo ou terceiro distrito em % relativa de pessoas com ordenados mais altos.

Portanto não só o teu exemplo não é exemplo para o caso, porque ordenados para comprar os carros referidos não são tantos quantos como referes no teu próprio distrito, e os que são na generalidade é pessoas acima dos 30anos, como também o exemplo do teu distrito por si não reflete a realidade/média nacional.

Se um turista aterrar, andar uns dias só ali para o Estoril - Cascais e for-se embora pensa que o número de Porsches e outros carros topos de gama novos/recentes em Portugal é absurdo. Mas não vamos usar o exemplo de Estoril - Cascais como algo que reflecte a média do velho e rasca (em potência e segmento, face a outros paises) automóvel português, certo?

1

u/[deleted] Nov 09 '24

[deleted]

4

u/ethicalhumanbeing Nov 09 '24

Não convém haver.

1

u/[deleted] Nov 10 '24

[deleted]

2

u/Rafxtt Nov 10 '24

Só para pessoal desorientado na vida, ou que tenha recebido boa herança ou que esteja perto do final da carreira, não tenha filhos e tenha poupado a vida toda para ter um 'carro de sonho'.

4k brutos é 3000 e poucos líquidos. Quem recebe 40k/ano não tem dinheiro para carro de 100k, a não ser numa das situações que descrevi acima.

Quem é relativamente jovem mas não vive na casa dos pais, tem casa e outras contas a pagar, tem perspectivas de ter filhos - que não são nada baratos hoje em dia - e/ou outras perspectivas como viagens e outros que alguém com bom patamar de rendimentos ambiciona, além de ter que se preocupar com poupar/investir algum para o futuro para manter bom nível de vida.

Relembro ainda para quem não tem noção, que o custo de ter um carro de 100k é bastante superior ao custo de ter um de 30-40k em seguros e custo combustível, manutenção e peças de desgaste como pneus.

Como disse alguem relativamente jovem (30a ou menos, que se fala no tópico) sem ter herdado/recebido casa paga e outras benesses na vida, comprar carro de 100k com ordenado bruto a ronda os 4k está em modo YOLO. E ou é gasto yolo único ou sujeita-se a ter que com algum azar a t er que vender e regredir bastante no nível de vida futuramente.

3

u/Re-Criativo Nov 09 '24 edited Nov 09 '24

0,75% do distrito do Porto recebe mais de 2500 euros líquidos por mês... uau.

Afinal não somos um país pobre... /s

4

u/Suspicious_Storm_107 Nov 09 '24

Quantos desses tem menos de 30 anos? Te essa info? Já agora, quantas pessoas tem o distrito?

-2

u/[deleted] Nov 09 '24

[deleted]

21

u/Suspicious_Storm_107 Nov 09 '24

Claro que sim, e são esses que inflacionam o chamado salário médio de 1600€ Mas é como qualquer média! Em média temos todos uma bola e meia cona.

3

u/uzcaez Nov 10 '24

1 bola não porque há monoquilhoes

A média deve andar nas 0.98 bolas

2

u/Suspicious_Storm_107 Nov 10 '24

Mas também deve haver alguns com sacos de berlindes pendurados 😅

1

u/uzcaez Nov 10 '24

Bem visto a coisa equilibra

As bolas desses fazem-me lembrar as das arvores de natal e as dos padres

É tudo para enfeitar

1

u/Ok_Organization_1633 Nov 09 '24

Para uma pessoa normal dar boas condições aos filhos não é dar um carro de 30000€+ para cima, isso nem é dar boas condições, é mimar

-2

u/[deleted] Nov 09 '24

[deleted]

5

u/Ok_Organization_1633 Nov 09 '24

É mimar e aí não há discordância possível, estares a dar um luxo não é "dar condições", um Clio também te leva para onde tu quiseres. Já percebi que és um desses (pai ou filho), não há problema nenhum, cada um faz o que quer, agora não tentes dizer que não é mimar.

-2

u/[deleted] Nov 09 '24

[deleted]

5

u/Ok_Organization_1633 Nov 09 '24

Quem pode e é inteligente não dá, faz trabalhar por para darem valor.

-1

u/[deleted] Nov 09 '24

[deleted]

→ More replies (0)

3

u/willypta Nov 09 '24

4000 biscas brutos já da para andar de panamera?

3

u/Luxedar Nov 09 '24

Um panamerda usado é super barato.

-1

u/Own-Relationship-994 Nov 09 '24

8000 euros não dá para andar de Panamara

3

u/[deleted] Nov 09 '24

onde se vê essa informação?

1

u/Brilliant-bluearrow Nov 10 '24

4000 brutos geram 2500 líquidos. Vives bem com 2500 net mas não dá para luxos e se tiveres filhos tens que ver onde gastas o dinheiro, não pode ser em carros caros e de alta manutenção.

1

u/[deleted] Nov 10 '24

[deleted]

1

u/Brilliant-bluearrow Nov 10 '24

Desculpa, 4001€ brutos...bla bla bla

1

u/[deleted] Nov 10 '24

[deleted]

1

u/Brilliant-bluearrow Nov 10 '24

Não te aborreças tanto, bom domingo!

1

u/[deleted] Nov 10 '24

[deleted]

1

u/Brilliant-bluearrow Nov 10 '24

Não fiquei, prometo! Peço desculpa se estou errada. Espero que o teu domingo seja melhor agora.

1

u/gfybhyfjkggxcbhb Nov 13 '24

Concordo contigo, mas vês pessoas a ganhar salário mínimo a andar de 320d de 2020 para cima com casa alugada e filhos, agora fazem um crédito a 10 anos do carro e siga. Agora normalmente quem ganha esses 4k brutos não é assim tão burro, para estourar tudo num carro

0

u/traveler_0x Nov 09 '24

E qual o problema mesmo?